Nome do Projeto
IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/08/2025 - 02/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes e Seminário de Estágio Supervisionado é um evento que tem ocorrido, anualmente, desde o ano de 2022, a partir de uma articulação entre o Grupo de Pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (CNPq), o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL) e do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL) e constitui um espaço de formação, inicial e continuada de professores, e o compartilhamento de resultados de pesquisas sobre a História escolar, de práticas e metodologias de ensino, desenvolvidas por estudantes da graduação em História, por estudantes da Pós-Graduação em História e demais profissionais que atuam nas redes municipais de Pelotas e arredores no estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento chega à 4ª edição num momento de crescimento das investigações acerca do ensino de História e da constatação, acadêmica e social, de que a reflexão sobre o ensino, seus desafios e possibilidades, contribuiu para pensar criticamente a educação. Destacamos que o evento está apoiado pela equipe editorial da Revista Discente Ofícios de Clio (vinculada ao Departamento de História da UFPEL, Qualis B1, e ao LEH/UFPEL), bem como apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH/FURG). Diferentes articulações têm sido feitas por inúmeros pesquisadores e hoje podemos afirmar que existe um quadro muito rico de abordagens epistemológicas, metodológicas e temáticas que circundam o ensino de História e que merecem ser compartilhadas com os nossos estudantes e com a comunidade em geral. Nesse sentido, acreditamos que a 4ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - 2º Seminário de Estágio Supervisionado se constitui numa oportunidade para a formação inicial e continuada de estudantes e professores.
Objetivo Geral
Refletir sobre os desafios de ensinar e aprender História na escola, no tempo presente, bem como discutir as produções acadêmicas oriundas do PPGH/UFPEL, do Grupo de Pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos escritas e leituras, do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEl) e demais trabalhos de estudantes e profissionais da educação básica.
Justificativa
Proporcionar um espaço para o compartilhamento de práticas e metodologias docentes na área de ensino de História;
Criar momentos de diálogos sobre a situação do ensino de história nas escolas e na formação docente;
Identificar questões relativas aos desafios do ensino de história no tempo presente.
Criar momentos de diálogos sobre a situação do ensino de história nas escolas e na formação docente;
Identificar questões relativas aos desafios do ensino de história no tempo presente.
Metodologia
O projeto contará com diferentes ações entre os meses de agosto e dezembro de de 2025:
Planejamento do evento - IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado;
Criação da identidade visual do evento e lançamento de duas circulares;
Realização do evento;
Produção dos anais do evento e avaliação geral sobre os resultados obtidos.
Planejamento do evento - IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado;
Criação da identidade visual do evento e lançamento de duas circulares;
Realização do evento;
Produção dos anais do evento e avaliação geral sobre os resultados obtidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Este Projeto de Extensão caracteriza-se a partir da constituição de um evento acadêmico cuja meta central é contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de História. Espera que a Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes e o Seminário de Estágio Supervisionado contribua para o aprimoramento das práticas de ensino e de pesquisa sobre o ensino de História, bem como para o desenvolvimento de uma educação crítica e reflexiva. Como divulgação das discussões previstas nos dias do evento, será produzido Anais com os textos de integrantes das mesas e demais participantes.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALBERT CIGOGNINI DALCURTIVO | |||
| ALESSANDRA GASPAROTTO | 55 | ||
| ALINE D'ARISBO | |||
| ALÉXIA OSSANES RODRIGUES | |||
| ANA CAROLINA THUROW DE JESUS | |||
| ANDRIA LONGO GONCALVES | |||
| ANNE MACHADO NUNES DE CRISTO | |||
| ARANTXA SANCHES SILVA DA SILVA | |||
| ARTHUR SAN MARTIN GARSKE | |||
| CHELSEA COUTO RODRIGUES | |||
| CHRISTOFER FERREIRA BASILIO | |||
| CLARISSA MACEDO GOMES | |||
| CRISTIANO MORAES DUTRA | |||
| DANILO DE VASCONCELLOS FERREIRA | |||
| EDUARDO FERREIRA DA SILVA | |||
| ERICA CAROLINE DE MORAES SIMOES PIRES | |||
| FLAVIA ROCHA TAPI | |||
| FRANCIELE SILVA SOARES | |||
| GABRIEL CARVALHO MARQUES | |||
| GABRIEL DE ALMEIDA MEDEIROS PEREIRA | |||
| GUSTAVO LUIS ARINGHIERI DE MATTOS | |||
| HITAUA BENITEZ PUREZA | |||
| JEAN ELESBAO SAN MARTIN | |||
| JOAO PEDRO FERREIRA DOS SANTOS | |||
| JOAO VITOR TAVARES SILVEIRA | |||
| JOSE FERREIRA BASTOS | |||
| JUAN GONCALVES COELHO | |||
| JUAN SOUZA DE MAGALHÃES | |||
| JULIA ISMAILA BORGES SCAGLIONI | |||
| JULIA SPECHT SOARES | |||
| KELI CRISTINE CENTENO DO ESTREITO | |||
| KEROLIN DOS SANTOS BANDEIRA | |||
| LARISSA AZEVEDO DA SILVA | |||
| LEONARDO DA SILVA LOPES | |||
| LEONARDO NUNES DE OLIVEIRA | |||
| LISIANE SIAS MANKE | 60 | ||
| LUISA PEREIRA DA COSTA | |||
| LÓREN CANTILIANO XIMENDES | |||
| MARIA EDUARDA MORAES SANCHES MOINHO | |||
| MARIA LUISA ALVES CORREA | |||
| MARIA LUIZA DAMASCENO MOREIRA | |||
| MARIA PORTILHO BAGESTEIRO | |||
| MARIA VERÔNICA ROLDAN PINTO | |||
| MARIANA DE OLIVEIRA SCHERDIEN | |||
| MATHEUS GOULART TANHOTE | |||
| MAURO DILLMANN TAVARES | 55 | ||
| MIGUEL CARDOZO LIMA | |||
| MILENE DO NASCIMENTO PEREIRA | |||
| MILENI OSWALD MOURAO | |||
| NATHALIA DA ROSA FAULSTICH | |||
| NATIELE GONÇALVES MESQUITA | |||
| PEDRO AUGUSTO BERTOLDO CASTILHOS | |||
| PRISCILA HEIDEMANN LOPES | |||
| RICHARD FARIAS SOARES | |||
| SABRINA KLUG THUROW | |||
| SOFIA GIGLIO PIRES | |||
| THAYNA LUIZA UHDE DALSASSO | |||
| THAYNÁ VITÓRIA EVANGELISTA SERRA | |||
| THIAGO AMARAL ROCHA | |||
| WILIAN JUNIOR BONETE | 60 |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| FAPERGS / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Rio Grande do Sul | R$ 10.945,60 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
| Descrição | Valor |
|---|---|
| 339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Física | R$ 1.600,00 |
| 339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 6.305,60 |
| 339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 3.040,00 |