Nome do Projeto
Raízes da terra
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/03/2026 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O município de São José do Norte (SJN) - RS localiza-se na faixa litorânea gaúcha com acesso hidroviário com a cidade de Rio Grande, RS, ou rodoviário, pela BR-101, ficando "bastante isolada" dos grandes centros urbanos. A rede pública de ensino na zona rural de SJN é composta por 05 escolas (04 municipais e 01 estadual), totalizando cerca de 100 a 110 estudantes, distribuídos majoritariamente no ensino fundamental (7° ao 9° ano). Estes estudantes encontram-se em uma fase importante de definições de sua vida profissional futura, onde a continuidade dos estudos subsequentes (ensino médio e superior) é uma das preocupações. No município, a cebolicultura é uma monocultura extremamente importante como fonte de renda para as famílias, que em geral exercem esta atividade em pequenas propriedades (agricultura familiar). Entretanto, os riscos com a cultura, a falta de diversificação de outras fontes de renda, parecem exercer influência dentre os jovens estudantes, quanto ao desejo de ter um futuro melhor fora do campo e a obtenção de formação profissional em curso superior. Neste sentido, o projeto "Raízes da terra" visa capacitar seu público-alvo principal, ampliando seus horizontes e evidenciando a importância da sucessão familiar, desde que estes tenham melhores perspectivas e qualidade de vida no meio onde encontram-se.

Objetivo Geral

O objetivo central é capacitar o público-alvo da proposta (jovens estudantes do meio rural de São José do Norte, RS), através de ações que visam aumentar o interesse destes jovens por permanecerem no campo. Além disso, as ações visam promover maior eficiência e eficácia nas cadeias produtivas identificadas relevantes no município (cebolicultura e pescado), assim como diversificar a produção (animal e vegetal) local, aproveitando os recursos disponíveis na região.

Justificativa

A sucessão familiar em empreendimentos (urbanos ou rurais) é um assunto cada vez mais preocupante. No meio rural, o baixo número de jovens sucessores resultará em menor número de agricultores, com consequências diretas e indiretas em diferentes setores da indústria, comércio, no próprio campo, no uso da terra e na sustentabilidade das comunidades rurais (GOELLER, 2012). No Rio Grande do Sul (RS), a problemática está presente de forma acentuada na agricultura familiar, visto que essa categoria social enfrenta dificuldades muito peculiares no processo sucessório que, em parte, se relacionam com a migração dos filhos jovens para estudarem e/ou trabalharem no meio urbano.
Em São José do Norte, observa-se que estudantes da rede pública de ensino do meio rural, em geral tem escassas perspectivas/opções profissionais, visto que a economia local gira em torno da cebolicultura e pesca artesanal. Neste cenário a migração para o meio urbano parece tentador, oferecendo mais opções e melhor qualidade de vida.

Metodologia

Meta 1 - Levantamento do perfil do estudante da rede de ensino da zona rural de São José do Norte: consiste no levantamento de dados dos estudantes do 7° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, visando caracterizar o perfil destes estudantes quanto a gênero, realidade sócio-econômica, vínculo familiar com produção (animal e vegetal) e seus anseios quanto a perspectiva de vida futura (sucessão familiar, onde pretende morar/trabalhar e nível de estudo pretendido).

Meta 2 - Realização de análises físico-químicas de solo: executar, ao longo do período de vigência do convênio (12 meses), análises de solo, tanto nas lavouras de cebola, como nas áreas de cultivos de demonstração nas escolas, beneficiando as famílias onde estão inseridos os estudantes do levantamento realizado previamente (N = 100). Cabe ressaltar que no estudo supracitado, a cebola está presente no lar de 39 estudantes, demonstrando a importância sócio-econômica que sua produção tem na fixação dos jovens no campo.

Meta 3 – Capacitações técnicas: garantir a realização de uma série de capacitações técnicas em diferentes áreas, como: apicultura, bovinocultura leiteira, produção de hortaliças, compostagem de resíduos orgânicos, cultivo intensivo de peixes e camarão. Nas escolas, serão implantados canteiros de demonstração de cultivos, para que professores e alunos sejam protagonistas das ações. Para algumas atividades como cultivo intensivo de peixes, ou apicultura, a rede de apoio extensionista local (EMATER) precisará indicar produtores que aceitem o uso de suas instalações para atividades práticas e visitas técnicas. No caso da apicultura, os pais dos alunos deverão assinar termo de consentimento de participação de seus filhos em atividades práticas com abelhas (Apis mellifera).
Para a cebolicultura, espera-se que a ação da meta 2 (análise de solo) somada à qualificação técnica do cultivo, permita o município aproximar-se da marca de 50% da produção estadual; atualmente estimada em 41,6%, segundo o último censo da Produção Agrícola Municipal do IBGE (2023).
Além das capacitações em atividades de produção primária, os estudantes participarão de formações técnicas in loco, ou em instalações da UFPEL, quanto ao processamento e beneficiamento de produtos agropecuários, buscando agregar valor aos mesmos.

Meta 4 – Visitas técnicas à instituições e empresas, visando fomentar o empreendedorismo local: aproximar os jovens estudantes do meio rural à realidades, provavelmente ainda desconhecidas em sua bagagem de conhecimentos e vivências. O objetivo é estimular e capacitar os jovens, tanto aqueles que querem estudar até o ensino médio, como aqueles que pretendem obter uma formação superior, mostrando que existem formas de capacitar-se para ter uma melhor qualidade de vida no meio rural, explorando melhor os recursos já utilizados, mas também ampliando as opções de gerar-se renda com outras potencialidades locais. Espera-se que os jovens vislumbrem um futuro melhor, com sustentabilidade sócio-econômica-ambiental, sem a necessidade de migrar para o meio urbano, reduzindo assim a evasão no meio rural.

Meta 5 - Capacitação de estudantes da UFPEL que atuarão no projeto em tela:
A curricularização da extensão faz parte da formação acadêmica, previsto nos "Projetos Pedagógicos dos cursos".
Os estudantes deverão cumprir parte da carga horária em reuniões com a coordenação, para tratar do planejamento das ações, preparo de materiais e auxiliar na execução de atividades com o público-alvo principal (estudantes do meio rural).
Além disso, serão indicados materiais para leitura e estudo sobre extensão acadêmica.
Além disso, estes serão estimulados à participarem do CEC como autor de trabalhos, ou no mínimo como ouvintes.

Indicadores, Metas e Resultados

Conforme o tipo de ação, os indicadores, resultados e impactos podem ser diferentes, a saber:

- Relatório/laudo das análises de solo realizadas;

- Número de cursos realizados e pessoas atendidas;

- Relatório e reunião técnica de finalização;

- Publicação dos resultados obtidos em eventos científico/acadêmicos (meio físico e digital.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLES NUNES FROES1
FELIPE FEHLBERG HERRMANN7
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO11
LIVIA TERRA DA SILVEIRA
LUIZ CARLOS SPECHET PRADO
RAFAEL ALDRIGHI TAVARES2
ROGERIO FOLHA BERMUDES5

Página gerada em 18/04/2026 11:23:30 (consulta levou 0.172783s)