Nome do Projeto
KARL MARX E AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/01/2016 - 02/01/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
O projeto tem como escopo fazer uma profunda revisão sobre as pedagogias críticas, especialmente aquelas que sofrem influência de Marx, confrontando-as com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx. Deverá ser desenvolvido através de sub-projetos específicos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.

Objetivos Específicos

• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA VANESSA DE MOURA BACZINSKI203/01/201602/01/2019
DALTRO LUCENA ULGUIM203/01/201602/01/2019
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA403/01/201602/01/2019
GOMERCINDO GHIGGI403/01/201602/01/2019
JOAO HENRIQUE BORDIN203/01/201602/01/2019
JORDANA DA SILVA CORREA203/01/201602/01/2019
NEIVA AFONSO OLIVEIRA403/01/201602/01/2019
TATIANA AFONSO OLIVEIRA203/01/201602/01/2019
ZULEYKA DA SILVA DUARTE203/01/201602/01/2019

Página gerada em 12/12/2019 04:14:50 (consulta levou 0.192041s)