Nome do Projeto
Ações motivacionais para aprendizagem sobre corpo humano e saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/08/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto destina-se ao desenvolvimento de atividades em parceria entre o Laboratório de Anatomia Humana da UFPel e a Escola Louis Braille, tendo, como objetivo principal, realizar ações motivacionais junto a pessoas com deficiência visual, com a intenção de contribuir com a aprendizagem sobre o tema corpo humano e saúde. Para o desenvolvimento pretende-se utilizar modelos anatômicos do Laboratório de Anatomia Humana da UFPel, como recursos facilitadores de novas vivências no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, sobre diferentes temas relacionados a Anatomia Humana. Assim, inicialmente propõe-se a realização de encontros quinzenais, na escola Louis Braille, envolvendo estudantes de graduação da UFPel (que já tenham cursado as disciplinas de Anatomia Humana) e turmas de pessoas com deficiência visual da escola, para que temas sobre Anatomia Humana sejam debatidos de forma teórica e prática, utilizando-se modelos anatômicos disponíveis no Laboratório de Anatomia da universidade. Os possíveis temas a serem abordados são: 1. Sistema esquelético; 2. Sistema muscular; 3. Sistema cardiorrespiratório; 4. Sistema digestório; 5. Sistema geniturinário. A integração entre universidade e grupos de pessoas com deficiência visual, através da utilização de recursos humanos e materiais disponíveis na UFPel, terá o intuito de aprofundar conhecimentos sobre o corpo humano e saúde. Pretende-se, dessa forma, favorecer a difusão do conhecimento produzido na academia e, simultaneamente, estimular a formação universitária direcionada à inclusão social de pessoas com deficiência.

Objetivo Geral

Realizar ações motivacionais junto a pessoas com deficiência visual, com a intenção de contribuir com a aprendizagem sobre o tema corpo humano e saúde.

Justificativa

A utilização de modelos anatômicos humanos, disponíveis na UFPel, poderá qualificar o ensino direcionado aos escolares com deficiência visual, sobre temas relacionados ao corpo humano e saúde. Os escolares cegos e com baixa visão poderão "ver com as mãos" e explorar diferentes maquetes e peças que representam os sistemas orgânicos do homem, facilitando, assim, correlacionar o tema transversal saúde, na perspectiva dos componentes trabalhados em aulas de Ciências e de Biologia na escola.

Metodologia

Para o desenvolvimento pretende-se utilizar modelos anatômicos do Laboratório de Anatomia Humana da UFPel, como recursos facilitadores de novas vivências no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, sobre diferentes temas relacionados a Anatomia Humana. Assim, inicialmente propõe-se a realização de encontros quinzenais, na escola Louis Braille, envolvendo docentes, estudantes de graduação da UFPel (que já tenham cursado as disciplinas de Anatomia Humana) e turmas de pessoas com deficiência visual da escola Louis Braille, para que temas sobre Anatomia Humana sejam debatidos de forma teórica e prática, utilizando-se dos materiais disponíveis no Laboratório de Anatomia da universidade. Os possíveis temas a serem abordados são: 1. Sistema esquelético; 2. Sistema muscular; 3. Sistema cardiorrespiratório; 4. Sistema digestório; 5. Sistema geniturinário. Para a seleção de materiais a serem utilizados durante as atividades na escola Louis Braille, pretende-se contar com a participação de um estudante da UFPel, que possua deficiência visual. Entende-se que dessa forma, maquetes mais adequadas para a exploração manual dos escolares cegos e com baixa visão serão escolhidas, de acordo com cada um dos cinco temas inicialmente propostos para o trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: - Desenvolver ações de extensão que propiciem experiências ampliadas aos estudantes escolares cegos e com baixa visão. -Correlacionar a abordagem do tema transversal saúde, na perspectiva dos componentes trabalhados em aulas de Ciências e de Biologia na escola Louis Braille. Resultados esperados: -Realização de encontros quinzenais com os escolares, objetivando trabalhar diferentes temas sobre o corpo humano e realizar a exploração manual de modelos anatômicos que permitam qualificar a aprendizagem. -Favorecer o conhecimento específico a cerca da morfologia dos sistemas orgânicos do homem. -Possibilitar reflexões sobre o processo saúde doença, para além dos fenômenos biológicos.
-Viabilizar o papel do acadêmico de graduação como difusor do conhecimento, aproximando-o da sociedade e fortalecendo o compromisso social da Universidade.
Indicador de desempenho: Articulação entre Instituto de Biologia-Laboratório de Morfologia Humana e Escolas Louis Braille- Pelotas, para o desenvolvimento do projeto de extensão "Ações motivacionais para aprendizagem sobre corpo humano e saúde". Mobilização de acadêmicos da UFPel para execução das atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA1
ANA CAROLINA BICCA PERES
ANELISE LEVAY MURARI
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES1
CAMILA DE MORAES FARIAS
CAROLINE DA COSTA FAGUNDES
DANIEL LAMPE DA SILVA
Daniela Almeida
GABRIELLA REZ DE OLIVEIRA
JULIANA GARCIA HEPP
LIZANDRA SELAU SANTOS
LUCAS ADRIANO NASCIMENTO GEHRES
MARCIO OSORIO GUERREIRO1
MARIANA SOARES VALENCA8
MARILZA SARAIVA BELCHIOR
MIRIAN QUÊNIA COSTA DA ROSA
Mateus Casanova dos Santos1
NARRYMAN PINTO ZUGE
NICOLE PAVELAK BECKER
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO1
TAIS LESSA DA COSTA

Página gerada em 15/11/2024 01:44:11 (consulta levou 0.154213s)