Nome do Projeto
Boca Boca Saudável
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/03/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O projeto 'Boca boca saudável' vem sendo realizado em Pelotas, RS, desde 2015, em parceira com a secretaria municipal de saúde do município. O projeto visa a implementação de ações com foco na promoção da saúde de crianças de zero a cinco anos de idade cadastradas em Unidades Básicas de Saúde. O projeto estimula a articulação entre ensino-serviço-comunidade ao proporcionar experiência acadêmica crítica e reflexiva e, a interdisciplinaridade aos incorporar acadêmicos de diferentes cursos.
Traz benefícios diretos para a população com redução de desigualdades em saúde ao efetivar ações de promoção da saúde voltadas para crianças. As ações do projeto incluem a produção de materiais educativos (ex.: audiovisuais, manual didático de práticas educativas em saúde), visitas domiciliares com foco educativo, atendimento clínico em Unidades Básicas de Saúde, realização de atividades educativo-preventivas coletivas. Todas as informações do projeto são registradas em planilhas eletrônicas e os dados são analisados sistematicamente de forma a garantir o monitoramento das atividades e avaliação dos resultados.
Objetivo Geral
Promover a saúde de crianças de zero a cinco anos de idade cadastradas em Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Pelotas, RS.
Justificativa
O projeto 'Boca boca saudável' foi concebido em Pelotas (UFPel), como parte da tese de doutorado da coordenadora (Cascaes 2014a). A investigação das necessidades educativas das famílias com crianças de zero a cinco anos de idade foi obtida por meio de abordagem de pesquisa multimétodos durante os anos de 2009 a 2013. Combinou resultados de revisões sistemáticas, levantamento epidemiológico local, entrevistas etnográficas e grupos focais. As revisões sistemáticas identificaram os principais fatores de risco modificáveis para doenças bucais na infância e as evidências de intervenções educativas e de promoção da saúde. Dados epidemiológicos revelaram a magnitude dos problemas bucais e dos comportamentos em saúde das crianças e suas famílias. As entrevistas etnográficas com famílias do público-alvo destacaram os significados atribuídos à saúde geral e bucal, concepções sobre dentição decídua (dentes de leite), as concepções populares, motivações e barreiras para os cuidados com a saúde geral e bucal. Os grupos focais com profissionais de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos desafios e oportunidades para atingir a comunidade e opiniões nos aspectos logísticos do programa e de alguns materiais educativos, com o intuito de aumentar a aceitabilidade e viabilidade da intervnçãoç
O conjunto de dados apontou os problemas do município de Pelotas, revelando que os comportamentos de saúde bucal devem ser compreendidos dentro de um contexto maior de concepções e percepções sobre saúde, as quais precisam ser articuladas a um conjunto de ações de educação em saúde, com foco em aspectos cognitivos, socioculturais e de organização dos serviços de saúde. O resultado da ausência de ações preventivas e educativas voltadas para crianças na primeira infância é que as doenças bucais, embora altamente preveníveis, continuam com uma prevalência alta na população, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade provenientes de famílias de menor renda. O projeto prevê o uso de diferentes ações e estratégias de promoção da saúde, integradas ao contexto do Sistema Único de Saúde para alcance da melhoria das condições de saúde geral e bucal e da qualidade de vida de crianças e suas respectivas famílias (Cascaes 2013). Propõe-se um programa com ações integradas aos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) buscando otimizar a utilização de recursos físicos e humanos já existentes e contribuindo com o fortalecimento e qualificação da atenção básica no SUS, com vistas à formação de futuros profissionais e à sustentabilidade das ações.
O conjunto de dados apontou os problemas do município de Pelotas, revelando que os comportamentos de saúde bucal devem ser compreendidos dentro de um contexto maior de concepções e percepções sobre saúde, as quais precisam ser articuladas a um conjunto de ações de educação em saúde, com foco em aspectos cognitivos, socioculturais e de organização dos serviços de saúde. O resultado da ausência de ações preventivas e educativas voltadas para crianças na primeira infância é que as doenças bucais, embora altamente preveníveis, continuam com uma prevalência alta na população, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade provenientes de famílias de menor renda. O projeto prevê o uso de diferentes ações e estratégias de promoção da saúde, integradas ao contexto do Sistema Único de Saúde para alcance da melhoria das condições de saúde geral e bucal e da qualidade de vida de crianças e suas respectivas famílias (Cascaes 2013). Propõe-se um programa com ações integradas aos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) buscando otimizar a utilização de recursos físicos e humanos já existentes e contribuindo com o fortalecimento e qualificação da atenção básica no SUS, com vistas à formação de futuros profissionais e à sustentabilidade das ações.
