Nome do Projeto
Avaliação do Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil (CAPSi)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
29/12/2016 - 30/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Resumo
São notórios os avanços obtidos nas políticas públicas de saúde referentes à infância e adolescência, muito embora ainda haja necessidade de consolidar a atenção a esta população. Durante muito tempo o cuidado esteve voltado para a população adulta deixando de lado políticas específicas de cuidado às crianças e adolescentes. A implantação de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) é recente, tornando-se extremamente relevante a avaliação desses serviços como fundamental no que tange sua estruturação e reestruturação para atendimento à demanda, o modo como tensionam os estigmas, os preconceitos, os rótulos, e os limites dos serviços que se propõem a romper com a lógica institucionalização e da exclusão objetivando a qualificação dos serviços na assistência a criança e o adolescente. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo Avaliar o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil do município de São Lourenço/RS. O local de coleta de dados foi escolhido intencionalmente, por ser um município com uma rede de saúde mental estruturada a partir de vários dispositivos e serviços de saúde que se comunicam entre si de forma articulada. Será utilizada para coleta de dados a metodologia da Avaliação de Quarta Geração, desenvolvida por Egon G. Guba e Yvona S Lincoln (1985, 1988, 1989), esta norteará o processo teórico-metodológico desta pesquisa e os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semi-estruturadas com o grupo intersetorial, equipe, familiares do CAPSi, definidos como grupos de interesse para compor o círculo hermenêutico-dialético e a observação de campo configurando-se numa etnografia prévia. As entrevistas se originarão da utilização do círculo hermenêutico-dialético, gerando os dados do grupo de interesse dos profissionais do CAPSi, trabalhadores/gestores da rede intersetorial e familiares. Também será utilizada a observação com registro em diário de campo. Através dessa pesquisa pretende-se colaborar com a organização, expansão, consolidação e fortalecimento das políticas públicas no município estudado em relação à assistência a criança e a adolescência. Assim como, propiciar subsídios para transformações do modelo assistencial e fortalecimento do modelo de atenção psicossocial, principalmente no que se refere ao cuidado a criança e adolescência, a partir dos dados gerados pela participação dos grupos de interesse envolvidos na avaliação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
- Avaliar o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil do município de São Lourenço/RS
Objetivos específicos:
- Realizar um processo avaliativo participativo e construtivista em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil que possibilite a compreensão do objeto avaliado conjuntamente com os sujeitos envolvidos.
- Analisar a dinâmica de funcionamento de um Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, as relações, contradições e subjetividades dos envolvidos.
- Propiciar subsídios para mudanças e transformações a partir dos dados gerados pela avaliação com a participação dos grupos de interesse envolvidos.
- Capacitar os grupos de interesse envolvidos na avaliação, aumentando a sua capacidade de análise e critica reflexiva, para se constituírem como sujeitos do processo de mudança das práticas.
- Avaliar o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil do município de São Lourenço/RS
Objetivos específicos:
- Realizar um processo avaliativo participativo e construtivista em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil que possibilite a compreensão do objeto avaliado conjuntamente com os sujeitos envolvidos.
- Analisar a dinâmica de funcionamento de um Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, as relações, contradições e subjetividades dos envolvidos.
- Propiciar subsídios para mudanças e transformações a partir dos dados gerados pela avaliação com a participação dos grupos de interesse envolvidos.
- Capacitar os grupos de interesse envolvidos na avaliação, aumentando a sua capacidade de análise e critica reflexiva, para se constituírem como sujeitos do processo de mudança das práticas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA MÜLLER DE ANDRADE | 2 | 23/02/2014 | 28/12/2016 |
ARIANE DA CRUZ GUEDES | 1 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS TREICHEL | 4 | 23/02/2014 | 28/12/2016 |
CLARISSA DE SOUZA CARDOSO | 2 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
CRISTIANE KENES NUNES | 4 | 23/02/2014 | 28/12/2016 |
FABIANE MACHADO PAVANI | 4 | 23/02/2014 | 28/12/2016 |
JANAINA QUINZEN WILLRICH | 1 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
JUANA MARIA FRAGA LARROSA | 12 | 01/04/2014 | 31/07/2014 |
LILIAN CRUZ SOUTO DE OLIVEIRA SPERB | 2 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
LUCIANE PRADO KANTORSKI | 1 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 1 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
NAIANA ALVES OLIVEIRA | 4 | 23/02/2014 | 28/12/2016 |
PATRÍCIA PEDROTTI SOARES | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2017 |
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM | 1 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |
VIVIANE RIBEIRO PEREIRA | 2 | 29/12/2016 | 30/03/2018 |