Nome do Projeto
XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. EDUCAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS EMERGENTES
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 29/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O evento dá continuidade aos dez anteriores realizados pela Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), a qual congrega IES públicas e privadas de abrangência nacional e internacional e conta com a participação de uma rede de pesquisadores e docentes e estudantes que buscam aprimorara educação superior do século 21 em suas funções de ensino, pesquisa e extensão. O evento vai discutir e debater propostas para os novos contextos que vêm caracterizando a educação superior na América Latina. Pretende dar respostas a questões centrais:Que movimentos/estratégias são produzidos nas IES frente às políticas de expansão, considerando-se o acesso, a persistência e o sucesso na educação superior? Que movimentos/estratégias os novos professores produzem para a constituição da sua profissionalidade docente na educação superior? Que movimentos/estratégias os novos estudantes, no contexto da expansão, produzem para o acesso, a persistência e o sucesso na educação superior? Que impactos se observa nas práticas pedagógicas? Que movimentos de produção do conhecimento estão sendo constituídos nas novas modalidades acadêmico organizativas das IES? Que redes de colaboração em pesquisa estão a ser formadas para ampliar a internacionalização?
Objetivo Geral
Repensar a concepção de prática pedagógica na universidade, bem como discutir e debater propostas para os novos contextos que vêm caracterizando a educação superior na América Latina
Justificativa
Conforme previsão do Projeto de Pesquisa e visando o acompanhamento das atividades investigativas e o aprofundamento teórico do campo, quatro SEMINÁRIOS foram programados, a serem realizados em distintas Universidades que compõe o Grupo. O I Seminário ocorreu no ano de 2017 na UFRGS e o II Seminário que compõem o atual Projeto RIES/PRONEX será realizado na Universidade Federal de Pelotas abordando, dessa vez, as práticas pedagógicas universitárias no cenário dos contextos emergentes. Repensar a prática e a teoria, problematizando os problemas da realidade social, a partir de outra matriz teórica, na busca de superação da divisão cartesiana entre sujeito e objeto, mente e matéria nos remetem a desafios que se complementam na necessidade de interação entre o campo da formação acadêmica, o campo profissional e o desenvolvimento da humanidade do ser humano.
Não é tarefa fácil encaminhar a construção de outras concepções teóricas de produção de sentido e significações do conhecimento, de protagonismo de professores, em um cenário em que o movimento histórico-social tem direção e sentido contrários. Há, ainda, uma sobrecarga energética no espaço tempo sócio cultural que adentra por meio de normas legais, justificativas atraentes e valiosas, formas de pressão punitivas e força da mídia. Sabemos que mudar currículos e práticas pedagógicas não se esgota nas metodologias, pedagogias ou epistemologias. As mudanças são vividas em processos de rupturas e continuidades, entranhadas de correlação de forças e de posturas frente à vida, à ciência e à concepção de mundo e de conhecimento. O que tem mobilizado um repensar da própria concepção de prática pedagógica na universidade, saindo para um enfretamento com o pensamento único da racionalidade técnica e o pragmatismo reducionista da pedagogia prescritiva.
Não é tarefa fácil encaminhar a construção de outras concepções teóricas de produção de sentido e significações do conhecimento, de protagonismo de professores, em um cenário em que o movimento histórico-social tem direção e sentido contrários. Há, ainda, uma sobrecarga energética no espaço tempo sócio cultural que adentra por meio de normas legais, justificativas atraentes e valiosas, formas de pressão punitivas e força da mídia. Sabemos que mudar currículos e práticas pedagógicas não se esgota nas metodologias, pedagogias ou epistemologias. As mudanças são vividas em processos de rupturas e continuidades, entranhadas de correlação de forças e de posturas frente à vida, à ciência e à concepção de mundo e de conhecimento. O que tem mobilizado um repensar da própria concepção de prática pedagógica na universidade, saindo para um enfretamento com o pensamento único da racionalidade técnica e o pragmatismo reducionista da pedagogia prescritiva.
Metodologia
O evento terá como eixos de discussão:
Prática Pedagógica e internacionalização
Prática Pedagógica e currículo
Prática pedagógica e a aula universitária
Prática pedagógica e a gestão acadêmica
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/9
14 horas: Abertura com a presença de autoridades acadêmicas
Hora Cultural
15 as 16 h. Conferência de abertura
"As Redes acadêmicas e a prática pedagógica na Universidade em contextos emergentes"
Dra. Denise Leite (UFRGS) denise.leite@hotmail.com http://lattes.cnpq.br 0827507109236372
Intervalo
16h15 as 18:15 h.Painel: Prática pedagógica e Internacionalização: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Marilia Morosini - (PUCRS) mariliamorosini@hotmeil.com http://lattes.cnpq.br 8614883884181446
Prof. Dr. Daniel Mato - (UNTREF/Argentina) dmato@untref.edu.ar
Intervalo
18h30 as 20h30: Painel: Prática Pedagógica e Gestão Acadêmica: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Julia Denazis - (U. Nacional de Avellaneda/Ar.) jdenazis@undav.edu.ar
Prática Pedagógica e internacionalização
Prática Pedagógica e currículo
Prática pedagógica e a aula universitária
Prática pedagógica e a gestão acadêmica
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/9
14 horas: Abertura com a presença de autoridades acadêmicas
Hora Cultural
15 as 16 h. Conferência de abertura
"As Redes acadêmicas e a prática pedagógica na Universidade em contextos emergentes"
Dra. Denise Leite (UFRGS) denise.leite@hotmail.com http://lattes.cnpq.br 0827507109236372
Intervalo
16h15 as 18:15 h.Painel: Prática pedagógica e Internacionalização: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Marilia Morosini - (PUCRS) mariliamorosini@hotmeil.com http://lattes.cnpq.br 8614883884181446
Prof. Dr. Daniel Mato - (UNTREF/Argentina) dmato@untref.edu.ar
Intervalo
18h30 as 20h30: Painel: Prática Pedagógica e Gestão Acadêmica: os desafios dos contextos emergentes
Profa. Dra. Julia Denazis - (U. Nacional de Avellaneda/Ar.) jdenazis@undav.edu.ar
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto proporcionará reflexões entre pesquisadores e especialistas, bem como ouvirá a base investigativa representada por professores e estudantes de Cursos de Pós-Graduação.
Contribuir com a base teórico-prática do campo da pedagogia universitária.
Contribuir com a base teórico-prática do campo da pedagogia universitária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | 22 | ||
AMANDA DA CUNHA PEROBA | |||
BEATRIZ MARIA BOESSIO ATRIB ZANCHET | |||
DARLISE NUNES FERREIRA | |||
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 22 | ||
FERNANDA PONS MADRUGA | |||
FERNANDO DA SILVA CAMARGO | 22 | ||
IGOR RADTKE BEDERODE | |||
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO | |||
KAMILA DUARTE BRAGA | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 25 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 25 | ||
MARIA ISABEL DA CUNHA | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 22 |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
inscrições | R$ 15.000,00 | UGR |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Outros serviços | R$ 2.373,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 7.507,00 |
Despesas com diárias | R$ 5.120,00 |