Nome do Projeto
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA: FORMAÇÃO NA E COM A PESQUISA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2019 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
A escola e a universidade têm sido campos de pesquisas que buscam qualificar os processos de ensino de Ciências/Química. Diferentes abordagens teóricas e metodológicas são apresentadas na literatura e podem fazer parte de concepções e práticas de professores de Ciências. Nesse contexto, a pesquisa tem como objeto de investigação o planejamento e a análise de materiais didáticos com abordagens diversificadas, bem como o desenvolvimento e análise dessas abordagens em espaços de ensino de Ciências/Química, com objetivo de ensinar Ciências e sobre Ciências/Química. A metodologia da pesquisa contempla leitura, estudo, planejamento, desenvolvimento e análise de abordagens teóricas e metodológicas que tem como base o contexto de pesquisa acompanhado por professores da escola, da universidade e/ou licenciandos. Os espaços de pesquisa contemplam a formação dos sujeitos envolvidos na e com a pesquisa, ao propiciar a integração colaborativa entre sujeitos da Escola e da Universidade, ao criar e analisar abordagens de ensino que contemplem questões didático-pedagógicas e epistemológicas associadas aos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências/Química.
Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL:
Planejar e analisar materiais didáticos com abordagens teórico-metodológicas diversificadas, bem como desenvolver e analisar espaços pedagógicos que visam o ensino de e sobre Ciências/Química, qualificando a formação de professores e estudantes envolvidos na e com a pesquisa.
OBJETIVOS, METAS E PRODUTOS DA PESQUISA:
- Realizar leituras e estudos de textos tendo como base o objeto de pesquisa em que os pesquisadores estão envolvidos;
- Estabelecer trabalhos colaborativos entre Escolas e Universidade;
- Estudar e planejar abordagens teórico-metodológicas diversificadas para o ensino de e sobre Ciências/Química;
- Contribuir com a formação de professores de Ciências/Química, por exemplo, ao propiciar discussões e reflexões, no e sobre o contexto escolar e universitário, sobre questões envolvendo a linguagem da Ciência, os processos de mediação didática e a vigilância aos obstáculos pedagógicos e epistemológicos associados ao ensino e aprendizagem de Ciências/Química;
- Desenvolver e analisar espaços de ensino de Ciências/Química, acompanhando a elaboração de novos conhecimentos, que são permanentes, demandam apropriação, construção e reconstrução de conhecimentos específicos aos professores em formação inicial e continuada e aos estudantes da educação básica;
- Publicar e socializar resultados de pesquisa trabalhos em eventos e em revistas da área de Ensino e Educação em Ciências/Química.
Planejar e analisar materiais didáticos com abordagens teórico-metodológicas diversificadas, bem como desenvolver e analisar espaços pedagógicos que visam o ensino de e sobre Ciências/Química, qualificando a formação de professores e estudantes envolvidos na e com a pesquisa.
OBJETIVOS, METAS E PRODUTOS DA PESQUISA:
- Realizar leituras e estudos de textos tendo como base o objeto de pesquisa em que os pesquisadores estão envolvidos;
- Estabelecer trabalhos colaborativos entre Escolas e Universidade;
- Estudar e planejar abordagens teórico-metodológicas diversificadas para o ensino de e sobre Ciências/Química;
- Contribuir com a formação de professores de Ciências/Química, por exemplo, ao propiciar discussões e reflexões, no e sobre o contexto escolar e universitário, sobre questões envolvendo a linguagem da Ciência, os processos de mediação didática e a vigilância aos obstáculos pedagógicos e epistemológicos associados ao ensino e aprendizagem de Ciências/Química;
- Desenvolver e analisar espaços de ensino de Ciências/Química, acompanhando a elaboração de novos conhecimentos, que são permanentes, demandam apropriação, construção e reconstrução de conhecimentos específicos aos professores em formação inicial e continuada e aos estudantes da educação básica;
- Publicar e socializar resultados de pesquisa trabalhos em eventos e em revistas da área de Ensino e Educação em Ciências/Química.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX SANDRO DE CASTRO GARRIDO | 1 | 01/09/2019 | 31/08/2021 |
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 1 | 01/09/2019 | 31/07/2021 |
ALZIRA YAMASAKI | 1 | 01/09/2019 | 31/07/2021 |
ANA RUTZ DEVANTIER REINKE | 1 | 15/07/2016 | 31/07/2019 |
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | 01/09/2019 | 31/07/2021 |
BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS | 1 | 01/08/2016 | 31/07/2019 |
CARLA ADELINA INÁCIO DE OLIVEIRA | 1 | 15/07/2016 | 31/07/2019 |
JHONATAS DA SILVA NUNES | 2 | 01/08/2020 | 31/08/2021 |
JHONATAS DA SILVA NUNES | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
JHONATAS DA SILVA NUNES | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
MAIRA FERREIRA | 1 | 01/09/2019 | 31/07/2021 |
NATÁLIA BOZZETTO ALVES | 1 | 01/09/2019 | 31/08/2020 |
PAOLA BORK ABIB | 2 | 01/09/2019 | 31/12/2019 |
PATRÍCIA DOS SANTOS SCHNEID | 1 | 01/08/2016 | 31/07/2019 |
QUÉDINA PIEPER | 2 | 01/08/2016 | 31/07/2019 |
Sandriane Valadão Duarte | 1 | 01/09/2019 | 31/08/2021 |
TASSIÉLLEN SOARES ANTUNES TADEU | 1 | 15/07/2016 | 31/07/2019 |
VERNO KRUGER | 1 | 01/08/2016 | 31/07/2019 |