Nome do Projeto
II Seminário de Integração entre Universidade e Escola: Ciências Humanas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 30/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente projeto de extensão tem o intento de implementar um seminário que vise promover a integração entre a universidade e a escola, tendo como eixo central a formação de professores nas ciências humanas, envolvendo as áreas de Sociologia, Geografia, Filosofia e História. Dessa maneira, busca-se criar um espaço-tempo de intercâmbio de ideias e socialização de experiências entre licenciandos das ciências humanas, professores da rede básica de ensino (municipal, estadual e/ou federal) e professores do ensino superior. Pretende-se propiciar encontros entre sujeitos com vivências, lócus de atuação e tempos de carreira distintos a fim de construir um debate complexo e não simplista sobre a profissão docente e sua formação no contexto escolar. Parte-se do pressuposto de que ensino-pesquisa e teoria-prática devem estar articulados. Portanto, este projeto visa contribuir para a integrar os contextos acadêmico e escolar, com ênfase na formação de professores por meio do estágio nas ciências humanas.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Promover um espaço-tempo formativo pautado pelo diálogo interdisciplinar, troca de ideias e de relatos de experiência acerca das práticas de ensino em ciências humanas desenvolvidas por acadêmicos no seu Estágio Supervisionado, por professores do ensino básico e professores da academia.
Específicos
1) Proporcionar aos acadêmicos das Licenciaturas em ciências humanas, aos professores do ensino básico e superior um espaço-tempo de encontros que permitam a socialização de experiências e a reflexão concernente ao ensino e à formação de profissional na contemporaneidade;
2) Possibilitar que os acadêmicos das Licenciaturas apresentem trabalhos de forma oral referentes às práticas educativas que realizaram ao longo de seu estágio supervisionado;
3) Analisar a formação docente em Geografia, História, Filosofia e Sociologia, bem como a relação entre universidade e escolas frente às mudanças educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, que marcam o contexto hodierno;
4) Contribuir para a integração permanente entre universidade e escolas, por meio da interação de sujeitos com diferentes níveis de experiência no processo de formação profissional;
5) Comparar as expectativas/propostas dos estagiários e as demandas/necessidades das escolas nas disciplinas das Ciências Humanas.
Promover um espaço-tempo formativo pautado pelo diálogo interdisciplinar, troca de ideias e de relatos de experiência acerca das práticas de ensino em ciências humanas desenvolvidas por acadêmicos no seu Estágio Supervisionado, por professores do ensino básico e professores da academia.
Específicos
1) Proporcionar aos acadêmicos das Licenciaturas em ciências humanas, aos professores do ensino básico e superior um espaço-tempo de encontros que permitam a socialização de experiências e a reflexão concernente ao ensino e à formação de profissional na contemporaneidade;
2) Possibilitar que os acadêmicos das Licenciaturas apresentem trabalhos de forma oral referentes às práticas educativas que realizaram ao longo de seu estágio supervisionado;
3) Analisar a formação docente em Geografia, História, Filosofia e Sociologia, bem como a relação entre universidade e escolas frente às mudanças educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, que marcam o contexto hodierno;
4) Contribuir para a integração permanente entre universidade e escolas, por meio da interação de sujeitos com diferentes níveis de experiência no processo de formação profissional;
5) Comparar as expectativas/propostas dos estagiários e as demandas/necessidades das escolas nas disciplinas das Ciências Humanas.
