Nome do Projeto
MathLibras - Ano 1
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/05/2019 - 29/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto de Extensão "MathLibras - Ano 1" tem sua origem no projeto de pesquisa "Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras", de 2017, financiado pelo CNPq, e visa produzir jogos e materiais didáticos de matemática com inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos.
Objetivo Geral
Produzir materiais e jogos de matemática adaptados e ministrar oficinas de matemática em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva, com ênfase na Educação de Surdos.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de ensinar Matemática numa perspectiva inclusiva, onde as especificidades dos alunos são consideradas. Neste contexto, a ênfase é para os alunos surdos, porém os materiais e jogos produzidos podem ser utilizado por ouvintes e, dependendo da situação, por alunos com outras deficiências.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
A proposta é oferecer um material com acessibilidade linguística para o surdo, bem como despertar no ouvinte a curiosidade pela Libras.
Ainda, oportunizar ao licenciando em Matemática uma vivência diferente relacionada ao ensino de Matemática.
Metodologia
Estudo de materiais e jogos de matemática possíveis de serem adaptados.
Produção de materiais e jogos de matemática adaptados.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas.
Produção de materiais e jogos de matemática adaptados.
Aplicação dos materiais e jogos produzidos em oficinas em escola, eventos e/ou outros contextos.
Análise dos materiais e jogos produzidos e das oficinas ministradas.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação de escolas públicas e privadas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 1 | ||
| ELISABETE STRELOW DE CASTRO | |||
| FILIPE HENRIQUE RAMOS | |||
| GEILSON DE ALMEIDA SOARES | |||
| HENIANE PASSOS ALEIXO | |||
| JOAO LUCAS CRUZ FICK | |||
| MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | |||
| MAURICIO ALVES RAMOS | |||
| MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | |||
| PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | |||
| PATRÍCIA CASARIN PEIL | |||
| PRISCILA INDIAN CONCEICAO RANGEL | |||
| ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 1 | ||
| SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA | |||
| STEPHANIE OLIVEIRA HERRMANN | |||
| THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN | 4 |