Nome do Projeto
Corpografias do processo de criação artístico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/12/2016 - 12/09/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto almeja trabalhar com o método da cartografia, aliando-a aos processos de criação artísticos. Entende-se que este método permite relacionar arte e ciência de uma forma mais flexível e contemporânea, possibilitando que a arte se estabeleça com demonstração científica através do conhecimento encarnado na experiência . Transformando as formas dualistas de enxergar o sujeito, entre o racional e o irracional, diluem-se as fronteiras entre arte e ciência. A cartografia como método diferencia-se das metodologias tradicionais, pois segue em busca de experimentar um processo e não de representar um objeto. Para isso, exige que o pesquisador e o campo de pesquisa encontrem-se, dissolvam-se, produzindo o material de pesquisa e não coletando. Não se pretende validar ou reprovar determinada situação e sim atentar para o que pede passagem, devorando tudo aquilo que causa experiência ao pesquisador.

Objetivo Geral

Objetivo geral: compreender de que forma a metodologia da cartografia pode auxiliar nos processos de pesquisa e acompanhamento da criação em arte.
Objetivos específicos:
• Conhecer a metodologia da cartografia em estudos teórico-práticos;
• Reconhecer a produção científico-artística, que já vem sendo desenvolvida no campo;
• Fortalecer o enfoque triangular dos egressos do curso de Dança-Licenciatura UFPel: professor-artista-pesquisador;
• Desconstruir a polarização pesquisador-objeto, professor-aluno, artista-espectador e corpo-mente; • Analisar, através de experimentos práticos do processo de criação em dança, seu potencial pedagógico.

Página gerada em 20/05/2025 21:11:18 (consulta levou 0.075552s)