Nome do Projeto
TRABALHO DOCENTE, CURRÍCULO E GESTÃO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
O objeto deste estudo é complexo pois pretende abranger três dimensões articuladas,
conforme sustentado teoricamente, a saber – Trabalho Docente, Currículo e Gestão, no sentido de
compreender como as políticas curriculares afetam e são afetadas pelos modelos gerencialistas e
quais seus efeitos sobre o trabalho docente. A ideia é capturar essas relações a partir de estudos
sobre a BNCC e sua introdução na rede municipal de ensino; da análise dos modelos de gestão
articulados na política educativa nacional e local, assim como efeitos dessas políticas sobre o
trabalho docente – por meio da análise de projetos de plano de carreira e políticas de formação,
muito a partir de dados produzidos e não analisados em outra investigação.
Objetivo Geral
Investigar, a partir das políticas de implantação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), orientadas por modos gerencialistas, como vêm se configurando as redes políticas e as
novas formas de governança, para a constituição da agenda educacional e das reformas
educativas no contexto brasileiro e local, com destaque para os modos de gestão e efeitos sobre o
trabalho docente.
a) Mapear e analisar os novos atores e as estruturas e práticas organizacionais, bem como
seus modos de intervenção no cenário da educação brasileira e ingerências em âmbito
municipal;
b) Analisar as redes políticas e discutir como se constituem em redes de governança, no
processo de efetivação da BNCC e na articulação das políticas locais;
c) Analisar os discursos que sustentam as múltiplas relações e os modos de intervenção para
a produção dessas políticas curriculares, a partir da implantação da BNCC, proposta
oficialmente apoiada pela CONSED e UNDIME, focando nas políticas para o município
de Pelotas/RS;
d) discutir impactos dessas políticas sobre o trabalho docente na rede municipal de ensino de
Pelotas/RS.
(BNCC), orientadas por modos gerencialistas, como vêm se configurando as redes políticas e as
novas formas de governança, para a constituição da agenda educacional e das reformas
educativas no contexto brasileiro e local, com destaque para os modos de gestão e efeitos sobre o
trabalho docente.
a) Mapear e analisar os novos atores e as estruturas e práticas organizacionais, bem como
seus modos de intervenção no cenário da educação brasileira e ingerências em âmbito
municipal;
b) Analisar as redes políticas e discutir como se constituem em redes de governança, no
processo de efetivação da BNCC e na articulação das políticas locais;
c) Analisar os discursos que sustentam as múltiplas relações e os modos de intervenção para
a produção dessas políticas curriculares, a partir da implantação da BNCC, proposta
oficialmente apoiada pela CONSED e UNDIME, focando nas políticas para o município
de Pelotas/RS;
d) discutir impactos dessas políticas sobre o trabalho docente na rede municipal de ensino de
Pelotas/RS.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
IANA GOMES DE LIMA | 2 | 01/03/2019 | 28/02/2021 |
KALLÉU SCHMIDT MENDES | 4 | 01/03/2019 | 01/04/2019 |
MARIA ELOISA DA SILVA | 4 | 02/03/2019 | 28/02/2021 |
MARIA ELOISA DA SILVA | 4 | 01/03/2019 | 01/03/2019 |
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | 4 | 01/08/2020 | 28/02/2021 |
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 34.000,00 |