Metodologia
As ações de extensão previstas nesse projeto possuem caráter multidisciplinar e interdisciplinar, integradas a atividades de ensino e pesquisa. As ações convergem para o foco central que é a promoção da saúde de crianças de zero a cinco anos de idade. Reuniões com gestores da secretaria municipal de saúde foram realizadas, momento em que as UBS participantes foram definidas. Os profissionais de saúde das UBS foram informados e convidados a participar, apoiando as ações a serem implementadas. Após treinamento, os extensionistas do projeto são alocados nos cenários de prática, de forma a fomentar e apoiar a implementação das ações, participando ativamente do processo. Acadêmicos de odontologia e nutrição auxiliam na execução das ações, acompanhados por docentes e profissionais de saúde. Os estagiários dos cursos de odontologia e nutrição que atuam nas UBS são envolvidos nos atendimentos clínicos das crianças do público-alvo do projeto. Como ações previstas estão: realização de visitas domiciliares para diálogo com as famílias das crianças sobre os cuidados com a saúde bucal e alimentação na primeira infância; realização de ações educativas coletivas nas UBS; ações de rastreamento de risco e atendimento clínico de crianças; realização de uma campanha na comunidade sobre importância da saúde bucal na primeira infância; reuniões mensais com as equipes de saúde para monitoramento e avaliação do processo de implementação das ações. Os materiais educativos serão avaliados durante a implementação das ações. Dados sobre implementação das ações serão registrados em fichas de acompanhamento, além de fichas de produção ambulatorial diariamente preenchidas por profissionais de saúde.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação da evolução dos indicadores de processo e impacto será realizada mensalmente, englobando alguns indicadores, como exemplo, o número de famílias com crianças cadastradas nas UBS, número de famílias com crianças que receberam as ações educativas, número de materiais educativos impressos entregues ao público-alvo, número de crianças do público-alvo que compareceram na campanha, número de crianças que receberam exames de rastreamento bucal e nutricional, número de crianças com primeira consulta odontológica programática, número de crianças com tratamento odontológico concluído, adesão e satisfação do público, avaliação de conhecimentos, atitudes e hábitos de saúde das famílias.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA | 1 | ||
ANA LÚCIA FERREIRA SILVEIRA | |||
ANDREIA MORALES CASCAES | 8 | ||
ANDRESSA CEZIMBRA REICHOW | |||
ANDRÉ LINDEMANN DUTRA | |||
ARYANE MARQUES MENEGAZ | |||
CIBELLE TAVARES DIAS LIMA | |||
HELENA HAR DA SILVA MACHADO | |||
JOSIAS PEREIRA DA SILVA | 1 | ||
JULIANA DOS SANTOS VAZ | |||
JÉFERSON CORRÊA GOMES | |||
JÚLIA SOMMER CANABARRO | |||
LARISSA MOREIRA PINTO | |||
LAURA SANTOS GULARTE | |||
LUCIANA DOS SANTOS LIMA | |||
LUDMILA CORREA MUNIZ | 1 | ||
Luciana de Avila Quevedo | |||
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA | |||
MARIA EDUARDA MONTEIRO DA CUNHA DE SOUZA | |||
MARIANA SILVEIRA ECHEVERRIA | |||
MATEUS ANDRADE ROCHA | |||
MAURÍCIO SANTOS DE SOUZA | |||
MAYANA PERES FURTADO | |||
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA | |||
NATÁLIA FENELON JODAS | |||
NATÁLIA SILVEIRA CABREIRA | |||
PAULA GOVEIA CORREA | |||
RAFAELA DO CARMO BORGES | |||
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA | |||
RAQUEL PEDROSO MELLO | |||
RICELI RODEGHIERO OLIVEIRA | |||
SUSANA KRÖLOW EHLERT | |||
TAMARA RIPPLINGER | |||
THIERRY DE SOUZA BERNY | |||
VITÓRIA TUNES MADRUGA |