Nome do Projeto
Promovendo Hábitos Saudáveis na Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2019 - 10/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto encontra na promoção da saúde infantil no contexto escolar um elemento redirecionador e potencializador da efetivação de políticas públicas, tanto considerando o âmbito do Ministério da Saúde do Brasil, como em relação aquelas promovidas pela UNICEF. O projeto aborda temáticas relevantes, como a importância do aleitamento materno, os problemas dos hábitos de sucção não nutritiva, o bruxismo infantil, a respiração bucal e problemas posturais na infância. O projeto propõe ações ancoradas na educação para a saúde infantil como um todo, acessíveis em relação ao universo infantil, as quais são desenvolvidas em parceria com diversas escolas, envolvendo educadores e docentes e discentes do curso de Odontologia e Enfermagem da UFPel. O público alvo primário do projeto são pré-escolares e escolares, de primeira a 3o séries do ensino fundamental, e o público secundário seus professores e educadores. O projeto atua em comunidades escolares públicas do município de Pelotas. Por sua capilaridade e abrangência, a escola representa um aliado importante para a concretização e ações de promoção da saúde, especialmente aquelas voltadas para a criança, de modo a promover o fortalecimento a sua capacidade de adoção comportamentos e hábitos favoráveis a saúde. O projeto está voltado para a construção de uma cultura da educação continuada em saúde na escola. Suas ações visam implementar estratégias integradas de aproximação com o sistema educacional de cada instituição parceira. Visa ainda incluir no processo também a formação e a qualificação dos professores, na expectativa de que essas estratégias fomentem ações continuadas em relação a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, levando assim a mudanças individuais e organizacionais permanentes, que possam solidificar esses saberes no dia a dia escolar das crianças. As atividades já vem sendo desenvolvidas em edições anteriores do projeto, ininterruptamente desde o ano de 2015, e já atingiram cerca de 2650 crianças. Os alunos bolsistas e voluntários são envolvidos na produção acadêmica, voltada para a realização de atividades que visam a integração de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como, são incentivados a participarem de congressos e eventos apresentando os trabalhos associados ao projeto. A abordagem coletivas de problemas orofaciais crônicos de natureza funcional é feito em equipes multidisciplinares articuladas, proporcionando ao mesmo tempo a participação de profissionais e estudantes de diversas áreas dispostos a enfrentar desafios constantes e a falta de recursos voltados para a melhoria da saúde da criança. Atualmente o projeto conta com a parceria das seguintes instituições no município de Pelotas: 1) ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA MEDIANEIRA. 2) ESCOLA FUNDAMENTAL SÃO BENEDITO EFSB- INSTITUTO SÃO BENEDITO. 3) INSTITUTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. 4). ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ONDINA CUNHA. 5) ESCOLA ESTADUAL DR. FRANCISCO SIMÕES. As articulações interdisciplinares e multiprofissionais que possibilitam as ações estão estabelecidas entre docentes e acadêmicos, e englobam as áreas de Ortodontia, Odontopediatria e áreas do curso de Enfermagem na UFPel. Essas atividades preventivas geram ainda registros, avaliações e produtos acadêmicos, já experimentadas nas edições anteriores, e que continuarão nessa proposta, e que serão usadas como substrato na geração de produtos acadêmicos em pesquisa e publicações.

Objetivo Geral

Implementar ações continuadas de Promoção da Saúde em ambientes escolares públicos com foco na saúde da criança no município de Pelotas.

