Nome do Projeto
Rotina universitária X Saúde mental: Como esta relação é estabelecida atualmente?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O número de alunos que desenvolvem doenças relacionadas à saúde mental durante o período da graduação vem aumentando com o tempo. Sendo assim, é necessário modificar a maneira como os docentes acolhem e acompanham os discentes na vida acadêmica. Baseado nisso, o presente trabalho objetiva auxiliar e acompanhar o gerenciamento das emoções de alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos, através da realização de palestras, oficinas e rodas de conversa.
Objetivo Geral
Este projeto visa acompanhar e auxiliar os alunos dos cursos de Graduação em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, no gerenciamento das emoções, situações e desafios que os mesmos encontram durante a vida universitária.
Justificativa
Atualmente, os jovens tem desafiado pais e educadores a lidar com um novo perfil de comportamento, o qual é guiado pelas tecnologias, movidos por celulares. Desta maneira, está ocorrendo um distanciamento dos mesmos de atividades em grupo e um aumento na dificuldade para lidar com frustrações e com os desafios da vida adulta. A realidade atual do ensino universitário, vai ao encontro deste panorama, pois a relação do sucesso acadêmico ainda encontra-se fortemente relacionada com as aprovações obtidas nas unidades curriculares, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências intelectuais adquiridas dos estudantes. Muitos autores enfatizam uma preocupação assistida no decorrer dos últimos anos, para promover uma impulsão e valorização de outros aspetos que forneçam o preparo aos estudantes e abranjam mais aspectos da construção pessoal, essa proposta de ensino que garantiria vantagens não apenas para o contexto acadêmico relacionado ao futuro profissional,
mas, em relação à concepção da vida e sociedade. Aliado a isso, o olhar voltado ao ser humano ao longo de uma década reforça a preocupação em oferecer uma formação integral para a comunidade acadêmica, o que abrange não só os conhecimentos científicos, mas também a preparação física, mental e social. Baseado nesta necessidade, o conceito de inteligência emocional, é uma perspectiva a ser trabalhada com os alunos. A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.
mas, em relação à concepção da vida e sociedade. Aliado a isso, o olhar voltado ao ser humano ao longo de uma década reforça a preocupação em oferecer uma formação integral para a comunidade acadêmica, o que abrange não só os conhecimentos científicos, mas também a preparação física, mental e social. Baseado nesta necessidade, o conceito de inteligência emocional, é uma perspectiva a ser trabalhada com os alunos. A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.
Metodologia
A execução do projeto envolverá a realização de palestras relacionadas ao tema do projeto, como por exemplo gestão de emoções e inteligência emocional; levantamento de dados sobre a gestão das emoções nos alunos dos cursos; realização de oficinas e dinâmicas que propiciem aos alunos momentos de tranquilidade e um ambiente aberto à troca de experiências e conversas e; grupos de conversa sobre temas relacionados às emoções no âmbito acadêmico.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a realização deste projeto objetiva-se a criação de um ambiente acolhedor, saudável e positivo para os alunos dos cursos, redução da evasão de alunos e do número de alunos acometidos por patologias relacionadas ao estresse físico e psicológico. Além disso, proporcionar a experiência de participar de projetos de ensino aos discentes e a publicação de trabalhos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA CRIZEL BRAUCH | |||
ALEXANDRE LORINI | |||
AMANDA ELIS BRUINSMA | |||
AMANDA MEDEIROS DE MORAES | |||
BRUNA TIMM GONÇALVES | |||
CAMILA ACOSTA INSAURRIAGA | |||
CAMILA DE AVILA BARROS | |||
CAROLINE PEIXOTO BASTOS | 2 | ||
CRISTINA JANSEN ALVES | |||
DANIELA SANCHES MEDEIROS | |||
Douglas Bohrer Rocha | |||
EDUARDA CAETANO PEIXOTO | |||
ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA | |||
EMILYN DE AVILA DELGADO | |||
ESTER DA SILVA SOUZA SALDANHA | |||
FABIANA CEOLIN MOREIRA | |||
FERNANDA MOREIRA OLIVEIRA | |||
FRANCINE NOVACK VICTORIA | 2 | ||
FRANCINE TAVARES DA SILVA | |||
GABRIELA DE OLIVEIRA | |||
GABRIELA GARCIA DOS SANTOS | |||
GUILHERME ERNANDES GOULART DA SILVA | |||
GUSTAVO EINHARDT SOARES | |||
GUSTAVO PACHON CAVADA | |||
HERON ARAUJO MIELKE | |||
IAN XAVIER FERREIRA | |||
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA | |||
JOHANN IEPSEN LIMA | |||
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
JULIANA RODRIGUES PEREIRA | |||
JULIANI LEMONS GONCALVES | |||
KAROLINA LUCAS DE MELLO | |||
KIMBERLI VIEIRA RIBEIRO | |||
LARISSA BUBOLZ | |||
LAURA DE VASCONCELOS COSTA | |||
LAURA DOS SANTOS CENTENO | |||
LETICIA COSTA FONTOURA | |||
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
LUANY MORALES VALADAO | |||
LUCAS DA SILVA BARBOZA | |||
LUCAS ÁVILA DO NASCIMENTO | |||
LUCIA TAMIRES GEHRMANN BUCHWEITZ | |||
MAIARA VARGAS MACIEL | |||
MARCOS EUCLIDES DURES DE ARAUJO | |||
MARIANA DOS SANTOS BORGES | |||
MARILIA AREJANO SANDER | |||
MIGUEL RIBEIRO FERREIRA | |||
NATHALIA FEIRA RODRIGUES | |||
PAMELA SILVA WOIGT | |||
PEDRO AMERICO PASSOS SERPA | |||
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI | |||
PRISCILA TESSMER SCAGLIONI | |||
Pierre Loui Gomes Rodrigues | |||
QUEISE DA COSTA DOMINGUES | |||
RAFAELA FAO NUNES | |||
RAFAELA SILVA DA ROSA | |||
RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA | |||
RENATA BITENCOURT DA SILVA | |||
RENATA RAMIREZ FERREIRA | |||
Raila Graciela Ferraz Saraiva | |||
SAMANTA DA ROSA SOARES | |||
SOÉLEN SCHMECHEL WOLTER | |||
SUELEN RIOS OSWALDT | |||
TAMYRIS DA SILVA VASCONCELOS | |||
THAUANA HEBERLE | |||
VANESSA BUCHWEITZ NORNBERG | |||
VICTÓRIA POLIANA RIUS VON MUHLEN | |||
VITÓRIA LOPES ROCHA |