Nome do Projeto
Ensino-aprendizagem em Ciências Sensoriais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 20/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino voltado para a preparação de um profissional para a prática focada na compreensão da interação dos sentidos e emoções que resulta nas experiências multissensoriais, que possa atuar em empresas, laboratórios e centros de pesquisa voltados para a área de análise sensorial de alimentos. O aluno participará da rotina de um laboratório de análise sensorial, com suas normas e manuais de segurança e procedimentos, realização de experimentos. As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem a colaboração em aulas práticas das disciplinas de ‘Análise Sensorial’ ofertadas a diversos cursos de graduação e pós-graduação, atuação junto aos discentes para melhorar o aprendizado, auxílio na montagem de manuais, normas e técnicas, além de auxiliar os discentes para publicação em congressos seus trabalhos desenvolvidos na disciplina. Profissionais competentes para solucionar problemas relativos à avaliação sensorial para estudos de vida útil, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, que estejam aptos a enfrentarem as exigências do mercado e dos consumidores, contribuindo ainda com estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área de alimentos estão como proposta do presente projeto.

Objetivo Geral

Desenvolver senso crítico em avaliação sensorial para aperfeiçoamento de procedimentos adequados e específicos para cada teste de avaliação aplicados na disciplina de análise sensorial de cada curso ministrado e atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias juntamento com a atuação de alunos, afim de reduzir as evasões dos cursos envolvidos (cursos: Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Gastronomia, Nutrição, Especialização em tecnologia de Frutas e Hortaliças, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Nutrição e Alimentos).

Justificativa

Justifica-se o projeto pela procura eminente de profissionais competentes para solucionar problemas relativos à avaliação sensorial para estudos de vida útil, controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Também pela carência e muitas vezes inexistência de uma técnica própria para alimento específico (sólidos, semi-sólidos e líquidos) em estudos de marketing sensorial, neurociência e sensometria.
As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado exterior estimulam cada vez mais a busca por novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatível com os encontrados nos países desenvolvidos. O conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão.
As manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos dos Cursos e o modelo de Projeto Político Pedagógico de Curso da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos de modo a construir uma Universidade mais inclusiva teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade
de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular.
Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno no processo ensino-aprendizagem e assim, proporcionar permanência e diminuição de reprovações e evasão acadêmica, além de alunos que se matriculam de diversos cursos da UFPel, que utilizam para complementar seus currículos em horas livres.

Metodologia

As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem:
Atualizar e buscar bibliografias nacionais e internacionais em metodologias sensoriais.
Planejar aulas e preparar e organizar material didático para aula prática.
Auxiliar no preparo de recursos audiovisuais.
Aplicar testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Organizar grupos de estudo e orientar alunos com dificuldade de aprendizagem,
Auxiliar na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios.
Atualizar a página do LabSensorial e redes sociais como o facebook e instagran do laboratório.
Publicar resultados em eventos de extensão/ensino da área de alimentos de testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Auxiliar em trabalhos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos no 'labsensorial' e controlar a escala de uso do laboratório.
Auxiliar nos procedimentos internos do laboratório em relação à organização, limpeza e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.
Auxiliar alunos em testes estatísticos para representar resultados confiáveis.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como impacto a apropriação do saber pela equipe do projeto e alunos envolvidos, além de avaliar e desenvolver testes sensoriais específicos para cada tipo de alimento que serão submetidos publicações e divulgados as metodologias próprias com menor erro de aplicação.
Assim como, aperfeiçoamento da vida acadêmica dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas com a
menor evasão e reprovação, através do despertar do interesse pela 'Análise Sensorial'.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO PEREIRA
BIANCA PIO AVILA
BRENDA DANNENBERG PAZ DOMINGUES
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA1
Gabriela dos Santos Ferrão
LAYLA DAMÉ MACEDO
LUCÍLA VICARI
Larissa Riberas Silveira
MAICON DA SILVA LACERDA
MARCIA AROCHA GULARTE5
ROBERTA BASCKE SANTOS
VALDECIR CARLOS FERRI1

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