Nome do Projeto
RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS E AS INCIDENCIAS DE DOENÇAS EM PACIENTES DE UMA UBS NA CIDADE DE PELOTAS-RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/09/2025 - 30/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O consumo de frutas e hortaliças podem colaborar a diminuição de futuras doenças, como exemplo diabetes, hipertensão e até mesmo em processos oncológicos. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o consumo de frutas e hortaliças e a redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis. O estudo será realizado através da aplicação de questionário a fim de avaliar esta correlação. Na metodologia, será conduzido um estudo comparativo com o objetivo de estabelecer um nexo causal entre o consumo de frutas e hortaliças e a incidência de doenças. Para tal, serão aplicados questionários a pacientes que retiram medicamentos em uma Farmácia de Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Pelotas/RS. Para obtenção dos resultados, os dados coletados nas duas etapas serão categorizados em três grupos. A análise estatística incluirá o teste para diferença de proporções, Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Tukey.

Objetivo Geral

Analisar a correlação entre o consumo de frutas e hortaliças e a incidência de doenças crônicas não transmissíveis é o foco central deste estudo. Este trabalho tem como meta investigar o tema, buscando enriquecer o campo acadêmico e estabelecer bases sólidas para futuras pesquisas.

Justificativa

Devido à incidencia de doenças não infecciosas que atinge a população todos os dias, com novos casos de hipertensão, diabetes, obesidade, observou-se a falta de dados que correlacionem a dieta dos pacientes em relação ao consumo de hortaliças e frutas e a incidência das doênças crônicas não transmissíveis, sendo que estes alimentos que são importantes para a manutenção da saude.
Este projeto é de extrema relevância para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU) Areal, Pelotas/RS, pois busca avaliar o conhecimento atual dos dos pacientes sobre a importancia do consumo de hortaliças e frutas no dia a dia. O público alvo serão pacientes de ate 20 anos a 50 anos ou mais.

Metodologia

O projeto será realizado na UBS Csu Areal, Pelotas-RS, e as análises físico-químicas no Laboratório de desenvolvimento de novos produtos e processos agroindustriais (CCQFA - UFPEL), definida por etapas:

Será realizada a comparação entre os percentuais de pacientes que consomem frutas e hortaliças e os que não consomem e será utilizado o Teste para diferença de proporções, um Teste Paramétrico (Análise de Variância) e um Teste para diferenças mínimas significativas (Teste de Tukey), utilizando a significância de 5%

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto tem a finalidade de obter maiores detalhamento sobre o consumo de
frutas e hortaliças dos pacientes que retiram medicamentos na UBS.
Contribuir para o entendimento sobre a relação do consumo de alimentos e a incidência de doenças crônicas na população pelotense.
Captar dados relevantes que permitam publicações em eventos e jornais e revistas científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO GARCIA PRADO TORRES
ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA1
JOSIANE FREITAS CHIM1
VANESSA PIRES DA ROSA2

Página gerada em 23/09/2025 22:45:54 (consulta levou 0.132096s)