Nome do Projeto
Mostra Acadêmica e Minicursos do Simpósio de Biotecnologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Biotecnologia é uma área multidisciplinar em constante crescimento e aperfeiçoamento, onde, com o seu cenário atual de expansão, é necessária a busca constante pelo conhecimento e complementação da formação de seus profissionais. O Simpósio de Biotecnologia é um evento acadêmico-científico da Biotecnologia do CDTec/UFPel planejado, organizado e executado por alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, abrangendo temas pertinentes e de fronteira do conhecimento na área de Biotecnologia. O Simpósio de Biotecnologia consiste em palestras, minicursos, mostra acadêmica, e ainda paralelamente ocorre o evento denominado Talk Science. O público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral, como profissionais com interesse na ampla área de Biotecnologia. Baseado na participação das edições anteriores, é estimado 300 participantes em cada edição, principalmente das instituições: UFPel, UCPel, UFRGS, FURG, UERGS, UNIPAMPA, URCAMP e UFSM. Baseado nas experiências das edições anteriores, com a realização deste evento é possível impulsionar ações de apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar, promoção do crescimento acadêmico e transposição do conhecimento gerado na instituição. As relações pessoais são fortalecidas entre os alunos de graduação e pós-graduação, a capacidade de organização e de motivação para o trabalho são aperfeiçoadas, assim como o conhecimento técnico-científico é estimulado e ampliado.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes de graduação e pós-graduação da Biotecnologia do CDTec da UFPel a elaboração, planejamento, organização e gestão de eventos acadêmico-científico abrangendo o tema Biotecnologia. Permitindo e incentivando a troca de experiências e o trabalho interativo entre graduação e pós-graduação, assim como, transpondo o conhecimento gerado dentro da instituição para a sociedade.

Justificativa

A consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos para a organização e execução de evento acadêmico-científicos", mediante a cooperação entre cursos de graduação e pós-graduação, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar, promoção do crescimento acadêmico/profissional, incentivo à pesquisa e inovação e transposição do conhecimento gerado nas instituições de ensino/pesquisa.
A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas ou produzir bens de serviço. Onde é promovida a intersecção de diversas áreas do conhecimento como: engenharia, química, biologia, agronomia, veterinária e medicina, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de um ambiente com forte base acadêmica e científica.
Na Mostra Acadêmica da Biotecnologia são expostos trabalhos de variadas áreas da Biotecnologia, sendo estes avaliados por professores e pós-graduandos cadastrados mediante a edital. A Mostra Acadêmica premia os trabalhos destaques de cada uma das áreas do evento.
Os minicursos do Simpósio de Biotecnologia são atividades teórico-práticas relacionadas a temas pertinentes e de escolha dos acadêmicos de Biotecnologia. Estes minicursos são ministrados por alunos da pós-graduação e pós-doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel e pelos professores do CDTec da UFPel.

Metodologia

O planejamento, organização e avaliação do Simpósio de Biotecnologia e da Mostra Acadêmica da Biotecnologia se dará em reuniões semanais sistemáticas entre a professora coordenadora, professores colaboradores e os alunos de graduação e pós-graduação da Biotecnologia do CDTec/UFPel colaboradores do projeto de extensão.
O evento terá abrangência regional, ocorrerá ao final do primeiro semestre dos anos de 2019, 2020 e 2021, nas dependências da Biotecnologia, no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas.
As primeiras pautas a serem discutidas dentre os colaboradores deverão ser:
- A importância e as formas da comunicação técnico-científica na atualidade;
- A popularização dos conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos no âmbito acadêmico;
- A importância e a relevância do tema escolhido para um evento acadêmico cientifico na atualidade.
- A abrangência dos temas que serão abordados nos Minicursos do Simpósio de Biotecnologia e na Mostra Acadêmica da Biotecnologia;
De forma subsequente, iniciarão as etapas de organização dos Minicursos do Simpósio de Biotecnologia e da Mostra Acadêmica da Biotecnologia. As quais consistirão em:
a) Formação de grupos de trabalho: Grupo de Minicursos; Grupo da Mostra Acadêmica; Grupo de Divulgação; Grupo do Financeiro; Grupo do cerimonial, documentação e certificados; Grupo do coffee-break; Grupo do coquetel de premiação da Mostra Acadêmica; Grupo das inscrições.
b) Discussões sistemáticas dentre os colaboradores de cada grupo de trabalho;
c) Discussões sistemáticas semanais do grande grupo de colaboradores, com definição das propostas e resolução das problemáticas;
Nas etapas que antecedem a execução do Simpósio de Biotecnologia e da Mostra Acadêmica será necessária a construção e manutenção do site e redes sociais do evento, assim como a ampla divulgação através de mídia eletrônica.
Já nas etapas de realização do Simpósio de Biotecnologia e da Mostra Acadêmica será necessário a:
- Organização do local;
- Credenciamento dos participantes e entrega do material;
- Preparo e execução do coffee-break;
- Organização da premiação da mostra acadêmica;
- Execução do cerimonial do evento;
- Recepção dos avaliadores da mostra acadêmica;
- Entrega e recolhimento do formulário de avaliação do evento pelos participantes;
- Entrega de certificados;
- Confecção e publicação dos anais da Mostra Acadêmica.
Após realização do evento será destinado uma etapa para finalização, contabilização e análise dos resultados das avaliações do evento. E por fim será confeccionado o relatório final do projeto e a prestação de contas.