Justificativa

Muitas inciativas públicas tem sido implementadas para promover a saúde infantil, nesse contexto projetos para prevenção em saúde oral também compõe o processo de promoção de Saúde da Criança. Em razão disso tem ocorrido a diminuição de índices básicos importantes, como a de mortalidade infantil, desnutrição e a ocorrência da cáries dentárias. A alimentação e nutrição adequadas são sem dúvidas requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças, mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, assim como o controle da cárie dentária é uma condição essencial de saúde e qualidade de vida. Sob o ponto de vista da saúde oral, a redução da incidência de cáries na população infantil é uma conquista significativa e de grande impacto, contudo, o equilíbrio da saúde infantil e o crescimento e desenvolvimento saudáveis envolvem um número expressivo necessidades que extrapolam grandemente os parâmetros básicos mencionados. Assim, esse projeto está focado na ampliação das metas preventivas relativas a temáticas importantes em saúde da criança, propondo atividades de participação ativa junto a comunidades escolares, envolvendo educadores de forma alinhada e complementar em relação as mais atuais políticas públicas nacionais e mundiais dirigidas as crianças e as suas famílias.

Os comportamentos desfavoráveis a saúde, assim como os hábitos orais deletérios, dependendo da intensidade, frequência e duração, podem provocar diversas alterações bucais importantes e altamente prejudiciais para o desenvolvimento facial e geral de crianças. As avaliações dos índices de prevalência de más oclusões na infância demonstram incidência elevada de problemas ortodônticos. A prevalência de má oclusões e agravos em crianças com idades entre 2 e 6 anos é de cerca de 80%. Sendo que muitos desses problemas poderiam ser prevenidos com as ações previstas no escopo do projeto. Por isso, as atividades para prevenção com uso de técnicas e incentivos que auxiliem, por exemplo a descontinuação dos hábitos de sucção não nutritiva, podem ser decisivas para diminuição dos índices de má oclusão na população infantil. Do mesmo modo, a implantação de estratégias de educação em saúde na infância são reconhecidamente imprescindíveis para a mudança permanente de hábitos indesejados ou prejudiciais. Nesse contexto, as atividades de educação e a promoção de saúde situam-se como ações cruciais na mudança de comportamento do público infantil e familiares, por ser essa uma etapa da vida mais receptiva. Os processos educativos e de ensino em saúde, dentre outros aspectos importantes, contribuem de sobremaneira na melhoria das condições gerais de vida, sendo nesse projeto dirigidas a um grupo diferenciado na população, pois é na infância os valores adquiridos mais provavelmente estarão presentes nas fases seguintes da vida. Sobretudo, as atividades preventivas em saúde também pode influenciar a comunidade em que as as crianças estão inseridas, podendo refletir positivamente junto aos integrantes do círculo familiar.

Metodologia

1 Delineamento das ações de extensão universitária

O projeto abriga em seu escopo um conjunto de ações homólogas dirigidas a concepção e construção criativa de material instrucional seguido de atividades continuadas de promoção de saúde junto a escolas do município.

2. As Escolas Atingidas pelas ações

As ações se darão preferencialmente em escolas públicas municipais e estatuais, com abordagem por conveniência segundo aquelas que apresentam maiores necessidades sociais e que confirmam o interesse e a parceria com o projeto, conforme orientações e indicações fornecidas pela secretaria de educação da prefeitura municipal de Pelotas. As instituições parceiras já vem participando do processo em edições anteriores. A meta será atingir 5 instituições de ensino no ano de 2019.

3 Constituição das equipes

Os acadêmicos integrantes do projeto serão esclarecidos sobre os objetivos das ações, sua relação área de foco em promoção de saúde da criança, assim como da importância da motivação e do vínculo afetivo que deve pautar o projeto para uma construção de sucesso nas ações. Os discentes envolvidos serão agrupados em equipes de trabalho, segundo as ações e as tarefas a serem desenvolvidas. Cada aluno será designado para fazer parte de sua equipe conforme seu interesse voluntário e disponibilidade de horários semanais, priorizando suas afinidades e preferências pessoais em relação ao tipo de atividade com a qual mais se identifica, podendo cada aluno participar de mais de uma equipe, segundo também sua motivação e disponibilidade.

A equipe executiva do projeto realizara encontros quinzenais para discutir o planejamento das ações, a seleção de textos e imagens relativas às temáticas, para a agenda de construção dos materiais usados, para o desenvolvimento de textos acadêmicos e relatórios relativos ao prometo, assim como para o acompanhamento e avaliação das ações e participações em eventos acadêmicos.

