Nome do Projeto
Ensino-aprendizagem em Ciências Sensoriais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/03/2020 - 20/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino voltado para a preparação de um profissional para a prática focada na compreensão da interação dos sentidos e emoções que resulta nas experiências multissensoriais, que possa atuar em empresas, laboratórios e centros de pesquisa voltados para a área de análise sensorial de alimentos. O aluno participará da rotina de um laboratório de análise sensorial, com suas normas e manuais de segurança e procedimentos, realização de experimentos. As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem a colaboração em aulas práticas das disciplinas de ‘Análise Sensorial’ ofertadas a diversos cursos de graduação e pós-graduação, atuação junto aos discentes para melhorar o aprendizado, auxílio na montagem de manuais, normas e técnicas, além de auxiliar os discentes para publicação em congressos seus trabalhos desenvolvidos na disciplina. Profissionais competentes para solucionar problemas relativos à avaliação sensorial para estudos de vida
útil, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, que estejam aptos a enfrentarem as exigências do mercado e dos consumidores, contribuindo ainda com estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área de alimentos estão como proposta do presente projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver senso crítico em avaliação sensorial para aperfeiçoamento de procedimentos adequados e específicos para cada teste de avaliação aplicados na disciplina de análise sensorial de cada curso ministrado e atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias juntamento com a atuação de alunos, afim de reduzir as evasões dos cursos envolvidos (cursos: Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Gastronomia, Nutrição, Especialização em tecnologia de Frutas e Hortaliças, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Nutrição e Alimentos).
Justificativa
Justifica-se o projeto pela procura eminente de profissionais competentes para solucionar problemas relativos à avaliação sensorial para estudos de vida útil, controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Também pela carência e muitas vezes inexistência de uma técnica própria para alimento específico (sólidos, semi-sólidos e líquidos) em estudos de marketing sensorial, neurociência e sensometria.
As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado exterior estimulam cada vez mais a busca por novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatível com os encontrados nos países desenvolvidos. O conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão.
As manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos dos Cursos e o modelo de Projeto Político Pedagógico de Curso da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos de modo a construir uma Universidade mais inclusiva teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade
de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular.
Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno no processo ensino-aprendizagem e assim, proporcionar permanência e diminuição de reprovações e evasão acadêmica, além de alunos que se matriculam de diversos cursos da UFPel, que utilizam para complementar seus currículos em horas livres.
As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado exterior estimulam cada vez mais a busca por novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatível com os encontrados nos países desenvolvidos. O conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão.
As manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos dos Cursos e o modelo de Projeto Político Pedagógico de Curso da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos de modo a construir uma Universidade mais inclusiva teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade
de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular.
Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno no processo ensino-aprendizagem e assim, proporcionar permanência e diminuição de reprovações e evasão acadêmica, além de alunos que se matriculam de diversos cursos da UFPel, que utilizam para complementar seus currículos em horas livres.
Metodologia
As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem:
Atualizar e buscar bibliografias nacionais e internacionais em metodologias sensoriais.
Planejar aulas e preparar e organizar material didático para aula prática.
Auxiliar no preparo de recursos audiovisuais.
Aplicar testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Organizar grupos de estudo e orientar alunos com dificuldade de aprendizagem,
Auxiliar na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios.
Atualizar a página do LabSensorial e redes sociais como o facebook e instagran do laboratório.
Publicar resultados em eventos de extensão/ensino da área de alimentos de testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Auxiliar em trabalhos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos no 'labsensorial' e controlar a escala de uso do laboratório.
Auxiliar nos procedimentos internos do laboratório em relação à organização, limpeza e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.
Auxiliar alunos em testes estatísticos para representar resultados confiáveis.
Atualizar e buscar bibliografias nacionais e internacionais em metodologias sensoriais.
Planejar aulas e preparar e organizar material didático para aula prática.
Auxiliar no preparo de recursos audiovisuais.
Aplicar testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Organizar grupos de estudo e orientar alunos com dificuldade de aprendizagem,
Auxiliar na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios.
Atualizar a página do LabSensorial e redes sociais como o facebook e instagran do laboratório.
Publicar resultados em eventos de extensão/ensino da área de alimentos de testes focados no marketing sensorial, neurociência e sensometria.
Auxiliar em trabalhos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos no 'labsensorial' e controlar a escala de uso do laboratório.
Auxiliar nos procedimentos internos do laboratório em relação à organização, limpeza e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.
Auxiliar alunos em testes estatísticos para representar resultados confiáveis.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se como impacto a apropriação do saber pela equipe do projeto e alunos envolvidos, além de avaliar e desenvolver testes sensoriais específicos para cada tipo de alimento que serão submetidos publicações e divulgados as metodologias próprias com menor erro de aplicação.
Assim como, aperfeiçoamento da vida acadêmica dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas com a
menor evasão e reprovação, através do despertar do interesse pela 'Análise Sensorial'.
Assim como, aperfeiçoamento da vida acadêmica dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas com a
menor evasão e reprovação, através do despertar do interesse pela 'Análise Sensorial'.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACHADO PEREIRA | |||
BIANCA PIO AVILA | |||
BRENDA DANNENBERG PAZ DOMINGUES | |||
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA | |||
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA | 1 | ||
Gabriela dos Santos Ferrão | |||
LAYLA DAMÉ MACEDO | |||
LUCÍLA VICARI | |||
Larissa Riberás Silveira | |||
MAICON DA SILVA LACERDA | |||
MARCIA AROCHA GULARTE | 5 | ||
ROBERTA BASCKE SANTOS | |||
VALDECIR CARLOS FERRI | 1 |