Nome do Projeto
Rotina universitária X Saúde mental: Como esta relação é estabelecida atualmente?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O número de alunos que desenvolvem doenças relacionadas à saúde mental durante o período da graduação vem aumentando com o tempo. Sendo assim, é necessário modificar a maneira como os docentes acolhem e acompanham os discentes na vida acadêmica. Baseado nisso, o presente trabalho objetiva auxiliar e acompanhar o gerenciamento das emoções de alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos, através da realização de palestras, oficinas e rodas de conversa.
Objetivo Geral
Este projeto visa acompanhar e auxiliar os alunos dos cursos de Graduação em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, no gerenciamento das emoções, situações e desafios que os mesmos encontram durante a vida universitária.
Justificativa
Atualmente, os jovens tem desafiado pais e educadores a lidar com um novo perfil de comportamento, o qual é guiado pelas tecnologias, movidos por celulares. Desta maneira, está ocorrendo um distanciamento dos mesmos de atividades em grupo e um aumento na dificuldade para lidar com frustrações e com os desafios da vida adulta. A realidade atual do ensino universitário, vai ao encontro deste panorama, pois a relação do sucesso acadêmico ainda encontra-se fortemente relacionada com as aprovações obtidas nas unidades curriculares, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências intelectuais adquiridas dos estudantes. Muitos autores enfatizam uma preocupação assistida no decorrer dos últimos anos, para promover uma impulsão e valorização de outros aspetos que forneçam o preparo aos estudantes e abranjam mais aspectos da construção pessoal, essa proposta de ensino que garantiria vantagens não apenas para o contexto acadêmico relacionado ao futuro profissional,
mas, em relação à concepção da vida e sociedade. Aliado a isso, o olhar voltado ao ser humano ao longo de uma década reforça a preocupação em oferecer uma formação integral para a comunidade acadêmica, o que abrange não só os conhecimentos científicos, mas também a preparação física, mental e social. Baseado nesta necessidade, o conceito de inteligência emocional, é uma perspectiva a ser trabalhada com os alunos. A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.
mas, em relação à concepção da vida e sociedade. Aliado a isso, o olhar voltado ao ser humano ao longo de uma década reforça a preocupação em oferecer uma formação integral para a comunidade acadêmica, o que abrange não só os conhecimentos científicos, mas também a preparação física, mental e social. Baseado nesta necessidade, o conceito de inteligência emocional, é uma perspectiva a ser trabalhada com os alunos. A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.
Metodologia
A execução do projeto envolverá a realização de palestras relacionadas ao tema do projeto, como por exemplo gestão de emoções e inteligência emocional; levantamento de dados sobre a gestão das emoções nos alunos dos cursos; realização de oficinas e dinâmicas que propiciem aos alunos momentos de tranquilidade e um ambiente aberto à troca de experiências e conversas e; grupos de conversa sobre temas relacionados às emoções no âmbito acadêmico.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a realização deste projeto objetiva-se a criação de um ambiente acolhedor, saudável e positivo para os alunos dos cursos, redução da evasão de alunos e do número de alunos acometidos por patologias relacionadas ao estresse físico e psicológico. Além disso, proporcionar a experiência de participar de projetos de ensino aos discentes e a publicação de trabalhos científicos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALANA CRIZEL BRAUCH | |||
| ALEXANDRE LORINI | |||
| AMANDA ELIS BRUINSMA | |||
| AMANDA MEDEIROS DE MORAES | |||
| BRUNA TIMM GONÇALVES | |||
| CAMILA ACOSTA INSAURRIAGA | |||
| CAMILA DE ÁVILA BARROS | |||
| CAROLINE PEIXOTO BASTOS | 2 | ||
| CRISTINA JANSEN ALVES | |||
| DANIELA SANCHES MEDEIROS | |||
| DOUGLAS BOHRER ROCHA | |||
| EDUARDA CAETANO PEIXOTO | |||
| ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA | |||
| EMILYN DE AVILA DELGADO | |||
| ESTER DA SILVA SOUZA SALDANHA | |||
| FABIANA CEOLIN MOREIRA | |||
| FERNANDA MOREIRA OLIVEIRA | |||
| FRANCINE NOVACK VICTORIA | 2 | ||
| FRANCINE TAVARES DA SILVA | |||
| GABRIELA DE OLIVEIRA | |||
| GABRIELA GARCIA DOS SANTOS | |||
| GUILHERME ERNANDES GOULART DA SILVA | |||
| GUSTAVO EINHARDT SOARES | |||
| GUSTAVO PACHON CAVADA | |||
| HERON ARAUJO MIELKE | |||
| IAN XAVIER FERREIRA | |||
| ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA | |||
| JOHANN IEPSEN LIMA | |||
| JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
| JULIANA RODRIGUES PEREIRA | |||
| JULIANI LEMONS GONCALVES | |||
| KAROLINA LUCAS DE MELLO | |||
| KIMBERLI VIEIRA RIBEIRO | |||
| LARISSA BUBOLZ | |||
| LAURA DE VASCONCELOS COSTA | |||
| LAURA DOS SANTOS CENTENO | |||
| LETICIA COSTA FONTOURA | |||
| LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
| LUANY MORALES VALADAO | |||
| LUCAS DA SILVA BARBOZA | |||
| LUCAS ÁVILA DO NASCIMENTO | |||
| LUCIA TAMIRES GEHRMANN BUCHWEITZ | |||
| MAIARA VARGAS MACIEL | |||
| MARCOS EUCLIDES DURES DE ARAUJO | |||
| MARIANA DOS SANTOS BORGES | |||
| MARILIA AREJANO SANDER | |||
| MIGUEL RIBEIRO FERREIRA | |||
| NATHALIA FEIRA RODRIGUES | |||
| PAMELA SILVA WOIGT | |||
| PEDRO AMERICO PASSOS SERPA | |||
| PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI | |||
| PIERRE LOUI GOMES RODRIGUES | |||
| PRISCILA TESSMER SCAGLIONI | |||
| QUEISE DA COSTA DOMINGUES | |||
| RAFAELA FÃO NUNES | |||
| RAFAELA SILVA DA ROSA | |||
| RAILA GRACIELA FERRAZ SARAIVA | |||
| RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA | |||
| RENATA BITENCOURT DA SILVA | |||
| RENATA RAMIREZ FERREIRA | |||
| SAMANTA DA ROSA SOARES | |||
| SOÉLEN SCHMECHEL WOLTER | |||
| SUELEN RIOS OSWALDT | |||
| TAMYRIS DA SILVA VASCONCELOS | |||
| THAUANA HEBERLE | |||
| VANESSA BUCHWEITZ NÖRNBERG | |||
| VICTÓRIA POLIANA RIUS VON MUHLEN | |||
| VITÓRIA LOPES ROCHA |