Nome do Projeto
A Genética em foco: análise das dificuldades encontradas e a eficácia do uso de metodologias alternativas no auxilio aos processos de ensino e aprendizagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2017 - 30/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
A Genética é um campo de estudo que apresenta importância no desenvolvimento de processos humanos e se destaca em relação aos diferentes estudos da área da Biologia. Essa ciência tem contribuído para o desenvolvimento e melhoria do padrão de vida do homem moderno, alavancando diferentes setores da saúde e economia. Mas ensinar Genética é um desafio, pois seu ensino enfrenta muitas dificuldades, dentre elas: i) despertar o interesse do aluno; ii) fazê-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos; e iii) descobrir formas de ajudar o aluno a perceber a relação que existe entre os conhecimentos científicos e o cotidiano. Essas dificuldades fazem com que os estudantes percam o interesse, passando a decorar conceitos para garantir aprovação. Embora existam muitas bibliografias descrevendo atividades diferenciadas para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, são poucas as que realmente são utilizadas na práxis do professor. Tendo em vista esse panorama, é necessário investigar a percepção dos alunos, repensar a forma como o conteúdo de Genética vem sendo abordado em sala de aula, identificar as metodologias alternativas e recursos didáticos e como estes são utilizados em sala de aula, de maneira que a Genética comece a apresentar uma maior associação com o cotidiano dos estudantes e melhore a compreensão dos conceitos. Para tanto pretendemos avaliar as dificuldades e propor o uso de metodologias alternativas que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de Genética e Biologia Molecular nos cursos de graduação ministrados na UFPel, utilizando-nos de diferentes instrumentos de investigação qualitativos.

Objetivo Geral

Avaliar as dificuldades e propor o uso de metodologias alternativas que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de Genética e Biologia Molecular nos cursos de graduação ministrados na UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDO GIRARDI POZZEBON501/09/201730/08/2019
ALINE ALVES ROSENDO501/09/201730/08/2019
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA201/09/201730/08/2019
CAMILA NOGUEIRA OLIVEIRA301/09/201730/08/2019
CECILIA SILVEIRA DACHERY501/09/201730/08/2019
EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS501/09/201730/08/2019
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA101/09/201730/08/2019
GABRIELE MARIA DA SILVA LOSS501/09/201730/08/2019
GUSTAVO MEDINA TAVARES216/05/201830/08/2019
HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA101/09/201730/08/2019
JULIANA CORDEIRO201/09/201730/08/2019
JÉSSICA EL KOURY SANTOS301/09/201730/08/2019
KAUÊ CLAVIJO DA SILVA501/09/201730/08/2019
LUCAS SCHNEIDER LOPES501/09/201730/08/2019
MARCO ANTONIO TONUS MARINHO101/09/201730/08/2019
MONICA LANER BLAUTH201/09/201730/08/2019
NILTON CÉSAR MARQUES JÚNIOR301/09/201730/08/2019
REJANE PETER201/09/201730/08/2019

Página gerada em 26/12/2024 09:04:08 (consulta levou 0.058020s)