Nome do Projeto
Preservação do patrimônio cultural através da química do ensino médio e o ensino de química através do patrimônio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2017 - 30/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O ensino de química no Brasil se depara frequentemente com desafios associados ao não reconhecimento da aplicabilidade do seu conteúdo na vida prática dos alunos, como em aplicações tecnológicas, ambientais, sociais, políticas, econômicas e históricas, o que muitas vezes torna essa disciplina pouco atrativa ou pouco interessante. Pensando nisso, uma série de trabalhos tem sido desenvolvida com o objetivo de transpor os conteúdos da química para o cotidiano dos alunos, auxiliando-os na compreensão teórica e prática e permitindo uma melhor concepção da importância e da presença da química em suas vidas.
É interessante perceber que o ensino de química através de abordagens do cotidiano promove um melhor conhecimento não somente sobre a química, mas também sobre o tema abordado. Há de se considerar, portanto, que o uso de temas do cotidiano no ensino de química pode promover impactos positivos não somente no ensino da química, mas também em questões de interesse direto do tema cotidiano. Na área de patrimônio cultural, por exemplo, é possível pensar que a contextualização da química através de bens culturais pode auxiliar na compreensão e contextualização da disciplina, ao mesmo tempo que, dependendo da metodologia aplicada, pode auxiliar na promoção da preservação patrimonial.
Com isso, portanto, envolvendo equipe inter/transdisciplinar e fazendo uso de metodologias do ensino de química associada à educação para o patrimônio e a conhecimentos da ciência da conservação, este projeto de extensão tem como objetivo promover preservação patrimonial através do ensino de química ao mesmo tempo em que promove o ensino de química através do patrimônio cultural. O projeto foca em alunos do ensino médio de escolas da rede pública e oferece formação complementar a professores das escolas participantes e a alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
Objetivo Geral
Este projeto de extensão tem como objetivo geral promover preservação patrimonial através do ensino de química ao mesmo tempo em que promove o ensino de química através do patrimônio cultural, focando em alunos do ensino médio de escolas da rede pública e oferecendo formação complementar a professores das escolas e aos alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
Como objetivos específicos, têm-se:
1) integrar nas áreas de educação para o patrimônio e ensino de química, em cenário nacional, atividades acadêmicas de museologia, conservação e restauração e química;
2) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de utilizar os já desenvolvidos em projeto anterior, para promover a preservação patrimonial através do ensino de química ao mesmo tempo que promove o ensino de química através do patrimônio, focando em alunos do ensino médio de escolas da rede pública;
3) proporcionar ferramentas aos alunos do ensino médio para melhor fixação de conteúdos associados à disciplina da química;
4) incentivar os alunos do ensino médio a reconhecerem e se apropriarem do patrimônio cultural;
5) estimular os alunos do ensino médio a promoverem a preservação patrimonial;
6) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de aplicar os já desenvolvidos em projeto anterior, para promover a divulgação científica da química aplicada a bens culturais, focando em alunos do ensino médio de escolas da rede pública;
7) elucidar para os alunos do ensino médio a importância e aplicabilidade das investigações científicas em bens culturais;
8) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de aplicar os já desenvolvidos em projeto anterior, para a qualificação de professores de química do ensino médio de modo que os mesmos possam dar continuidade às atividades desenvolvidas neste projeto;
9) oferecer qualificação extracurricular e diferenciada para alunos dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel para atuarem em educação para o patrimônio no ensino médio de química.
Como objetivos específicos, têm-se:
1) integrar nas áreas de educação para o patrimônio e ensino de química, em cenário nacional, atividades acadêmicas de museologia, conservação e restauração e química;
2) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de utilizar os já desenvolvidos em projeto anterior, para promover a preservação patrimonial através do ensino de química ao mesmo tempo que promove o ensino de química através do patrimônio, focando em alunos do ensino médio de escolas da rede pública;
3) proporcionar ferramentas aos alunos do ensino médio para melhor fixação de conteúdos associados à disciplina da química;
4) incentivar os alunos do ensino médio a reconhecerem e se apropriarem do patrimônio cultural;
5) estimular os alunos do ensino médio a promoverem a preservação patrimonial;
6) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de aplicar os já desenvolvidos em projeto anterior, para promover a divulgação científica da química aplicada a bens culturais, focando em alunos do ensino médio de escolas da rede pública;
7) elucidar para os alunos do ensino médio a importância e aplicabilidade das investigações científicas em bens culturais;
8) produzir e aplicar novos materiais e métodos, além de aplicar os já desenvolvidos em projeto anterior, para a qualificação de professores de química do ensino médio de modo que os mesmos possam dar continuidade às atividades desenvolvidas neste projeto;
9) oferecer qualificação extracurricular e diferenciada para alunos dos cursos de Museologia e de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel para atuarem em educação para o patrimônio no ensino médio de química.