Justificativa
O projeto de se justifica pela demanda premente de criar e organizar momentos de encontro direcionados à integração universidade-escola. O abismo existente entre o espaço acadêmico e escolar é evidente e a necessidade de articulação entre os mesmos é pauta permanente de reivindicação dos licenciandos, futuros professores. Isso porque a formação inicial (licenciatura), no geral, discute sobre ensino e escola restringindo-se ao plano teórico. Destarte, a proposta de Seminário surge como possibilidade de entrelaçar estes espaços e, sobretudo, os sujeitos que os produzem e neles atuam. (Re)pensar o ensino de Geografia, História, Filosofia e Sociologia no contexto contemporâneo requer o diálogo constante entre licenciandos, professores do ensino básico e professores formadores. A partilha dos relatos de experiência sobre o que foi vivenciado nos estágios constitui, por si só, uma prática de formação, tanto para os narradores quanto para os ouvintes. Narrar é revisitar memórias, mas também é projetar-se em constante devir. Permite a reflexão sobre seu percurso formativo, bem como possibilita a transformação de suas práticas educativas futuras. Portanto, para além da integração entre universidade-escola, o Seminário apresenta importância ao possibilitar momentos de construção coletiva da professoralidade em Ciências Humanas
Metodologia
O Seminário ocorrerá em três dias e tem como propostas de atividades a realização mesas, apresentação de trabalhos (relatos de experiência) e momentos culturais.
A metodologia adotada consistirá em exposição-dialogada entre os participantes a fim de discutir as temáticas em questão. Desse modo, o Seminário será caracterizado pelas narrativas dos convidados e, a partir dessas, pela problematização e reflexão por meio do diálogo com os demais participantes.
As apresentações de trabalho serão realizadas por acadêmicos das Licenciaturas que cursaram o Estágio Supervisionado (Fundamental e/ou Médio) e irão compartilhar suas experiências de ensino, salientando as práticas pedagógicas. Os professores da Educação Básica também estão convidados a apresentar relatos de suas experiencias.
A metodologia adotada consistirá em exposição-dialogada entre os participantes a fim de discutir as temáticas em questão. Desse modo, o Seminário será caracterizado pelas narrativas dos convidados e, a partir dessas, pela problematização e reflexão por meio do diálogo com os demais participantes.
As apresentações de trabalho serão realizadas por acadêmicos das Licenciaturas que cursaram o Estágio Supervisionado (Fundamental e/ou Médio) e irão compartilhar suas experiências de ensino, salientando as práticas pedagógicas. Os professores da Educação Básica também estão convidados a apresentar relatos de suas experiencias.
Indicadores, Metas e Resultados
Integração entre universidade e escola por meio dos encontros propiciados pelo Seminário que busca reunir licenciandos, professores da escola e professores da universidade.
Ampliação e aprofundamento das discussões teórico-epistêmico-metodológicas referentes ao ensino das ciências humanas e à formação docente na atualidade.
Contribuição para o repensar das propostas didáticas e das práticas atualmente desenvolvidas por estagiários das Ciências Humanas nas escolas públicas de Pelotas e região.
Qualificação da formação de professores de acordo com os desafios políticos colocados à educação e à escola hoje.
Ampliação e aprofundamento das discussões teórico-epistêmico-metodológicas referentes ao ensino das ciências humanas e à formação docente na atualidade.
Contribuição para o repensar das propostas didáticas e das práticas atualmente desenvolvidas por estagiários das Ciências Humanas nas escolas públicas de Pelotas e região.
Qualificação da formação de professores de acordo com os desafios políticos colocados à educação e à escola hoje.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
Amanda Nunes Moreira | |||
CARLOS ALBERTO BARZ | |||
CÍNTIA ALESSANDRA DA SILVA VAZ | |||
DANIEL DIAS LOPES | |||
DANIELLY JARDIM MILANO | |||
EDGAR AVILA GANDRA | 24 | ||
EDSON DE MELLO BORGES | |||
GABRIELA DAMBROS | 24 | ||
GUILHERME DA SILVA CRIZEL | |||
KELIN VALEIRAO | 26 | ||
LEANDRO COELHO VOLCAN | |||
LISIANE SIAS MANKE | 24 | ||
LOECI MILECH SEUS | |||
LUCAS DE SOUZA PEDROSO | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
MARCO ANTONIO COELHO COI | |||
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 24 | ||
MAURO DILLMANN TAVARES | 26 | ||
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR | |||
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS | |||
NICOLLE VERGARA DA SILVA | |||
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | 26 | ||
PRISCILA BARCELOS CARDOSO ROHNELT | |||
ROMERIO JAIR KUNRATH | 4 | ||
ROSA ELENA NOAL | 4 | ||
SANDRO DE CASTRO PITANO | 26 |