Nome do Projeto
II Seminário de Integração entre Universidade e Escola: Ciências Humanas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 30/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente projeto de extensão tem o intento de implementar um seminário que vise promover a integração entre a universidade e a escola, tendo como eixo central a formação de professores nas ciências humanas, envolvendo as áreas de Sociologia, Geografia, Filosofia e História. Dessa maneira, busca-se criar um espaço-tempo de intercâmbio de ideias e socialização de experiências entre licenciandos das ciências humanas, professores da rede básica de ensino (municipal, estadual e/ou federal) e professores do ensino superior. Pretende-se propiciar encontros entre sujeitos com vivências, lócus de atuação e tempos de carreira distintos a fim de construir um debate complexo e não simplista sobre a profissão docente e sua formação no contexto escolar. Parte-se do pressuposto de que ensino-pesquisa e teoria-prática devem estar articulados. Portanto, este projeto visa contribuir para a integrar os contextos acadêmico e escolar, com ênfase na formação de professores por meio do estágio nas ciências humanas.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Promover um espaço-tempo formativo pautado pelo diálogo interdisciplinar, troca de ideias e de relatos de experiência acerca das práticas de ensino em ciências humanas desenvolvidas por acadêmicos no seu Estágio Supervisionado, por professores do ensino básico e professores da academia.

Específicos
1) Proporcionar aos acadêmicos das Licenciaturas em ciências humanas, aos professores do ensino básico e superior um espaço-tempo de encontros que permitam a socialização de experiências e a reflexão concernente ao ensino e à formação de profissional na contemporaneidade;
2) Possibilitar que os acadêmicos das Licenciaturas apresentem trabalhos de forma oral referentes às práticas educativas que realizaram ao longo de seu estágio supervisionado;
3) Analisar a formação docente em Geografia, História, Filosofia e Sociologia, bem como a relação entre universidade e escolas frente às mudanças educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, que marcam o contexto hodierno;
4) Contribuir para a integração permanente entre universidade e escolas, por meio da interação de sujeitos com diferentes níveis de experiência no processo de formação profissional;
5) Comparar as expectativas/propostas dos estagiários e as demandas/necessidades das escolas nas disciplinas das Ciências Humanas.

Justificativa

O projeto de se justifica pela demanda premente de criar e organizar momentos de encontro direcionados à integração universidade-escola. O abismo existente entre o espaço acadêmico e escolar é evidente e a necessidade de articulação entre os mesmos é pauta permanente de reivindicação dos licenciandos, futuros professores. Isso porque a formação inicial (licenciatura), no geral, discute sobre ensino e escola restringindo-se ao plano teórico. Destarte, a proposta de Seminário surge como possibilidade de entrelaçar estes espaços e, sobretudo, os sujeitos que os produzem e neles atuam. (Re)pensar o ensino de Geografia, História, Filosofia e Sociologia no contexto contemporâneo requer o diálogo constante entre licenciandos, professores do ensino básico e professores formadores. A partilha dos relatos de experiência sobre o que foi vivenciado nos estágios constitui, por si só, uma prática de formação, tanto para os narradores quanto para os ouvintes. Narrar é revisitar memórias, mas também é projetar-se em constante devir. Permite a reflexão sobre seu percurso formativo, bem como possibilita a transformação de suas práticas educativas futuras. Portanto, para além da integração entre universidade-escola, o Seminário apresenta importância ao possibilitar momentos de construção coletiva da professoralidade em Ciências Humanas

Metodologia

O Seminário ocorrerá em três dias e tem como propostas de atividades a realização mesas, apresentação de trabalhos (relatos de experiência) e momentos culturais.
A metodologia adotada consistirá em exposição-dialogada entre os participantes a fim de discutir as temáticas em questão. Desse modo, o Seminário será caracterizado pelas narrativas dos convidados e, a partir dessas, pela problematização e reflexão por meio do diálogo com os demais participantes.
As apresentações de trabalho serão realizadas por acadêmicos das Licenciaturas que cursaram o Estágio Supervisionado (Fundamental e/ou Médio) e irão compartilhar suas experiências de ensino, salientando as práticas pedagógicas. Os professores da Educação Básica também estão convidados a apresentar relatos de suas experiencias.

Indicadores, Metas e Resultados

Integração entre universidade e escola por meio dos encontros propiciados pelo Seminário que busca reunir licenciandos, professores da escola e professores da universidade.
Ampliação e aprofundamento das discussões teórico-epistêmico-metodológicas referentes ao ensino das ciências humanas e à formação docente na atualidade.
Contribuição para o repensar das propostas didáticas e das práticas atualmente desenvolvidas por estagiários das Ciências Humanas nas escolas públicas de Pelotas e região.
Qualificação da formação de professores de acordo com os desafios políticos colocados à educação e à escola hoje.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA
AMANDA NUNES MOREIRA
ANELIZE MILANO CARDOSO
CARLOS ALBERTO BARZ
CÍNTIA ALESSANDRA DA SILVA VAZ
DANIEL DIAS LOPES
DANIELLY JARDIM MILANO
EDGAR AVILA GANDRA24
EDSON DE MELLO BORGES
ELISA SCHWARTZ
ELISANE SCHWARTZ
ELIZABETE GOULART SIMÕES DE SIMÕES
FÁBIO PADILHA DA SILVA
GABRIELA DAMBROS24
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
JOAO NEI PEREIRA DAS NEVES
KELIN VALEIRAO26
LEANDRO COELHO VOLCAN
LISIANE SIAS MANKE24
LOECI MILECH SEUS
LUCAS DE SOUZA PEDROSO
LUIZ FERNANDO GUIMARÃES RÖHNELT
MARCIO DA COSTA LEAL JUNIOR
MARCO ANTONIO COELHO COI
MARCUS VINICIUS SPOLLE24
MAURO DILLMANN TAVARES26
NICOLLE VERGARA DA SILVA
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA26
PRISCILA BARCELOS CARDOSO ROHNELT
ROMERIO JAIR KUNRATH4
ROSA ELENA NOAL4
ROSA MARIA MÜLLER MORALES
ROSIMERI TEIXEIRA ZURCHIMITTEN
SANDRO DE CASTRO PITANO26

Página gerada em 26/02/2020 02:14:32 (consulta levou 0.753374s)