Nome do Projeto
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA: FORMAÇÃO NA E COM A PESQUISA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/07/2016 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
A escola e a universidade têm sido campos de pesquisas que buscam qualificar os processos de ensino de Ciências/Química. Diferentes abordagens teóricas e metodológicas são apresentadas na literatura e podem fazer parte de concepções e práticas de professores de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa tem como objeto de investigação o planejamento e a análise de materiais didáticos com abordagens diversificadas, bem como o desenvolvimento e análise dessas abordagens em espaços de ensino de Ciências/Química, com objetivo de ensinar Ciências e sobre Ciências/Química. A metodologia da pesquisa contempla leitura, estudo, planejamento, desenvolvimento e análise de abordagens teóricas e metodológicas que tem como base o contexto de pesquisa acompanhado por professores da escola, da universidade e/ou licenciandos. Os espaços de pesquisa contemplam a formação dos sujeitos envolvidos na e com a pesquisa, ao propiciar a integração colaborativa entre sujeitos da Escola e da Universidade, ao criar e analisar abordagens de ensino que contemplem questões didático-pedagógicas e epistemológicas associadas aos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências/Química.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
Planejar e analisar materiais didáticos com abordagens teórico-metodológicas diversificadas, bem como desenvolver e analisar espaços pedagógicos que visam o ensino de e sobre Ciências/Química, qualificando a formação de professores e estudantes envolvidos na e com a pesquisa.

OBJETIVOS, METAS E PRODUTOS DA PESQUISA:
- Realizar leituras e estudos de textos tendo como base o objeto de pesquisa em que os pesquisadores estão envolvidos;
- Estabelecer trabalhos colaborativos entre Escolas e Universidade;
- Estudar e planejar abordagens teórico-metodológicas diversificadas para o ensino de e sobre Ciências/Química;
- Contribuir com a formação de professores de Ciências/Química, por exemplo, ao propiciar discussões e reflexões, no e sobre o contexto escolar e universitário, sobre questões envolvendo a linguagem da Ciência, os processos de mediação didática e a vigilância aos obstáculos pedagógicos e epistemológicos associados ao ensino e aprendizagem de Ciências/Química;
- Desenvolver e analisar espaços de ensino de Ciências/Química, acompanhando a elaboração de novos conhecimentos, que são permanentes, demandam apropriação, construção e reconstrução de conhecimentos específicos aos professores em formação inicial e continuada e aos estudantes da educação básica;
- Publicar e socializar resultados de pesquisa trabalhos em eventos e em revistas da área de Ensino e Educação em Ciências/Química.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS101/08/201631/07/2019
ALZIRA YAMASAKI101/08/201631/07/2019
ANA RUTZ DEVANTIER REINKE115/07/201631/07/2019
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA101/08/201631/07/2019
BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS101/08/201631/07/2019
CARLA ADELINA INÁCIO DE OLIVEIRA115/07/201631/07/2019
JHONATAS DA SILVA NUNES1201/08/201831/07/2019
Julean de Sousa Custodio da Fonseca1201/08/201731/07/2018
MAIRA FERREIRA101/08/201631/07/2019
PAOLA BORK ABIB1201/08/201831/07/2019
PATRÍCIA DOS SANTOS SCHNEID101/08/201631/07/2019
QUÉDINA PIEPER201/08/201631/07/2019
QUÉDINA PIEPER1201/08/201731/03/2018
QUÉDINA PIEPER1201/08/201631/07/2017
TASSIÉLLEN SOARES ANTUNES TADEU115/07/201631/07/2019
VERNO KRUGER101/08/201631/07/2019

Página gerada em 06/10/2024 09:40:43 (consulta levou 0.051217s)