Nome do Projeto
Ações motivacionais para aprendizagem sobre corpo humano e saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/08/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto destina-se ao desenvolvimento de atividades em parceria entre o Laboratório de Anatomia Humana da UFPel e a Escola Louis Braille, tendo, como objetivo principal, realizar ações motivacionais junto a pessoas com deficiência visual, com a intenção de contribuir com a aprendizagem sobre o tema corpo humano e saúde. Para o desenvolvimento pretende-se utilizar modelos anatômicos do Laboratório de Anatomia Humana da UFPel, como recursos facilitadores de novas vivências no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, sobre diferentes temas relacionados a Anatomia Humana. Assim, inicialmente propõe-se a realização de encontros quinzenais, na escola Louis Braille, envolvendo estudantes de graduação da UFPel (que já tenham cursado as disciplinas de Anatomia Humana) e turmas de pessoas com deficiência visual da escola, para que temas sobre Anatomia Humana sejam debatidos de forma teórica e prática, utilizando-se modelos anatômicos disponíveis no Laboratório de Anatomia da universidade. Os possíveis temas a serem abordados são: 1. Sistema esquelético; 2. Sistema muscular; 3. Sistema cardiorrespiratório; 4. Sistema digestório; 5. Sistema geniturinário. A integração entre universidade e grupos de pessoas com deficiência visual, através da utilização de recursos humanos e materiais disponíveis na UFPel, terá o intuito de aprofundar conhecimentos sobre o corpo humano e saúde. Pretende-se, dessa forma, favorecer a difusão do conhecimento produzido na academia e, simultaneamente, estimular a formação universitária direcionada à inclusão social de pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Realizar ações motivacionais junto a pessoas com deficiência visual, com a intenção de contribuir com a aprendizagem sobre o tema corpo humano e saúde.
Justificativa
A utilização de modelos anatômicos humanos, disponíveis na UFPel, poderá qualificar o ensino direcionado aos escolares com deficiência visual, sobre temas relacionados ao corpo humano e saúde. Os escolares cegos e com baixa visão poderão "ver com as mãos" e explorar diferentes maquetes e peças que representam os sistemas orgânicos do homem, facilitando, assim, correlacionar o tema transversal saúde, na perspectiva dos componentes trabalhados em aulas de Ciências e de Biologia na escola.
Metodologia
Para o desenvolvimento pretende-se utilizar modelos anatômicos do Laboratório de Anatomia Humana da UFPel, como recursos facilitadores de novas vivências no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, sobre diferentes temas relacionados a Anatomia Humana. Assim, inicialmente propõe-se a realização de encontros quinzenais, na escola Louis Braille, envolvendo docentes, estudantes de graduação da UFPel (que já tenham cursado as disciplinas de Anatomia Humana) e turmas de pessoas com deficiência visual da escola Louis Braille, para que temas sobre Anatomia Humana sejam debatidos de forma teórica e prática, utilizando-se dos materiais disponíveis no Laboratório de Anatomia da universidade. Os possíveis temas a serem abordados são: 1. Sistema esquelético; 2. Sistema muscular; 3. Sistema cardiorrespiratório; 4. Sistema digestório; 5. Sistema geniturinário. Para a seleção de materiais a serem utilizados durante as atividades na escola Louis Braille, pretende-se contar com a participação de um estudante da UFPel, que possua deficiência visual. Entende-se que dessa forma, maquetes mais adequadas para a exploração manual dos escolares cegos e com baixa visão serão escolhidas, de acordo com cada um dos cinco temas inicialmente propostos para o trabalho.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta: - Desenvolver ações de extensão que propiciem experiências ampliadas aos estudantes escolares cegos e com baixa visão. -Correlacionar a abordagem do tema transversal saúde, na perspectiva dos componentes trabalhados em aulas de Ciências e de Biologia na escola Louis Braille. Resultados esperados: -Realização de encontros quinzenais com os escolares, objetivando trabalhar diferentes temas sobre o corpo humano e realizar a exploração manual de modelos anatômicos que permitam qualificar a aprendizagem. -Favorecer o conhecimento específico a cerca da morfologia dos sistemas orgânicos do homem. -Possibilitar reflexões sobre o processo saúde doença, para além dos fenômenos biológicos.
-Viabilizar o papel do acadêmico de graduação como difusor do conhecimento, aproximando-o da sociedade e fortalecendo o compromisso social da Universidade.
Indicador de desempenho: Articulação entre Instituto de Biologia-Laboratório de Morfologia Humana e Escolas Louis Braille- Pelotas, para o desenvolvimento do projeto de extensão "Ações motivacionais para aprendizagem sobre corpo humano e saúde". Mobilização de acadêmicos da UFPel para execução das atividades.
-Viabilizar o papel do acadêmico de graduação como difusor do conhecimento, aproximando-o da sociedade e fortalecendo o compromisso social da Universidade.
Indicador de desempenho: Articulação entre Instituto de Biologia-Laboratório de Morfologia Humana e Escolas Louis Braille- Pelotas, para o desenvolvimento do projeto de extensão "Ações motivacionais para aprendizagem sobre corpo humano e saúde". Mobilização de acadêmicos da UFPel para execução das atividades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA | 1 | ||
ANA CAROLINA BICCA PERES | |||
ANELISE LEVAY MURARI | |||
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES | 1 | ||
CAMILA DE MORAES FARIAS | |||
CAROLINE DA COSTA FAGUNDES | |||
DANIEL LAMPE DA SILVA | |||
Daniela Almeida | |||
GABRIELLA REZ DE OLIVEIRA | |||
JULIANA GARCIA HEPP | |||
LIZANDRA SELAU SANTOS | |||
LUCAS ADRIANO NASCIMENTO GEHRES | |||
MARCIO OSORIO GUERREIRO | 1 | ||
MARIANA SOARES VALENCA | 8 | ||
MARILZA SARAIVA BELCHIOR | |||
MIRIAN QUÊNIA COSTA DA ROSA | |||
Mateus Casanova dos Santos | 1 | ||
NARRYMAN PINTO ZUGE | |||
NICOLE PAVELAK BECKER | |||
RAFAELA DOS SANTOS SCHNEID | |||
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO | 1 | ||
TAIS LESSA DA COSTA |