As equipes serão constituídas segundo a natureza dos encargos, que ao serem executados possibilitarão as seguintes realizações:

3.1 Avaliação e seleção de dados para a concepção, segundo as políticas públicas de saúde e qualificação das fontes, de textos e imagens a serem usadas nos materiais instrucionais.
3.2 Solicitação de autorização e auxílio na seleção de escolas junto a secretaria municipal de saúde, seguido de contato com as coordenadorias das escolas para proposição das ações e estabelecimento dos cronogramas, além da monitoração das atividades nas escolas.
3.3 Construção e impressão de Infográficos, folders ou material áudio visual.
3.4 Construção de kits instrucionais, destinados ao uso nas ações do projeto e para uso dos próprios educadores .
3.5 Efetivação das Ações motivacionais nas escolas.
3.6 Avaliação dos Resultados do Projeto.

4 Concepção e construção criativa de material instrucional

Os materiais serão construídos de acordo com uma seleção e concepção prévia de texto e imagens que correspondem às necessidades preventivas dos temas foco da promoção de saúde no projeto. Serão elaborados com materiais escolares disponíveis e bazares e em livrarias, bem como será usado espuma e papelão reciclados. O temas serão elaborados segundo a criatividade das equipes envolvidas e orientados no sentido de tentar sensibilizar e atingir o máximo possível os pontos de interesse do universo de percepção de fantasia que caracterizam as diversas faixas etárias a que pertencem as crianças atingidas pelas ações de promoções de saúde. infantil de saúde da criança, assim como da importância da motivação e do vínculo afetivo ao projeto para a construção do sucesso nas ações. Os matérias instrucionais serão constituídos dos seguintes itens:
4.1 Infográficos, folders e material visual, diferenciados segundo as conforme as idades das crianças, ou se destinados educadores e eventualmente aos pais, responsáveis e familiares.
4.2 kits instrucionais com base em recursos lúdicos para uso dos educadores nas escolas.

5 As Ações Continuadas de Promoção de Saúde propriamente ditas

As ações terão início com reuniões das equipes para o planejamento e o treinamento das atividades a serem realizadas, de modo a garantir nivelamento dos alunos envolvidos e um processo ativo de execução prática.

O material usado nessas ações irá sofrer revisões pelas demais equipes, havendo necessidade, eventuais reestruturações serão realizadas, do mesmo modo, o cronograma de atividades poderá ser readequado se ocorrem demandas relacionadas aos calendários acadêmicos na universidade ou nas escolas.

A primeira etapa será a apresentação do material instrucional para as coordenadorias das instituições parceiras. Esse processo inicial também será́ uma oportunidade para que o material seja confrontado com outras atividades ligadas a educação para promoção de saúde, que por ventura já estejam eventualmente em desenvolvimento nas instituições, procurando sempre o alinhamento de harmônico de propostas. Assim como, existindo necessidade, em caso de qualquer conflito de interesse ou incompatibilidade relacionada ao seu conteúdo, o mesmo poderá ser readequado antes do inicio da campanha. Em último caso materiais poderão ser retirado seletivamente da programação, se isso for uma requisiçao de qualquer uma das instituições parceiras, sendo nesse caso um novo planejamento realizado de forma buscar soluções que possam ser viabilizadas sem prejuízo a qualquer instituição ou à meta do projeto. Nesse período também serão determinadas as quantidades necessárias de material instrucional, com base nas estimativas fornecidas pelas instituições e pela secretaria de saúde do município, bem como os recursos institucionais disponíveis para o projeto.

As abordagens serão confeccionadas em 5 formatos, para serem utilizadas conforme disponibilidade e infraestrutura e calendário disponíveis em cada instituição, como segue:

5.1 Adequadas para comunicar e motivar crianças com duração de 15 minutos.
5.2 Adequadas para comunicar e motivar crianças com duração de 05 minutos.
5.3 Adequadas para adultos com duração de 5 minutos .
5.4 Especialmente elaboradas para a capacitação nas temáticas dos educadores, cuidadores e profissionais que atuam diretamente com crianças com duração de podendo variar de 5 a 20 minutos.