Indicadores, Metas e Resultados

Público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de Biotecnologia. São estimados em torno de 300 participantes em cada edição do evento. Os participantes são de cursos de áreas afins com a Biotecnologia, principalmente de instituições como: UFPel, UCPel, UFRGS, FURG, UERGS, UNIPAMPA, URCAMP e UFSM. Espera-se alcançar como principal resultado a divulgação da Biotecnologia, a promoção do crescimento acadêmico e profissional, o incentivo à pesquisa e inovação e a transposição do conhecimento gerado em nossa instituição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEJANDRA SANCHEZ CHEQUER
AMANDA SILVA HECKTHEUER
AMANDA WEEGE DA SILVEIRA MARTINS
ANA LAURA DA SILVA FEIJÓ
ANA LUÍSA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI
ANA VITÓRIA COSTA
ANDREI LUCAS PADILHA PEREIRA
ANDRIELE BÖNEMANN MADRUGA
ANDRIELE BÖNEMANN MADRUGA
BRUNA MIRANDA RODRIGUES
BÁRBARA DA ROCHA FONSECA
CAMILA RIOS PIECHA
CAROLINE DE PAULA LOPES CORRÊA
CHRISTIAN DOMINGUES SANCHEZ
DARLING DE ANDRADE LOURENÇO
EDUARDO DOS SANTOS MACEDO COSTA
EDUARDO NUNES DELLAGOSTIN
EDUARDO NUNES DELLAGOSTIN
FREDERICO SCHMITT KREMER6
GABRIEL BRENNER
GABRIELA DE QUADROS DA LUZ
GIULI ARGOU MARQUES
GIULIANA DE AVILA FERRONATO
GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES
GUILHERME AUGUSTO ROSA
ILANA FIGUEIRA DA SILVA
ILANA MAZZOLENI
ISADORA ANDRÉ ROSA LOPES
ISADORA LEITZKE GUIDOTTI
IZADORA PETER FURTADO
JEAN DE OLIVEIRA LOUZADA
JEAN RODRIGUES OLIVEIRA DE SOUSA
KAUANE NAYARA BAHR LEDEBUHR
LARISSA BEATRIZ SILVA DAS NEVES
LAURA DE MORAES GOMES
LUCAS DAMÉ SIMÕES
LUCAS REICHERT MAUBRIGADES
LUCIANA BICCA DODE2
LUCIELLI SAVEGNAGO1
LUIZ PAULO DE OLIVEIRA FERREIRA
MABELLE CARDIA NUNES DOS SANTOS
MARIA CHRISTINA WILLE
MARIANA GÁLLIO FRONZA
MARIANA HÄRTER REMIÃO9
MARIANA LEMOS BRASIL
MARIANA PINTO DA MOTA GOMES
MICHELE MARQUES NOEDEL DA SILVA
NYELSON DA SILVA NONATO
PALOMA TABORDA BIRMANN
PATRÍCIA SILVA DIAZ14
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON30
PÁMELA SCARAFFUNI CABALLERO
RAFAEL RODRIGUES RODRIGUES
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA1
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN9
THAYANE GARCIA BLUMBERG
THAYANE GARCIA BLUMBERG
THIAGO ÂNGELO SMANIOTTO
VANESSA GALLI14
VITOR DA SILVEIRA ALBA
VITORIA HIRDES GLENZEL
VITÓRIA ADRIELLY CATSCHOR DOS SANTOS

Página gerada em 29/03/2024 09:31:18 (consulta levou 0.334780s)