Nome do Projeto
Pensando alternativas de uma educação para a transformação social radical
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/05/2017 - 11/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
A elaboração de pesquisas que intencionem uma reflexão acurada sobre o processo educativo é condição sine qua non para a mudança da sociedade em sua radicalidade. Nessa esteira de compreensão, muitos autores apresentaram contribuições efetivas, por meio de suas produções, para que ocorresse, em algum momento da história, a concretização do sonho utópico de superação do modelo social de classes. Distintivamente daqueles pensadores que entendem a educação como redenção ou reprodução (apenas), a pedagogia freiriana, por exemplo, é reconhecidamente uma concepção educativa que busca a transformação social radical por via da educação. Portanto, assumir a referida perspectiva é comprometer-se com a constituição de práxis que estejam em diálogo com esse horizonte. Diante do contexto social e educativo que nos cerca torna-se necessário revisitar fontes teóricas que nos auxiliem a problematizar diferentes tempos e espaços. Com essa intencionalidade, a presente pesquisa objetiva desenvolver esse movimento de diálogo com aportes teóricos que revelem contribuições para a edificação de um ato educativo comprometido com a mudança social radical. Terá especial atenção, no transcorrer dessa investigação, a análise da obra de Paulo Freire, bem como a de outros autores que dedicaram-se a pensar a educação em uma óptica popular. Acredita-se, com a realização da referida investigação, que proeminentes reflexões poderão ser problematizadas e essas, com efeito, potencializarão práxis educativas que dialoguem com o campo da educação popular e com a busca pela libertação autêntica de mulheres e homens, o que pressupõe a superação do sistema social capitalista e dos processos de alienação e opressão que lhe são característicos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:

Desenvolver uma investigação, de natureza bibliográfica, sobre os fundamentos da educação em uma perspectiva popular e transformadora.


Objetivos Específicos:

Identificar aportes teóricos que subsidiam as discussões sobre educação popular e transformação social radical;
Revisitar a produção teórica de Paulo Freire;
Contribuir, mediante a pesquisa realizada, com a edificação de práxis educativas que dialoguem com a perspectiva da transformação social radical;
Divulgar os resultados do estudo em eventos e em publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AVELINO DA ROSA OLIVEIRA210/05/201709/05/2019
DAIANA CORRÊA VIEIRA210/05/201709/05/2019
DAIANA CORRÊA VIEIRA210/05/201709/05/2019
DARLENE ROSA DA SILVA210/05/201709/05/2019
DARLENE ROSA DA SILVA210/05/201709/05/2019
HELENARA PLASZEWSKI210/05/201709/05/2019
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM210/05/201709/05/2019
NEIVA AFONSO OLIVEIRA210/05/201709/05/2019

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