Nome do Projeto
Você tem dúvida de quê? 5ª Edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Os primeiros meses de experiência universitária trazem muitas dificuldades aos recém-chegados e uma delas é a distribuição de disciplinas curriculares. Em geral, são dados assuntos básicos no início do curso, que podem ser desencorajadores para alguns alunos. Além disso, os alunos se sentem inseguros na escolha da área do curso que irão seguir. Isso tudo contribui para aumentar a taxa de evasão. Nesse sentido, para apoiar o aluno em sua chegada nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) é apresentado pela quinta vez o projeto de ensino "Você tem dúvida de quê?". Esse projeto incentiva a busca ativa de conhecimento por por meio da leitura, levando-os a desenvolver uma consciência crítica em relação à ciência e sociedade. Para isso os alunos terão encontros dialógicos com orientadores, nos quais deverão aprofundar o tema de interesse e como resultado apresentar um seminário para a comunidade acadêmica. Portanto, o projeto permitirá que os alunos ingressantes possam aprofundar conteúdo de interesse no primeiro semestre do curso. O projeto ‘Você tem dúvida de quê? 5ª edição também permitirá ao aluno ter um contato próximo com professores e pesquisadores da sua área de interesse já no primeiro semestre do curso, ajudando-o a fazer uma pesquisa bibliográfica e desenvolver a linguagem oral e escrita. Serão incentivados a elaborar um resumo para o Congresso de Ensino da Graduação (CEG) da UFPEL. Dessa forma, esse projeto oferecerá contribuições à formação universitária levando os alunos a ampliarem sua vivência na comunidade acadêmica.
Objetivo Geral
Incentivar os discentes a uma busca ativa por respostas das próprias dúvidas, levando-os a aprofundar o conhecimento em uma área específica da Biologia por meio da alfabetização científica.
Justificativa
Não só uma grade de disciplinas que forma um bacharel ou um licenciando, um curso de graduação é muito mais que suas disciplinas. Os Projetos Pedagógicos dos cursos, seguindo as legislações pertinentes, apresentam as disciplinas necessárias para a formação profissional, mas eles também preveem a participação dos alunos em estágios, cursos de extensão e aperfeiçoamento e uma carga horária específica em ‘Formação Complementar’, que entre tantas atividades está a participação em Projetos de Ensino. O projeto ‘Você tem dúvida de quê? 5ª edição’ vem ao encontro dessa necessidade, colaborando assim na formação adequada dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas.
Desde 2015 esse projeto é ofertado aos alunos ingressantes do curso de Ciências Biológicas. Em 2015 tiveram 68 participantes, com 12 apresentações de seminários. Em 2017, foram 34 participantes, 17 seminários e 10 trabalhos no CEG. Em 2018, 43 participantes, 13 seminários e três trabalhos no CEG. Em 2019, 87 participantes, 14 seminários e 9 trabalhos no CEG. Contou também com a participação de vários professores e alunos de pós-graduação orientando os alunos ingressantes. Já foi apresentado um trabalho no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC e um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino Superior. Esses números mostram o impacto que o projeto vem promovendo nos cursos de Ciências Biológicas, além de fazer muita diferença na vida dos alunos que participam, aumentando a autoestima e os encaminhando para a pesquisa nas áreas de interesse. Diante disso, o projeto é proposto novamente para 2020.
Desde 2015 esse projeto é ofertado aos alunos ingressantes do curso de Ciências Biológicas. Em 2015 tiveram 68 participantes, com 12 apresentações de seminários. Em 2017, foram 34 participantes, 17 seminários e 10 trabalhos no CEG. Em 2018, 43 participantes, 13 seminários e três trabalhos no CEG. Em 2019, 87 participantes, 14 seminários e 9 trabalhos no CEG. Contou também com a participação de vários professores e alunos de pós-graduação orientando os alunos ingressantes. Já foi apresentado um trabalho no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC e um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino Superior. Esses números mostram o impacto que o projeto vem promovendo nos cursos de Ciências Biológicas, além de fazer muita diferença na vida dos alunos que participam, aumentando a autoestima e os encaminhando para a pesquisa nas áreas de interesse. Diante disso, o projeto é proposto novamente para 2020.
Metodologia
A metodologia do projeto será semelhante ao desenvolvido nos anos anteriores e publicada por ROCHA et al (2016) e Rocha et al. (2019). O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será presencial e por meio digital.
Para a inscrição, os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Você tem dúvida de quê?’ Haverá uma reunião com os alunos inscritos para os mesmos detalharem sua pergunta, pois, conforme a avaliação dos anos anteriores, percebeu que muitas vezes os alunos não conseguem formular a sua pergunta e são encaminhados para uma área equivocada.
