Nome do Projeto
IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/08/2025 - 02/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes e Seminário de Estágio Supervisionado é um evento que tem ocorrido, anualmente, desde o ano de 2022, a partir de uma articulação entre o Grupo de Pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (CNPq), o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL) e do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL) e constitui um espaço de formação, inicial e continuada de professores, e o compartilhamento de resultados de pesquisas sobre a História escolar, de práticas e metodologias de ensino, desenvolvidas por estudantes da graduação em História, por estudantes da Pós-Graduação em História e demais profissionais que atuam nas redes municipais de Pelotas e arredores no estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento chega à 4ª edição num momento de crescimento das investigações acerca do ensino de História e da constatação, acadêmica e social, de que a reflexão sobre o ensino, seus desafios e possibilidades, contribuiu para pensar criticamente a educação. Destacamos que o evento está apoiado pela equipe editorial da Revista Discente Ofícios de Clio (vinculada ao Departamento de História da UFPEL, Qualis B1, e ao LEH/UFPEL), bem como apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH/FURG). Diferentes articulações têm sido feitas por inúmeros pesquisadores e hoje podemos afirmar que existe um quadro muito rico de abordagens epistemológicas, metodológicas e temáticas que circundam o ensino de História e que merecem ser compartilhadas com os nossos estudantes e com a comunidade em geral. Nesse sentido, acreditamos que a 4ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - 2º Seminário de Estágio Supervisionado se constitui numa oportunidade para a formação inicial e continuada de estudantes e professores.
Objetivo Geral
Refletir sobre os desafios de ensinar e aprender História na escola, no tempo presente, bem como discutir as produções acadêmicas oriundas do PPGH/UFPEL, do Grupo de Pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos escritas e leituras, do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEl) e demais trabalhos de estudantes e profissionais da educação básica.
Justificativa
Proporcionar um espaço para o compartilhamento de práticas e metodologias docentes na área de ensino de História;
Criar momentos de diálogos sobre a situação do ensino de história nas escolas e na formação docente;
Identificar questões relativas aos desafios do ensino de história no tempo presente.
Criar momentos de diálogos sobre a situação do ensino de história nas escolas e na formação docente;
Identificar questões relativas aos desafios do ensino de história no tempo presente.
Metodologia
O projeto contará com diferentes ações entre os meses de agosto e dezembro de de 2025:
Planejamento do evento - IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado;
Criação da identidade visual do evento e lançamento de duas circulares;
Realização do evento;
Produção dos anais do evento e avaliação geral sobre os resultados obtidos.
Planejamento do evento - IV Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes - II Seminário de Estágio Supervisionado;
Criação da identidade visual do evento e lançamento de duas circulares;
Realização do evento;
Produção dos anais do evento e avaliação geral sobre os resultados obtidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Este Projeto de Extensão caracteriza-se a partir da constituição de um evento acadêmico cuja meta central é contribuir para a formação inicial e continuada de professores/as de História. Espera que a Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes e o Seminário de Estágio Supervisionado contribua para o aprimoramento das práticas de ensino e de pesquisa sobre o ensino de História, bem como para o desenvolvimento de uma educação crítica e reflexiva. Como divulgação das discussões previstas nos dias do evento, será produzido Anais com os textos de integrantes das mesas e demais participantes.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 43 | ||
LISIANE SIAS MANKE | 48 | ||
MARIA PORTILHO BAGESTEIRO | |||
MARIANA DE OLIVEIRA SCHERDIEN | |||
MAURO DILLMANN TAVARES | 43 | ||
SABRINA KLUG THUROW | |||
THAYNA LUIZA UHDE DALSASSO | |||
WILIAN JUNIOR BONETE | 48 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
FAPERGS / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Rio Grande do Sul | R$ 10.945,60 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Física | R$ 1.600,00 |
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 6.305,60 |
339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 3.040,00 |