Nome do Projeto
KARL MARX E AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/01/2016 - 02/01/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
O projeto tem como escopo fazer uma profunda revisão sobre as pedagogias críticas, especialmente aquelas que sofrem influência de Marx, confrontando-as com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx. Deverá ser desenvolvido através de sub-projetos específicos.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.
Objetivos Específicos
• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.
• Confrontar as teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista com a Filosofia Social marxiana e com os princípios de formação humana presentes na obra de Karl Marx.
Objetivos Específicos
• Reconstruir a Filosofia Social de Karl Marx através dos textos do autor.
• Identificar, sistematizar e relacionar entre si e com o constructo teórico abrangente onde estão situadas, as ideias educacionais e pedagógicas esparsas nos textos de Marx.
• Identificar os princípios educacionais que podem sustentar a construção de uma teoria pedagógica que se pretenda apoiada no pensamento marxiano.
• Resgatar teorias pedagógicas ligadas à tradição teórico-metodológica marxista.
• Vivificar a pedagogia marxista, a partir das contribuições advindas de estudos contemporâneos sobre dimensões do humano poucos destacadas em contextos sócio-históricos anteriores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA VANESSA DE MOURA BACZINSKI | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
DALTRO LUCENA ULGUIM | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA | 4 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
GOMERCINDO GHIGGI | 4 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
JOAO HENRIQUE BORDIN | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
JORDANA DA SILVA CORRÊA | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
NEIVA AFONSO OLIVEIRA | 4 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
TATIANA AFONSO OLIVEIRA | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |
ZULEYKA DA SILVA DUARTE | 2 | 03/01/2016 | 02/01/2019 |