Nome do Projeto
Mutirão das artes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 14/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Criar espaços e oportunidades multidisciplinares de uso adequado do tempo livre, habilidades e fruição das artes, especialmente da música, do teatro, do cinema e da dança, com estudantes em situação de vulnerabilidade social da escola de ensino fundamental municipal de Capão do Leão, Elmar da Silva Costa, bem como, de capacitação e motivação para as rotinas docentes de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Criar espaços e oportunidades para o uso adequado do tempo livre, habilidades e fruição das artes, especialmente da música, do teatro, do cinema e da dança, bem como, de capacitação e motivação para as rotinas docentes de ensino-aprendizagem.
Específicos:
Oportunizar aos estudantes do ensino fundamental, os espaços livres para a criação e conhecimento da música (percussão) e/ou do teatro e/ou do cinema e/ou da dança;
Educar para o uso adequado do tempo livre;
Refletir sobre cidadania e direitos humanos;
Participar de eventos de arte na UFPel e na região;
Capacitar docentes e desenvolver a autoestima para resolução de conflitos e para uma melhor qualidade de vida profissional e cidadã.
Específicos:
Oportunizar aos estudantes do ensino fundamental, os espaços livres para a criação e conhecimento da música (percussão) e/ou do teatro e/ou do cinema e/ou da dança;
Educar para o uso adequado do tempo livre;
Refletir sobre cidadania e direitos humanos;
Participar de eventos de arte na UFPel e na região;
Capacitar docentes e desenvolver a autoestima para resolução de conflitos e para uma melhor qualidade de vida profissional e cidadã.
Justificativa
A escola municipal de Capão do Leão, Elmar da Silva Costa, vem sofrendo as consequências da degradação material e, também, do desânimo de docentes e desinteresse de estudantes. A pobreza, o tráfico e o consumo de drogas também compõe parte desta triste realidade. A escola não possui espaços adequados para o lazer, o esporte e a artes. A Loja Tiradentes II, da Fundação Maçonica Educacional, sensibilizada com esta situação, procurou o Centro de Artes para o desenvolvimento de um Projeto Piloto que pudesse fomentar habilidades e fruição das artes, educar para o uso adequado do tempo livre. O Projeto, em sua primeira versão (08.16 a 12.16), atendeu a demanda dos docentes da escola, trabalhando com a autoestima e com a capacidade de resolução de conflitos e criou grupos de teatro, dança e música dos quais participaram um número significativo de estudantes da escola.
Para estes dois anos (2017-2018) se vão intensificar as ações, incluindo o cinema e, posteriormente, as artes visuais. Os pedidos da escola e da Loja maçônica de manutenção do projeto decorrem do êxito do piloto realizado no segundo semestre de 2016. É provável ainda, que o Mutirão das Artes alcance outras escolas do município de Capão do Leão.
Para estes dois anos (2017-2018) se vão intensificar as ações, incluindo o cinema e, posteriormente, as artes visuais. Os pedidos da escola e da Loja maçônica de manutenção do projeto decorrem do êxito do piloto realizado no segundo semestre de 2016. É provável ainda, que o Mutirão das Artes alcance outras escolas do município de Capão do Leão.
Metodologia
Um encontro semanal com duração de aproximadamente 01:30 com cada grupo, orientado por estudantes voluntários dos cursos de dança, teatro, cinema e música:
Dança
Teatro
Percussão (e outros)
Cinema
Os encontros acontecerão na escola, na sede do CTG Herança Campeira e no Centro de Artes da UFPel
Encontros semanais com os docentes, na escola.
Reuniões quinzenais de avaliação e planejamento da equipe
Dança
Teatro
Percussão (e outros)
Cinema
Os encontros acontecerão na escola, na sede do CTG Herança Campeira e no Centro de Artes da UFPel
Encontros semanais com os docentes, na escola.
Reuniões quinzenais de avaliação e planejamento da equipe
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto Piloto abriu grupos de teatro, dança e música. A procura foi bastante significativa bem como a participação e compromisso dos estudantes da escola e dos monitores do Centro de Artes. O trabalho realizado junto ao corpo docente da escola, também surgiu efeitos bastantes positivos refletidos na demanda pela continuidade dessa ação. Nesta segunda etapa, verificaremos a adesão ao projeto, isto é, o número de estudantes da escola interessados. A partir das realidades e demandas, poderá se abrir o projeto à comunidade vizinha. Quanto às metas, se deseja criar grupos permanentes, abertos e autônomos de dança, teatro e música, bem como, de conhecimento da produção de vídeos. Espera-se que os integrantes dos diferentes grupos mantenham-se em participação e compromisso, alcancem a produção de conhecimento, fruição e habilidades nas diferentes áreas de ação, bem como, que participem de eventos locais, nacionais e internacionais, quando possível, compartilhando as experiências. Igualmente, se espera que os monitores possam compartilhar a experiência e o aprendizado com a comunidade acadêmica, participem de seminários e congressos, e que, de modo geral, docentes e estudantes, estabelecem relações com a pesquisa e o ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DÉBORA SOUTO ALLEMAND | 2 | ||
FELIPE CESAR ZOCAL | |||
GABRIEL FILIPE MOREIRA ALVES | |||
GUSTAVO BROCKER DA SILVA | |||
JOSIAS PEREIRA DA SILVA | 2 | ||
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 4 | ||
KAROLINA DA ROSA MENDES | |||
LARISSA MARA ESCUDEIRO | |||
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCK | 4 | ||
PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 4 | ||
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS |