Nome do Projeto
Rotina universitária X Saúde mental: Como esta relação é estabelecida atualmente?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2020 - 20/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O número de alunos que desenvolvem doenças relacionadas à saúde mental durante o período da graduação vem aumentando com o tempo. Sendo assim, é necessário modificar a maneira como os docentes acolhem e acompanham os discentes na vida acadêmica. Baseado nisso, o presente trabalho objetiva auxiliar e acompanhar o gerenciamento das emoções de alunos dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos, através da realização de palestras, oficinas e rodas de conversa.

Objetivo Geral

Este projeto visa acompanhar e auxiliar os alunos dos cursos de Graduação em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, no gerenciamento das emoções, situações e desafios que os mesmos encontram durante a vida universitária.

Justificativa

Atualmente, os jovens tem desafiado pais e educadores a lidar com um novo perfil de comportamento, o qual é guiado pelas tecnologias, movidos por celulares. Desta maneira, está ocorrendo um distanciamento dos mesmos de atividades em grupo e um aumento na dificuldade para lidar com frustrações e com os desafios da vida adulta. A realidade atual do ensino universitário, vai ao encontro deste panorama, pois a relação do sucesso acadêmico ainda encontra-se fortemente relacionada com as aprovações obtidas nas unidades curriculares, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências intelectuais adquiridas dos estudantes. Muitos autores enfatizam uma preocupação assistida no decorrer dos últimos anos, para promover uma impulsão e valorização de outros aspetos que forneçam o preparo aos estudantes e abranjam mais aspectos da construção pessoal, essa proposta de ensino que garantiria vantagens não apenas para o contexto acadêmico relacionado ao futuro profissional,
mas, em relação à concepção da vida e sociedade. Aliado a isso, o olhar voltado ao ser humano ao longo de uma década reforça a preocupação em oferecer uma formação integral para a comunidade acadêmica, o que abrange não só os conhecimentos científicos, mas também a preparação física, mental e social. Baseado nesta necessidade, o conceito de inteligência emocional, é uma perspectiva a ser trabalhada com os alunos. A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.

Metodologia

A execução do projeto envolverá a realização de palestras relacionadas ao tema do projeto, como por exemplo gestão de emoções e inteligência emocional; levantamento de dados sobre a gestão das emoções nos alunos dos cursos; realização de oficinas e dinâmicas que propiciem aos alunos momentos de tranquilidade e um ambiente aberto à troca de experiências e conversas e; grupos de conversa sobre temas relacionados às emoções no âmbito acadêmico.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização deste projeto objetiva-se a criação de um ambiente acolhedor, saudável e positivo para os alunos dos cursos, redução da evasão de alunos e do número de alunos acometidos por patologias relacionadas ao estresse físico e psicológico. Além disso, proporcionar a experiência de participar de projetos de ensino aos discentes e a publicação de trabalhos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA CRIZEL BRAUCH
ALEXANDRE LORINI
AMANDA ELIS BRUINSMA
AMANDA MEDEIROS DE MORAES
BRUNA TIMM GONÇALVES
CAMILA ACOSTA INSAURRIAGA
CAMILA DE AVILA BARROS
CAROLINE PEIXOTO BASTOS2
CRISTINA JANSEN ALVES
DANIELA SANCHES MEDEIROS
Douglas Bohrer Rocha
EDUARDA CAETANO PEIXOTO
ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA
EMILYN DE AVILA DELGADO
ESTER DA SILVA SOUZA SALDANHA
FABIANA CEOLIN MOREIRA
FERNANDA MOREIRA OLIVEIRA
FRANCINE NOVACK VICTORIA2
FRANCINE TAVARES DA SILVA
GABRIELA DE OLIVEIRA
GABRIELA GARCIA DOS SANTOS
GUILHERME ERNANDES GOULART DA SILVA
GUSTAVO EINHARDT SOARES
GUSTAVO PACHON CAVADA
HERON ARAUJO MIELKE
IAN XAVIER FERREIRA
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
JOHANN IEPSEN LIMA
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA
JULIANA RODRIGUES PEREIRA
JULIANI LEMONS GONCALVES
KAROLINA LUCAS DE MELLO
KIMBERLI VIEIRA RIBEIRO
LARISSA BUBOLZ
LAURA DE VASCONCELOS COSTA
LAURA DOS SANTOS CENTENO
LETICIA COSTA FONTOURA
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL
LUANY MORALES VALADAO
LUCAS DA SILVA BARBOZA
LUCAS ÁVILA DO NASCIMENTO
LUCIA TAMIRES GEHRMANN BUCHWEITZ
MAIARA VARGAS MACIEL
MARCOS EUCLIDES DURES DE ARAUJO
MARIANA DOS SANTOS BORGES
MARILIA AREJANO SANDER
MIGUEL RIBEIRO FERREIRA
NATHALIA FEIRA RODRIGUES
PAMELA SILVA WOIGT
PEDRO AMERICO PASSOS SERPA
PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI
PRISCILA TESSMER SCAGLIONI
Pierre Loui Gomes Rodrigues
QUEISE DA COSTA DOMINGUES
RAFAELA FAO NUNES
RAFAELA SILVA DA ROSA
RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA
RENATA BITENCOURT DA SILVA
RENATA RAMIREZ FERREIRA
Raila Graciela Ferraz Saraiva
SAMANTA DA ROSA SOARES
SOÉLEN SCHMECHEL WOLTER
SUELEN RIOS OSWALDT
TAMYRIS DA SILVA VASCONCELOS
THAUANA HEBERLE
VANESSA BUCHWEITZ NORNBERG
VICTÓRIA POLIANA RIUS VON MUHLEN
VITÓRIA LOPES ROCHA

Página gerada em 19/12/2024 07:53:02 (consulta levou 0.173383s)