1 Delineamento das ações de extensão universitária
O projeto abriga em seu escopo um conjunto de ações homólogas dirigidas a concepção e construção criativa de material instrucional seguido de atividades continuadas de promoção de saúde junto a escolas do município.
2. As Escolas Atingidas pelas ações
As ações se darão preferencialmente em escolas públicas municipais e estatuais, com abordagem por conveniência segundo aquelas que apresentam maiores necessidades sociais e que confirmam o interesse e a parceria com o projeto, conforme orientações e indicações fornecidas pela secretaria de educação da prefeitura municipal de Pelotas. As instituições parceiras já vem participando do processo em edições anteriores. A meta será atingir 5 instituições de ensino no ano de 2019.
3 Constituição das equipes
Os acadêmicos integrantes do projeto serão esclarecidos sobre os objetivos das ações, sua relação área de foco em promoção de saúde da criança, assim como da importância da motivação e do vínculo afetivo que deve pautar o projeto para uma construção de sucesso nas ações. Os discentes envolvidos serão agrupados em equipes de trabalho, segundo as ações e as tarefas a serem desenvolvidas. Cada aluno será designado para fazer parte de sua equipe conforme seu interesse voluntário e disponibilidade de horários semanais, priorizando suas afinidades e preferências pessoais em relação ao tipo de atividade com a qual mais se identifica, podendo cada aluno participar de mais de uma equipe, segundo também sua motivação e disponibilidade.
A equipe executiva do projeto realizara encontros quinzenais para discutir o planejamento das ações, a seleção de textos e imagens relativas às temáticas, para a agenda de construção dos materiais usados, para o desenvolvimento de textos acadêmicos e relatórios relativos ao prometo, assim como para o acompanhamento e avaliação das ações e participações em eventos acadêmicos.
As equipes serão constituídas segundo a natureza dos encargos, que ao serem executados possibilitarão as seguintes realizações:
3.1 Avaliação e seleção de dados para a concepção, segundo as políticas públicas de saúde e qualificação das fontes, de textos e imagens a serem usadas nos materiais instrucionais.
3.2 Solicitação de autorização e auxílio na seleção de escolas junto a secretaria municipal de saúde, seguido de contato com as coordenadorias das escolas para proposição das ações e estabelecimento dos cronogramas, além da monitoração das atividades nas escolas.
3.3 Construção e impressão de Infográficos, folders ou material áudio visual.
3.4 Construção de kits instrucionais, destinados ao uso nas ações do projeto e para uso dos próprios educadores .
3.5 Efetivação das Ações motivacionais nas escolas.
3.6 Avaliação dos Resultados do Projeto.
4 Concepção e construção criativa de material instrucional
Os materiais serão construídos de acordo com uma seleção e concepção prévia de texto e imagens que correspondem às necessidades preventivas dos temas foco da promoção de saúde no projeto. Serão elaborados com materiais escolares disponíveis e bazares e em livrarias, bem como será usado espuma e papelão reciclados. O temas serão elaborados segundo a criatividade das equipes envolvidas e orientados no sentido de tentar sensibilizar e atingir o máximo possível os pontos de interesse do universo de percepção de fantasia que caracterizam as diversas faixas etárias a que pertencem as crianças atingidas pelas ações de promoções de saúde. infantil de saúde da criança, assim como da importância da motivação e do vínculo afetivo ao projeto para a construção do sucesso nas ações. Os matérias instrucionais serão constituídos dos seguintes itens:
4.1 Infográficos, folders e material visual, diferenciados segundo as conforme as idades das crianças, ou se destinados educadores e eventualmente aos pais, responsáveis e familiares.
4.2 kits instrucionais com base em recursos lúdicos para uso dos educadores nas escolas.
5 As Ações Continuadas de Promoção de Saúde propriamente ditas
As ações terão início com reuniões das equipes para o planejamento e o treinamento das atividades a serem realizadas, de modo a garantir nivelamento dos alunos envolvidos e um processo ativo de execução prática.
O material usado nessas ações irá sofrer revisões pelas demais equipes, havendo necessidade, eventuais reestruturações serão realizadas, do mesmo modo, o cronograma de atividades poderá ser readequado se ocorrem demandas relacionadas aos calendários acadêmicos na universidade ou nas escolas.
