Nome do Projeto
Projeto Pecuário
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/03/2020 - 17/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A atividade de um clínico de ruminantes requer além de conhecimento técnico, capacidade de raciocínio clínico, conhecimento de mercado e dos sistemas produtivos. Com isso, o envolvimento dos estudantes nesse projeto irá proporcionar aos mesmos diversas habilidades necessárias para um profissional na medida que de forma orientada pelos docentes, serão os agentes executores das ações propostas no projeto. Neste contexto, um dos desafios do profissional do mercado e de quem prepara este profissional (docentes universitários), é desenvolver capacidade analítica com visão científica, teorizando e praticando conceitos que favoreçam as ações deste profissional em especial por ampliar a capacidade de tomada de decisões. O estudante, portanto, precisa exercitar a sua capacidade de identificar problemas, examinar seus diversos aspectos, apresentar informações relevantes, propor pesquisas para resolver os problemas, acompanhar o progresso das pesquisas, apresentar os resultados para os demais estudantes ou mesmo para o público alvo do projeto (nesse caso, produtores rurais), analisar situações de conflito e assim, desenvolver atitudes e habilidades específicas. Por fim, que os estudantes possam receber feedbacks (críticas/sugestões), aprimorando suas metodologias de trabalho.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é proporcionar aos alunos da disciplina de Clínica de Grandes Animais I, uma exposição a uma situação/problema real de clínica de ruminantes, onde os mesmos terão que propor soluções para cada caso estudado.
O aluno deve desenvolver um projeto de Assistência Técnica.

Justificativa

A presente proposta tem por objetivo proporcionar aos alunos da disciplina de Clínica de Grandes Animais I, uma exposição a uma situação/problema real de clínica de ruminantes. O ganho acadêmico e técnico deste projeto está em ampliar a abordagem de temas pertinentes à pecuária de leite e corte e desenvolver soluções para tais questões. Nesse sentido, propor esse método de ensino nas propostas pedagógicas da Faculdade de Veterinária, incrementa as habilidades necessárias para um profissional, de modo a complementar e enriquecer a bagagem acadêmica do aluno, assegurando a contextualização dos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto diante das diferentes realidades.

Metodologia

Na primeira aula do semestre os alunos serão divididos em grupos de no máximo sete alunos. Para cada grupo será dado uma problemática da área de clínica de ruminantes, onde os mesmos terão que propor soluções para a resolução do problema, que poderá ser dentro de propriedades rurais, laticínios, prefeituras, etc... Para cada grupo de alunos da graduação, haverá um supervisor, o qual será um pós- graduando integrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (NUPEEC) responsável por orientar/supervisionar os integrantes do grupo quanto à condução da preparação do projeto.
As equipes também poderão contar com o apoio de outros profissionais, técnicos e professores. Preferencialmente, as equipes devem se reunir com o supervisor da sua equipe, buscando orientação. Os alunos terão dois meses para preparação de um projeto, que deve conter a problemática abordada e quais as soluções para a resolução, incluindo análise financeira da proposta.
Os alunos devem visitar uma propriedade rural para contextualizar seu projeto à realidade do setor produtivo, com uma visão holística. O projeto deverá ser redigido (sem anexos), sendo entregue 5 cópias na data que consta no cronograma da disciplina, juntamente com a apresentação em Power Point (gravada em CD) que será utilizada no dia da defesa do projeto.
O apresentador do projeto será sorteado no momento da exposição; a avaliação dos demais integrantes do grupo será individualizada, considerando as respostas à banca, após apresentação do projeto. A apresentação será de 30 minutos e a discussão de 50 a 60 minutos.
Para avaliação do projeto escrito e da apresentação do mesmo, será selecionada uma banca examinadora, formada por professores de clínica médica de ruminantes ou áreas afins, assim como médicos veterinários que estejam atuando no campo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do projeto, o aluno tenha conhecimento dos sistemas produtivos, desenvolva raciocínio clínico, tenha capacidade de resolução de um problema, saiba trabalhar em equipe, tenha uma visão geral do mercado e saiba elaborar um projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE DALLA COSTA DE MATOS
ANDREZA EBERSOL DOS ANJOS
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
Ana Luiza Kalb
BRUNA EMANUELE DA SILVA VELASQUEZ
CAMILA PIZONI
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CASSIO CASSAL BRAUNER5
EDERSON DOS SANTOS
EDUARDO SCHMITT15
ELIZA ROSSI KOMNINOU15
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO5
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
JULIANO PERES PRIETSCH
LEONARDO MARINS
LETICIA ALVES MARTINS DUARTE
LUCAS BALINHAS FARIAS
MARCIO NUNES CORREA16
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
MATHEUS GOMES LOPES
MATHEUS GOMES LOPES
MILENE LOPES DOS SANTOS
MURILO SCALCON NICOLA
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA
RODRIGO FONSECA DA FONSECA
RUTIELE SILVEIRA
VIVIANE ROHRIG RABASSA5

Página gerada em 25/10/2020 03:11:32 (consulta levou 0.160509s)