Nome do Projeto
Programa de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 28/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O programa de acompanhamento dos egressos do curso de Bacharelado em Química de Alimentos tem sido, desde 2009 instrumento importante para, entre outros aspectos, traçar o quadro da situação atual do mercado de trabalho para os bacharéis em Química de Alimentos, identificar a exigência atual do mercado para o profissional em Química de Alimentos, apontar aspectos positivos e negativos da infra-estrutura e de pessoal disponíveis ao Curso, identificar as potencialidades e as necessidades de adequação do desenho curricular, indicar adequações no Projeto Pedagógico do Curso e permitir interação entre egressos, ingressos e docentes do curso. Tem sido relevante a participação dos egressos no estímulo à permanência dos alunos na universidade, pois os mesmos disponibilizam palestras, workshops, entre outras atividades, compartilhando com o futuro profissional as experiências por eles vividas. Ao longo do tempo, vagas de estágio e de inserção profissional tem sido compartilhadas com sucesso. Paralelamente, o projeto tem balizado as mudanças e adequações no projeto pedagógico do curso, direcionado-o às exigências legais e de mercado. Outrossim, tem permitido o relacionamento entre a comunidade universitária no âmbito do curso com o mercado.

Objetivo Geral

Acompanhar a inserção, o desempenho profissional e a experiência dos egressos como base para apontar/adequar/modificar a formação em Química de Alimentos.

Justificativa

A Universidade tem como escopo produzir conhecimento, gerar pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. No papel de formar pessoas capazes de atender as questões de um mundo laboral moldado pela ciência e tecnologia, estimula as habilidades e desenvolve as competências do indivíduo através da construção do conhecimento baseado na sua trajetória individual e também (e talvez ainda principalmente) através do Projeto pedagógico estruturado para cada curso. Este último aspecto, que envolve a organização curricular, a atuação do corpo docente e a infra-estrutura, pode e deve ser avaliado, atualizado e contextualizado pela própria instituição de ensino. Para isso, as informações e a avaliação obtidas a partir dos egressos é ferramenta fundamental para retratar claramente e realisticamente os objetos envolvidos na sua formação. O programa de Acompanhamento de Egressos visa criar um mecanismo de apoio à educação dos alunos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos. A opinião e relato de experiência dos ex-alunos relativo as suas inserções no mercado de trabalho, suas vivências e dificuldades profissionais são ferramentas essenciais à dinâmica do projeto pedagógico através da identificação das práticas de ensino, pesquisa e extensão mais adequadas à formação de um profissional que atenda as necessidades do mercado e da sociedade.

Metodologia

Inicialmente será feita a (re)localização dos egressos através de fontes diversas como: cadastro de alunos do curso, página eletrônica, contato telefônico, e-mail, sites de relacionamento, colegas, entre outros.
Questionário será elaborado a partir do levantamento das necessidades de informação que atendam a estrutura do projeto pedagógico do Curso e de referenciais teóricos relacionados ao tema.
O questionário padronizado será enviado on-line aos egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos.
Após o preenchimento do questionário, o egresso o reenviará para a Comissão de Acompanhamento de Egressos em prazo pré-estabelecido.
As informações serão tabuladas e analisadas em acordo à estruturação do questionário. A divulgação dos resultados aos egressos será através de envio de correspondência convencional e/ou eletrônica aos egressos além de seminário de avaliação com a participação de todos os agentes envolvidos (professores, alunos, egressos e funcionários)

Indicadores, Metas e Resultados

Esta pesquisa irá refletir a realidade do mercado e os locais onde se encontram o maior número de profissionais.
O corpo docente terá acesso às informações a respeito do reflexo de componentes curriculares sob sua
responsabilidade, podendo traduzir a observação e verificar se a prática docente e conteúdos abordados contemplaram a realidade dos profissionais formados.
Os resultados fornecerão informações que servirão de subsídios para atualização do Projeto Pedagógico do Curso bem como de outros aspectos intervenientes no processo de formação acadêmica, a partir do confronto das competências desenvolvidas durante o Curso com as requeridas no exercício profissional. Aproximar ex-alunos e a comunidade acadêmica como ação facilitadora da promoção de futuras ações de interação pessoal e profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA DE OLIVEIRA
LARISSA SILVA CORREA
LIANE MATOS ESPINOSA
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO8
PEDRO FERNANDES VIANA
ROSANE DA SILVA RODRIGUES29

Página gerada em 24/04/2024 05:52:10 (consulta levou 0.132264s)