Nome do Projeto
Ecologia de comunidades e interações ecológicas: abordagem integral no estudo de formigas neotropicais na vegetação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/05/2018 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia
Resumo
Formigas são organismos dominantes na vegetação de ecossistemas tropicais e intervém em muitas das interações e processos ecossistêmicos. As formigas associadas à vegetação são um fator importante na evolução e biogeógrafa de diversos grupos animais e vegetais. Por estes motivos, estes organismos são excelentes modelos para entender os padrões da diversidade biológica em ecossistemas tropicais. Por outro lado, a ecologia moderna reconhece a necessidade de adicionar dimensões sobre a história de vida, características funcionais ou história evolutiva dos organismos para entender os processos definindo os padrões de diversidade biológica. Dentro deste contexto, o presente projeto pretende contribuir ao entendimento dos padrões de diversidade de formigas, a traves da levantamentos, estudos detalhados de espécies e observações sistemáticas de curto e longo prazo das interações ecológicas que envolvem formigas na vegetação. Três grandes perguntas serão abordadas: 1) Quais são os padrões de variação espacial e temporal das comunidades de formigas arborícolas dentro do Pampa? 2) Quais são as caraterísticas ecológicas que definem as interações formigas-plantas e qual é o papel adaptativo destas interações em algumas espécies representativas? 3) Qual é o papel relativo das interações interespecíficas e das caraterísticas ambientais na estrutura das comunidades de formigas arborícolas? A diversidade de formigas será estudada de forma comparativa ao longo de gradientes naturais e de origem antrópica. Para isto, serão utilizados inicialmente dados pré-existentes de vários lugares do Brasil. Entretanto, o projeto irá dar especial ênfase ao estudo da mirmecofauna do bioma pampa a traves de novos levantamentos e observações de campo na região

Objetivo Geral

Contribuir ao conhecimento dos padrões de diversidade, interações e as caraterísticas ecológicas das espécies de formigas na vegetação, com ênfase em sistemas biológicos encontrados dentro do Bioma Pampa

Especificos
-Utilizar os dados e observações de estudos prévios para estudar o padrão de variação espacial de longa escala nas caraterísticas das comunidades de formigas arborícolas e a importância que nisto tem o uso da vegetação como recurso alimentício ou para nidificação das formigas.
-Estudar os padrões de variação espacial da diversidade de formigas e das interações destes organismos na vegetação dentro do Bioma Pampa ao longo de gradientes ambientais naturais e de origem antrópica.
-Estudar os padrões de variação temporal da diversidade de formigas na vegetação e variações fenológicas de espécies de interesse dentro do Bioma Pampa como resposta à mudanças em fatores ambientais.
-Utilizar os dados e observações de estudos prévios assim como desenvolver observações e experimentos novos que permitam aprofundar no entendimento das interações formiga-planta e formiga-planta-herbívoro através do estudo aprofundado da autoecologia de sistemas particulares de alto interesse.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA BARBON FRAGA618/05/201831/05/2020
Bianca da Cruz Iéck1201/08/201831/07/2019
Bianca da Cruz Iéck618/05/201831/07/2018
CRISTIANO AGRA ISERHARD127/05/201831/07/2023
DANIEL ANDRE DE CARVALHO618/05/201831/05/2020
GABRIEL GONCALVES BARBOSA2001/08/201931/07/2020

Página gerada em 22/11/2019 18:27:46 (consulta levou 0.067253s)