Nome do Projeto
A Genética em foco: análise das dificuldades encontradas e a eficácia do uso de metodologias alternativas no auxilio aos processos de ensino e aprendizagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2017 - 30/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
A Genética é um campo de estudo que apresenta importância no desenvolvimento de processos humanos e se destaca em relação aos diferentes estudos da área da Biologia. Essa ciência tem contribuído para o desenvolvimento e melhoria do padrão de vida do homem moderno, alavancando diferentes setores da saúde e economia. Mas ensinar Genética é um desafio, pois seu ensino enfrenta muitas dificuldades, dentre elas: i) despertar o interesse do aluno; ii) fazê-lo entender processos que envolvem conceitos abstratos; e iii) descobrir formas de ajudar o aluno a perceber a relação que existe entre os conhecimentos científicos e o cotidiano. Essas dificuldades fazem com que os estudantes percam o interesse, passando a decorar conceitos para garantir aprovação. Embora existam muitas bibliografias descrevendo atividades diferenciadas para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, são poucas as que realmente são utilizadas na práxis do professor. Tendo em vista esse panorama, é necessário investigar a percepção dos alunos, repensar a forma como o conteúdo de Genética vem sendo abordado em sala de aula, identificar as metodologias alternativas e recursos didáticos e como estes são utilizados em sala de aula, de maneira que a Genética comece a apresentar uma maior associação com o cotidiano dos estudantes e melhore a compreensão dos conceitos. Para tanto pretendemos avaliar as dificuldades e propor o uso de metodologias alternativas que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de Genética e Biologia Molecular nos cursos de graduação ministrados na UFPel, utilizando-nos de diferentes instrumentos de investigação qualitativos.
Objetivo Geral
Avaliar as dificuldades e propor o uso de metodologias alternativas que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos de Genética e Biologia Molecular nos cursos de graduação ministrados na UFPel.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALDO GIRARDI POZZEBON | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| ALINE ALVES ROSENDO | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 2 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| CAMILA NOGUEIRA OLIVEIRA | 3 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| CECILIA SILVEIRA DACHERY | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| EDUARDA NACHTIGALL DOS SANTOS | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA | 1 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| GABRIELE MARIA DA SILVA LOSS | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| GUSTAVO MEDINA TAVARES | 2 | 16/05/2018 | 30/08/2019 |
| HEDEN LUIZ MARQUES MOREIRA | 1 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| JULIANA CORDEIRO | 2 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| JÉSSICA EL KOURY SANTOS | 3 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| KAUÊ CLAVIJO DA SILVA | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| LUCAS SCHNEIDER LOPES | 5 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| MARCO ANTONIO TONUS MARINHO | 1 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| MONICA LANER BLAUTH | 2 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| NILTON CÉSAR MARQUES JÚNIOR | 3 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |
| REJANE PETER | 2 | 01/09/2017 | 30/08/2019 |