A programação das atividades preventivas será determinada conforme as disponibilidades, infraestrutura, número de professores, cuidadores ou profissionais envolvidos na escola alvo, seguindo os dois critérios abaixo relacionados:

5.5 Instituições com anfiteatro ou espaço similar:
Conforme contato prévio e levantamento do número de crianças, as ações preventivas irão ocupar também os espaços apropriados para cartazes e avisos nas instituições que possuem espaços para esse fim, sendo necessário serão alocados suportes apropriados. As ações contarão com a participação dos professores envolvidos com crianças de idade pré-escolar e escolar, para viabilizar que as mesmas tenham condições participar nas datas programadas, assim como receber o material educacional relacionado.

Será disponibilizado para as instituições a opção adicional de realizar programação de ações em datas especiais ou festivas convenientes, nas quais as equipes possam participar para integrar ações preventivas especiais.

5.6 Instituições sem anfiteatro ou espaço similar:

Será encaminhado para as Escolas parceiras de menor porte o pedido para que seja viabilizada a realização das ações de Promoção de Saúde, mas que não possuem anfiteatros ou similares, a realizarão de uma programação diferenciada que ira viabilizar que as crianças tenham condições assistir as palestras e receber o material e participar de atividades educacionais relacionadas a saúde.

Serão realizadas também palestras curtas, com 5 minutos de duração, turma a turma, para a o compartilhamento de informações e estímulo a integração das crianças ao trabalho por meio da distribuição do material educacional.

Nessas escolas poderão ser também selecionadas datas especiais ou festivas, mais convenientes para eventos coletivos, para que as equipes possam desenvolver ações mais abrangentes e integrativas reforçando a meta de promoção de saúde do projeto.

1 Avaliação das Ações

As ações iniciais nas instituições serão precedidas de uma entrevista de sondagem a respeito da percepção previa e conhecimento das temáticas com a coordenação das escolas e/ou os educadores mais envolvidos com atividades envolvendo saúde nas escolas.

O público alvo, incluindo os educadores, será estimulado a participar do processo avaliativo por meio de disponibilização de “caixas de idéias e sugestões”, em que poderão se expressar sobre os temas a abordadas e o andamento das ações, sendo as respostas e sugestões, o material principal de avaliação do andamento das metas do Projeto.

2 Avaliação dos discentes

O processo de avaliação dos discentes será realizado por meio do relatório regular individual, o qual será constituído de um exercício de autocrítica.

Indicadores, Metas e Resultados

1. A meta em resultados pretendida é a cobertura no ano de 2010 de 5 instituições públicas no município de Pelotas com estimativas de 500 a 800 crianças atingidas pelas ações.

2. Construção criativa de Infográficos, folders ou material de apoio para as instituições públicas no município de Pelotas a serem atingidas pelas ações.

3. Construção criativa de kits instrucionais com base em recursos lúdicos com materiais reciclados destinados ao uso dos educadores nas ações do projeto.

4. Desenvolvimento efetivo de no mínimo 02 acões em cada turma de pré-escola até 3o. séries (conforme características de cada escola).

5. Desenvolvimento de registro das ações para uso na avaliação e treinamento das equipes, bem como para divulgação em "FanPage" em rede social que está vinculada à disciplina de Ortodontia da F.O. da UFPel para visibilidade ao projeto.

6. Inserção dos acadêmicos envolvidos para publicações e participação em eventos acadêmicos no ano de 2019.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIARA TERRA DA COSTA4
DOUVER MICHELON6
LIGIA EDUARDA KOLLING LERMEN
LUCAS GONÇALVES LEMOS
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO
MARCOS ANTONIO PACCE4
PEDRO MANOEL DO AMARAL BOANOVA
VALESCA DORO DIAS

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