Conforme a área da dúvida serão escolhidos orientadores para os alunos e realizada uma reunião onde os orientadores serão apresentados aos alunos. Nessa reunião serão discutidos os detalhes do projeto. A partir desse encontro os alunos e seus orientadores deverão combinar novas datas para os encontros dialógicos e como será a estratégia do processo ensino e aprendizagem.
Os encontros poderão ser presenciais e/ou virtuais, onde deverão discutir a respeito do tema escolhido. Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Alguns alunos posteriormente poderão apresentar o resultado dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, por conversas presenciais e por meios virtuais.
Para a inscrição, os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Você tem dúvida de quê?’ Haverá uma reunião com os alunos inscritos para os mesmos detalharem sua pergunta, pois, conforme a avaliação dos anos anteriores, percebeu que muitas vezes os alunos não conseguem formular a sua pergunta e são encaminhados para uma área equivocada.
Conforme a área da dúvida serão escolhidos orientadores para os alunos e realizada uma reunião onde os orientadores serão apresentados aos alunos. Nessa reunião serão discutidos os detalhes do projeto. A partir desse encontro os alunos e seus orientadores deverão combinar novas datas para os encontros dialógicos e como será a estratégia do processo ensino e aprendizagem.
Os encontros poderão ser presenciais e/ou virtuais, onde deverão discutir a respeito do tema escolhido. Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Alguns alunos posteriormente poderão apresentar o resultado dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, por conversas presenciais e por meios virtuais.
Indicadores, Metas e Resultados
Apresentação de seminários;
Apresentação de trabalhos no CEG;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Valorização dos questionamentos naturais dos discentes e a busca por respostas científicas;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Contribuição para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;
Favorecer a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e assim contribuir para a formação da identidade do curso.
Apresentação de trabalhos no CEG;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Valorização dos questionamentos naturais dos discentes e a busca por respostas científicas;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Contribuição para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;
Favorecer a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e assim contribuir para a formação da identidade do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | |||
ADRIELLY DE SOUZA COUTO | |||
AMANDA DA SILVA BELMIRO | |||
ANA CAROLINA LEAL SANTOS | |||
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE | |||
ANA MARIA RUI | |||
ANA PAULA NUNES | |||
Adriane Leites Strothmann | |||
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
BRUNA MACHADO HENRIQUE | |||
BRUNO KENDI MAKIYAMA | |||
BÁRBARA RAFAELA DA ROSA | |||
CARINA ALVES FERRI | |||
CARINE ROPKE BUNDE | |||
CESAR JAEGER DREHMER | |||
CHRISTIAN PETER DEMARI | |||
ELISA PICCOLO WERLANG | |||
Estephany Da Costa Ribeiro | |||
FELIPE LOPES MEDEIROS | |||
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO | |||
FLAVIA SUELEM SCAGLIONI | |||
FRANCISCO NUNES MIELKE | |||
GABRIEL MARTINS DOS SANTOS | |||
GIULIA GABRIELE SCHIAVON DA SILVEIRA | |||
HELENA BÜLOW MATIAS | |||
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | |||
Isabella Andrade da Silva | |||
JANIELI TEIXEIRA GARCIA | |||
JESSICA VIEGAS PEREIRA | |||
JOAO IGLESIAS FERRACINI DA SILVA | |||
JUAN LOPES BAARTZ | |||
JULIA OLIVEIRA DE ALMEIDA | |||
JULIANA CORDEIRO | |||
JULIENE LOPES COSTA | |||
KAUANE FERREIRA MARQUES | |||
Kamila Furtado da Cunha | |||
LEONARDO XAVIER MACHADO | |||
LETICIA OLIVEIRA MARTINS | |||
LUCAS SCHNEIDER LOPES | |||
LUCIANA MARIN FONSECA | |||
LUÍS FELIPE BASSO | |||
MARLA PIUMBINI ROCHA | 4 | ||
MATHEU DA SILVA NORENBERG | |||
MILENA ANDRETTI PIANA | |||
MONICA LANER BLAUTH | |||
MURILO DOS SANTOS FERNANDES | |||
Matheus Piumbini Rocha | |||
NELSON FERNANDO ZARA FILHO | |||
NIVIA MARIA STREIT | |||
OTÁVIO FERNANDES DOS SANTOS | |||
PATRÍCIA BRAGA LOVATTO | |||
RAFAELA LEMES PORTO | |||
RAQUEL LUDTKE | 8 | ||
RICARDO BERTEAUX ROBALDO | |||
RODRIGO FERREIRA KRUGER | |||
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | |||
Sabine dos Santos Silva | |||
TALISSA GONSALVES GULARTE | |||
TATIANA LUCKOW | |||
TAÍS AMANDA MUNDT | |||
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA | |||
THAYS AVILA ZIMERMANN | |||
TIAGO CORREA DE MELLO | |||
VERA LUCIA BOBROWSKI |