Nome do Projeto
Discutindo Metodologias para o ensino da Matemática nos anos iniciais (Ano III)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2019 - 19/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Discussão sobre ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental visando a apropriação de metodologias para o ensino de matemática nesse nível da educação básica, por professores da rede pública municipal/estadual de Pelotas e região e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPel.

Objetivo Geral

Discutir metodologias de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da utilização de materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas, junto aos professores da rede pública da cidade de Pelotas e região e dos alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática da UFPEL, contemplando a formação continuada e inicial desses sujeitos. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e professores do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, com o objetivo de complementar sua formação através da atuação prática no campo escolar. Durante as ações serão realizados registros, tendo como propósito a retomada reflexiva do processo realizado e a avaliação das atividades desenvolvidas.

Justificativa

O ensino de matemática na educação básica tem sido motivo de preocupação dos formadores de professores visto que, muitas vezes são utilizadas metodologias inadequadas para abordagem dos conceitos dessa matéria de ensino. Diferentes pesquisas têm indicado para o fracasso do ensino de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim, integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.

Metodologia

O ensino de matemática na educação básica tem sido motivo de preocupação dos formadores de professores visto que, muitas vezes são utilizadas metodologias inadequadas para abordagem dos conceitos dessa matéria de ensino. Diferentes pesquisas têm indicado para o fracasso do ensino de matemática e isso deve-se entre outros fatores a forma de abordagem desses conceitos de forma absolutamente teórica, o que impede sua apropriação por parte dos estudantes e acaba criando o mito de que matemática é difícil e não está ao alcance de todos. Dessa forma, na preocupação constante em buscar soluções e alternativas para minimizar o baixo rendimento dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos, se propõe o presente projeto, com o intuito de incentivar a apropriação do uso dos materiais concretos, da literatura e da resolução de problemas pelos professores da rede pública e pelos acadêmicos do curso de Pedagogia para o ensino dos conceitos matemáticos. Sendo assim, integrar os professores no processo de experienciação desses materiais se faz necessário, mas de forma contínua, para que a estagnação não aconteça. Acreditamos que isso só é possível quando estabelecemos espaços de diálogos e trocas de experiências. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de uma intervenção, seja ela por investimentos nos estudos realizados com os educandos ou oferta de cursos de formação continuada aos docentes. Finalmente acreditamos na necessidade de atuação dos licenciandos do curso de Matemática em atividades de extensão nas quais possam experimentar atividades de docência, além daquelas disponibilizadas nas práticas de estágio curricular. Pela extensão os licenciandos de Matemática terão a oportunidade de contribuir para a formação inicial de seus colegas de universidade, acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como na formação continuada dos professores da rede pública de ensino de Pelotas e região.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação efetiva da comunidade educacional de Pelotas e região contribuindo com a formação continuada dos professores das redes de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES24
BETINA RÖMER VÖLZ
CAMILA EHLERT LINDEMANN
CARINA NEITZKE IVEN
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA2
EDINEIA ALVES GARCIA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR
JOSIANE KONRADT
LEILA DE SOUZA MELLO
LEONARDO SENA FURLAN
LETICIA KLEIN PARNOFF
LUANA LEAL ALVES
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA
MARIA DO SOCORRO ARAGÃO PAIM
MATHEUS ROBERTO ALBARRACIN CASELATTO
MÁRCIA HELENA DE OLIVEIRA TAROUCO
MÔNICA FALCÃO DUARTE
PAULA ANDRIELLE AMARAL DA COSTA
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos35
SÍLVIA RAQUEL ISLABÃO DA SILVEIRA
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA
TAÍS KATH TOMASCHEWSKI
Thais Philipsen Grutzmann2
VANIA GRIM THIES15

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