Nome do Projeto
2º Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/03/2019 - 30/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O 2º Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul é uma promoção conjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Será realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2019, nas dependências do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas.

Objetivo Geral

O evento visa o conhecimento, compartilhamento e divulgação de pesquisas concluídas ou em andamento acerca das práticas e saberes matemáticos na formação de professores que ensinam matemática para os anos iniciais, nas instituições formadoras do Rio Grande do Sul.
Serão privilegiados, no evento, os estudos acerca das instituições que formaram professores primários, no período que se inicia em 1869, com a criação da Escola Normal da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e se estende até 1971, ano de decretação da Lei 5.692, que reforma a educação básica e extingue o curso primário.

Justificativa

Os estudos no campo da Formação de Professores e da História da Educação mostram que as escolas normais cumpriram um papel importante na configuração da escola primária do Rio Grande do Sul e no país, constituindo discursos acerca das finalidades do ensino elementar, praticando e divulgando saberes pedagógicos, modos de ensinar, interpretando e ressoando movimentos de inovação pedagógica.
Por meio do diálogo entre professores, estudantes e pesquisadores dos campos da História da Educação, da Museologia, da Formação de Professores e da História da Educação Matemática, pretende-se avançar na compreensão de como se constituíram, no âmbito dessas instituições, concepções e práticas acerca do ensino dos saberes matemáticos e da formação de professores para o ensino dos saberes matemáticos.

Metodologia

Por meio do diálogo entre professores, estudantes e pesquisadores dos campos da História da Educação, da Formação de Professores e da História da Educação Matemática, pretende-se dar continuidade, na segunda edição do Seminário “Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul”, ao processo de compreensão de como se constituíram, no âmbito dessas instituições, concepções e práticas acerca do ensino dos saberes matemáticos e da formação de professores para o ensino dos saberes matemáticos.
Pretende-se seguir a dinâmica da primeira edição do evento: além das atividades realizadas por pesquisadores convidados, os trabalhos submetidos pelos inscritos e que tiverem sido aprovados pela comissão científica serão organizados em seções de comunicação. Após cada apresentação os trabalhos serão comentados por pesquisadores que fizeram leituras prévias dos mesmos, indicando sugestões para qualificação da versão a ser publicada. Para os anais os autores terão um tempo para fazerem as alterações solicitadas. Após o breve período definido para isso, serão confeccionados e divulgados os anais do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão privilegiados, no evento, os estudos acerca das instituições que formaram professores primários, no período que se inicia em 1869, com a criação da Escola Normal da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e se estende até 1971, ano de decretação da Lei 5.692, que reforma a educação básica e extingue o curso primário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES1
Andreia Dalcin
Andrey de Souza Severo
CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV
Caroline Ferreira de Lima
Catiele Alves de Souza
DIOGO FRANCO RIOS5
ELISABETE ZARDO BÚRIGO
FERNANDA POLLNOW STERN
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES
JAÍNE TELLES QUEVEDO
Jenifer de Souza
LAURA LEAL MOREIRA
LUCIANE BICHET LUZ
MARCIA SOUZA DA FONSECA3
MARIA CECILIA BUENO FISCHER
Marta Cristina Cezar Pozzobon
MÉLANY SILVA DOS SANTOS
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
PATRICIA WEIDUSCHADT0
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH
TAVANA IVEN HARTWIG
VINÍCIUS KERCHER DA SILVA

Página gerada em 25/04/2024 08:39:37 (consulta levou 0.183643s)