Nome do Projeto
Curso de Língua Brasileira de Sinais para servidores do Município de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/03/2019 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Trabalho
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O Projeto de Capacitação em Atendimento ao Público com Necessidades Específicas, em parceria com o NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, a PREC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Área de Libras e a Prefeitura Municipal de Pelotas, ofertarão entre seus cursos, os níveis básico, intermediário e avançado de Libras, vindo ao encontro das necessidades da Prefeitura e da comunidade pelotense, a fim de proporcionar a interação entre ouvinte e surdos usuários da Libras, incentivando a comunicação entre eles e ampliando o conhecimento e difusão da cultura surda pela sociedade. Desta forma, as pessoas surdas poderão ter a liberdade de ir e vir, sem o receio de não conseguirem se comunicar em quaisquer que sejam os espaços que necessitem circular.

Objetivo Geral

Proporcionar comunicação direta entre as pessoas surda e os servidores municipais de Pelotas, através da realização do curso de Libras.

Justificativa

Muito se discute sobre a necessidade da inclusão de sujeitos surdos na sociedade. Apesar disto, as barreiras comunicacionais permanecem, visto que nem sempre o sujeito surdo está acompanhado dos intérpretes, visto que a demanda é muito maior do que os profissionais disponíveis. Este projeto portanto, prioriza a comunicação dos ouvintes com as pessoas surdas que circulam pela cidade de Pelotas, a fim de diminuir as barreiras na comunicação. Desejamos, com isto, através de práticas, transformar as políticas e os paradigmas sociais, já que as pessoas surdas estão conquistando seus espaços. Portanto, se desejamos uma sociedade igualitária, que contemple as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes, precisamos como instituição, estar preparados para comunicar-se com quem quer que seja. Sendo assim, o projeto Capacitação em Atendimento ao Público com Necessidades Específicas, em parceria com o NAI, a PREC, a Área de Libras e a Prefeitura ofertarão entre seus cursos, os níveis Básico, Intermediário e Avançado de Libras, vindo ao encontro das necessidades da Prefeitura e da comunidade pelotense, a fim de proporcionar a interação entre ouvinte e surdos usuários da Libras, incentivando a comunicação entre eles e ampliando o conhecimento e difusão da cultura surda pela sociedade. Desta forma, as pessoas surdas poderão ter a liberdade de ir e vir, sem o receio de não conseguir se comunicar em quaisquer que sejam os espaços que necessitem ir. Além da língua, este curso oportunizará conhecimentos como cultura e identidade surda, fazendo com que os as pessoas entendam melhor quem são estas pessoas.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas de maneira expositiva, proporcionando, também, momentos de diálogos e atividades criativas. Serão ensinados sinais específicos para a comunicação. Além disso, algumas aulas serão teóricas, onde poderão compreender a identidade e cultura surda, bem como a participação dos surdos nas suas comunidades. Além disso, os conteúdos programados estarão de acordo com os níveis em que os alunos estiverem cursando. Mínimo para aprovação é 75% frequência, participação dos alunos e diálogos.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que os servidores municipais estejam preparados para atenderem a comunidade surda.

Página gerada em 29/03/2024 09:03:32 (consulta levou 0.331643s)