Nome do Projeto
Programa de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 30/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O programa de acompanhamento dos egressos do curso de Bacharelado em Química de Alimentos tem sido, desde 2009 instrumento importante para, entre outros aspectos, traçar o quadro da situação atual do mercado de trabalho para os bacharéis em Química de Alimentos, identificar a exigência atual do mercado para o profissional em Química de Alimentos, apontar aspectos positivos e negativos da infra-estrutura e de pessoal disponíveis ao Curso, identificar as potencialidades e as necessidades de adequação do desenho curricular, indicar adequações no Projeto Pedagógico do Curso e permitir interação entre egressos, ingressos e docentes do curso. Tem sido relevante a participação dos egressos no estímulo à permanência dos alunos na universidade, pois os mesmos disponibilizam palestras, workshops, entre outras atividades, compartilhando com o futuro profissional as experiências por eles vividas. Ao longo do tempo, vagas de estágio e de inserção profissional tem sido compartilhadas com sucesso. Paralelamente, o projeto tem balizado as mudanças e adequações no projeto pedagógico do curso, direcionado-o às exigências legais e de mercado. Outrossim, tem permitido o relacionamento entre a comunidade universitária no âmbito do curso com o mercado.

Objetivo Geral

Acompanhar a inserção, o desempenho profissional e a experiência dos egressos como base para apontar/adequar/modificar a formação em Química de Alimentos.

Justificativa

A Universidade tem como escopo produzir conhecimento, gerar pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. No papel de formar pessoas capazes de atender as questões de um mundo laboral moldado pela ciência e tecnologia, estimula as habilidades e desenvolve as competências do indivíduo através da construção do conhecimento baseado na sua trajetória individual e também (e talvez ainda principalmente) através do Projeto pedagógico estruturado para cada curso. Este último aspecto, que envolve a organização curricular, a atuação do corpo docente e a infra-estrutura, pode e deve ser avaliado, atualizado e contextualizado pela própria instituição de ensino. Para isso, as informações e a avaliação obtidas a partir dos egressos é ferramenta fundamental para retratar claramente e realisticamente os objetos envolvidos na sua formação. O programa de Acompanhamento de Egressos visa criar um mecanismo de apoio à educação dos alunos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos. A opinião e relato de experiência dos ex-alunos relativo as suas inserções no mercado de trabalho, suas vivências e dificuldades profissionais são ferramentas essenciais à dinâmica do projeto pedagógico através da identificação das práticas de ensino, pesquisa e extensão mais adequadas à formação de um profissional que atenda as necessidades do mercado e da sociedade.

Metodologia

Inicialmente será feita a (re)localização dos egressos através de fontes diversas como: cadastro de alunos do curso, página eletrônica, contato telefônico, e-mail, sites de relacionamento, colegas, entre outros.
Questionário será elaborado a partir do levantamento das necessidades de informação que atendam a estrutura do projeto pedagógico do Curso e de referenciais teóricos relacionados ao tema.
O questionário padronizado será enviado on-line aos egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos.
Após o preenchimento do questionário, o egresso o reenviará para a Comissão de Acompanhamento de Egressos em prazo pré-estabelecido.
As informações serão tabuladas e analisadas em acordo à estruturação do questionário. A divulgação dos resultados aos egressos será através de envio de correspondência convencional e/ou eletrônica aos egressos além de seminário de avaliação com a participação de todos os agentes envolvidos (professores, alunos, egressos e funcionários)

Indicadores, Metas e Resultados

Esta pesquisa irá refletir a realidade do mercado e os locais onde se encontram o maior número de profissionais.
O corpo docente terá acesso às informações a respeito do reflexo de componentes curriculares sob sua
responsabilidade, podendo traduzir a observação e verificar se a prática docente e conteúdos abordados contemplaram a realidade dos profissionais formados.
Os resultados fornecerão informações que servirão de subsídios para atualização do Projeto Pedagógico do Curso bem como de outros aspectos intervenientes no processo de formação acadêmica, a partir do confronto das competências desenvolvidas durante o Curso com as requeridas no exercício profissional. Aproximar ex-alunos e a comunidade acadêmica como ação facilitadora da promoção de futuras ações de interação pessoal e profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PEDRO FERNANDES VIANA
ROSANE DA SILVA RODRIGUES28

Página gerada em 24/10/2021 06:31:47 (consulta levou 0.091326s)