Nome do Projeto
DIA DE CAMPO – CULTURAS DE INVERNO" - ALTERNATIVAS/INOVAÇÕES PARA CULTIVO EM TERRAS BAIXAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O dia de campo de culturas de inverno representa uma ação inovadora, pois não há relatos de um evento desse tipo na região sul do Rio Grande do Sul/RS. Este dia tem como meta demonstrar alternativas de espécies como trigo, canola, cevada, centeio, aveia entre outras culturas, as quais podem ser utilizadas em rotação ou sucessão em áreas de terras baixas, pois as mesmas, normalmente ficam neste período (entre safra) em pousio/ociosas, assim não trazendo nenhum beneficio a todo sistema de produção. Também, pretende-se promover uma integração entre produtores rurais, profissionais da iniciativa privadas, professores, pesquisadores, alunos e técnicos, buscando nessa parceria, um desenvolvimento sustentável e rentável, fortalecendo toda cadeia produtiva da região. Os dias de campo/eventos serão realizados no Centro Agropecuário da Palma pertencente à Universidade Federal de Pelotas/UFPel, localizada no Município do Capão do Leão - RS às margens da BR 116, no Km 537. O roteiro de cada dia constará de 5 ou 6 estações com paradas de 10 minutos em cada parcela/ensaio demonstrativo das diferentes espécies, como também, terá um professor comentando a importância e mercado das culturas, assim serão formados grupos de em torno de 20 a 25 pessoas onde serão guiados no roteiro por alunos do curso de agronomia. Em cada estação, os participantes serão recepcionados nas tendas por alunos de Pós-graduação e Professores, os quais irão poder ter uma efetiva troca de conhecimento das suas áreas, como também, responder perguntas provenientes dos participantes.

Objetivo Geral

Identificar alternativas/inovações de cultivos para possível rotação ou sucessão com culturas de inverno no sistema de produção em terras baixas e, promover uma integração entre profissionais do ensino, pesquisa, extensão, produtores, profissionais da iniciativa privadas buscando nessa parceria, um desenvolvimento sustentável e rentável, fortalecendo toda cadeia produtiva da região.

Justificativa

Dias de campo são formas de extensão que permite e devem proporcionar trocas de conhecimento e experiências vivenciadas em todos os níveis da cadeia produtiva nos diferentes cenários agroclimáticos. Assim, é de suma importância à interação da parte dos produtores rurais, técnicos profissionais, pesquisadores, professores e estudantes que geram conhecimento/técnicas para solucionarem um problema, ou trazer novos desafios a cadeia produtiva. Neste contexto, a realização e participação destes tipos de evento certamente auxiliam na atualização das técnicas aos produtores rurais, técnicos da iniciativa privada, alunos, professores e pesquisadores, diminuindo distâncias das realidades de cada região.

Metodologia

Localização

Os dias de campo/eventos serão realizados no Centro Agropecuário da Palma pertencente à Universidade Federal de Pelotas/UFPel, localizada no Município do Capão do Leão - RS às margens da BR 116, no Km 537.

Desenvolvimento dos dias de campo

Os dias de campo terá apresentação de espécies vegetais as quais são cultivadas no período de inverno (entre safra), ou seja, época que as áreas de produção de grãos ficam em pousio/ociosas nas áreas de terras baixas.
O roteiro do dia constará de 5 a 6 estações com paradas de 10 minutos em cada parcela/ensaio demonstrativo das diferentes espécies, como também, terá um professor comentando a importância e mercado das culturas em demonstração, os grupos de em torno de 20 a 25 pessoas serão guiados por alunos do curso de agronomia.
Em cada estação, os participantes serão recepcionados nas tendas por alunos de Pós-graduação e Professores, os quais irão poder ter uma efetiva troca de conhecimento das suas áreas, como também, responder perguntas provenientes dos participantes.

Cronograma
2019
01/06/2019: Início do Projeto

09/10/2019: Início da ação: Dia de campo – Culturas de inverno

09/10/2019: Fim da ação: Dia de campo - Culturas de inverno

2020
10/2020: Início da ação: Dia de campo – Culturas de inverno

10/2020: Fim da ação: Dia de campo - Culturas de inverno

2021
10/2021: Início da ação: Dia de campo – Culturas de inverno

10/2021: Fim da ação: Dia de campo - Culturas de inverno

30/12/2021: Fim do Projeto

Indicadores, Metas e Resultados

Para o primeiro ano, nossas estimativas é alcançar o número de pelo menos 100 pessoas que participaram de forma direta em toda cadeia produtiva de grãos em terras baixas.
Será utilizado o número de participantes inscritos e suas respectivas avaliações para estar aprimorando os futuros dias de campo de maneira cada vez mais atrativa e inovativa.

Resultados esperados: o dia de campo de culturas de inverno é inovador, pois não há relatos de um evento desse tipo na região. Assim, esperamos com estes três ou mais dias de campo do projeto a participação efetiva de produtores, pesquisadores, alunos, professores, técnicos e profissionais da área e áreas afim e que estes façam uso das culturas de inverno que possam ser cultivadas na entre safra do arroz e soja em terras baixas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MIURA CAMARA
ANSELMO COUTINHO SILVA
CLAUDIA ROSA DE SOUZA
DIEGO HUTTNER BUBOLZ
DIRCEU AGOSTINETTO10
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
EDINALVO RABAIOLI CAMARGO
EDUARDO VENSKE
FILIPE SELAU CARLOS20
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS4
FLAVIA FONTANA FERNANDES30
GABRIEL ZURSCHIMITTEN QUINTANA
GUILHERME CANUTO LOPES
GUILHERME VINICIUS SILVA AZEREDO
HENRIQUE DE MATOS FERREIRA CAVALHEIRO
ISADORA GRUNEMBERG AGUIAR
JONAS ALBANDES GULARTE
JONAS ALBANDES GULARTE
JONAS KLEINICKE
JOSE OTOMAR DE SOUZA AGUILHERA
KEMILI HEPP DE MATTOS
LARISSA LUCKOW ERDMANN
LEONARDO PADILHA THUROW
LUCIANA BARROS PINTO30
LUIS EDUARDO PANOZZO12
LUIZ OTÁVIO VERGARA DE VERGARA
MATEUS DA SILVEIRA PASA
MATEUS LEMOS DA SILVA
MAURO MESKO ROSA
MOACIR CARDOSO ELIAS10
MÁRCIO GONÇALVES DA SILVA
NATHAN LEVIEN VANIER21
OTAVIO MEDEIROS FEITOSA
RENAN RICARDO ZANDONÁ10
ROGERIO OLIVEIRA DE SOUSA10
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA4
TAÍS SAMPAIO SILVEIRA
THABATA PAOLA IDIART BRUM
VILSON BORBA PINTO30
VINICIO LIMA SANTOS
VINÍCIUS DIEL DE OLIVEIRA
VINÍCIUS GUILHERME KIESOW MACEDO

Página gerada em 25/04/2024 15:03:03 (consulta levou 0.269369s)