A primeira etapa será a apresentação do material instrucional para as coordenadorias das instituições parceiras. Esse processo inicial também será́ uma oportunidade para que o material seja confrontado com outras atividades ligadas a educação para promoção de saúde, que por ventura já estejam eventualmente em desenvolvimento nas instituições, procurando sempre o alinhamento de harmônico de propostas. Assim como, existindo necessidade, em caso de qualquer conflito de interesse ou incompatibilidade relacionada ao seu conteúdo, o mesmo poderá ser readequado antes do inicio da campanha. Em último caso materiais poderão ser retirado seletivamente da programação, se isso for uma requisiçao de qualquer uma das instituições parceiras, sendo nesse caso um novo planejamento realizado de forma buscar soluções que possam ser viabilizadas sem prejuízo a qualquer instituição ou à meta do projeto. Nesse período também serão determinadas as quantidades necessárias de material instrucional, com base nas estimativas fornecidas pelas instituições e pela secretaria de saúde do município, bem como os recursos institucionais disponíveis para o projeto.
As abordagens serão confeccionadas em 5 formatos, para serem utilizadas conforme disponibilidade e infraestrutura e calendário disponíveis em cada instituição, como segue:
5.1 Adequadas para comunicar e motivar crianças com duração de 15 minutos.
5.2 Adequadas para comunicar e motivar crianças com duração de 05 minutos.
5.3 Adequadas para adultos com duração de 5 minutos .
5.4 Especialmente elaboradas para a capacitação nas temáticas dos educadores, cuidadores e profissionais que atuam diretamente com crianças com duração de podendo variar de 5 a 20 minutos.
A programação das atividades preventivas será determinada conforme as disponibilidades, infraestrutura, número de professores, cuidadores ou profissionais envolvidos na escola alvo, seguindo os dois critérios abaixo relacionados:
5.5 Instituições com anfiteatro ou espaço similar:
Conforme contato prévio e levantamento do número de crianças, as ações preventivas irão ocupar também os espaços apropriados para cartazes e avisos nas instituições que possuem espaços para esse fim, sendo necessário serão alocados suportes apropriados. As ações contarão com a participação dos professores envolvidos com crianças de idade pré-escolar e escolar, para viabilizar que as mesmas tenham condições participar nas datas programadas, assim como receber o material educacional relacionado.
Será disponibilizado para as instituições a opção adicional de realizar programação de ações em datas especiais ou festivas convenientes, nas quais as equipes possam participar para integrar ações preventivas especiais.
5.6 Instituições sem anfiteatro ou espaço similar:
Será encaminhado para as Escolas parceiras de menor porte o pedido para que seja viabilizada a realização das ações de Promoção de Saúde, mas que não possuem anfiteatros ou similares, a realizarão de uma programação diferenciada que ira viabilizar que as crianças tenham condições assistir as palestras e receber o material e participar de atividades educacionais relacionadas a saúde.
Serão realizadas também palestras curtas, com 5 minutos de duração, turma a turma, para a o compartilhamento de informações e estímulo a integração das crianças ao trabalho por meio da distribuição do material educacional.
Nessas escolas poderão ser também selecionadas datas especiais ou festivas, mais convenientes para eventos coletivos, para que as equipes possam desenvolver ações mais abrangentes e integrativas reforçando a meta de promoção de saúde do projeto.
1 Avaliação das Ações
As ações iniciais nas instituições serão precedidas de uma entrevista de sondagem a respeito da percepção previa e conhecimento das temáticas com a coordenação das escolas e/ou os educadores mais envolvidos com atividades envolvendo saúde nas escolas.
O público alvo, incluindo os educadores, será estimulado a participar do processo avaliativo por meio de disponibilização de “caixas de idéias e sugestões”, em que poderão se expressar sobre os temas a abordadas e o andamento das ações, sendo as respostas e sugestões, o material principal de avaliação do andamento das metas do Projeto.
2 Avaliação dos discentes
O processo de avaliação dos discentes será realizado por meio do relatório regular individual, o qual será constituído de um exercício de autocrítica.