Nome do Projeto
Alimentação saudável: vamos praticar?
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 15/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto de extensão vem sendo desenvolvido desde 2015 e tem por objetivo estimular os estudantes de ensino fundamental para o consumo de frutas e hortaliças. Este propósito tem sido alcançado através de visitações às escolas de ensino fundamental da Região Sul, nas quais se podem abordar os conteúdos e realizar práticas educativas com os alunos. Após a execução das ações, aplicam-se questionários aos participantes para avaliação dos cursos ministrados. Até o momento, tem-se constatado ótima aceitação por parte do público alvo. Dessa forma, acredita-se na relevância destas atividades de extensão devido a possibilidade de disseminar conhecimento para alunos do ensino fundamental, bem como pelas oportunidades criadas aos alunos de graduação evolvidos com o projeto.

Objetivo Geral

Estimular estudantes de ensino fundamental para o consumo de frutas e hortaliças, aplicando corretamente as técnicas de higienização, bem como proporcionar informações tanto para estudantes como para os profissionais envolvidos com a merenda escolar, sobre os efeitos da alimentação na saúde humana e formas de preparo “in natura” que garantam maior vida útil e segurança no consumo de vegetais frescos.

Justificativa

O consumo de frutas e hortaliças é de suma importância para uma alimentação saudável, com comprovados benefícios à saúde humana. Assim, estas devem ser incorporadas à dieta nas idades mais precoces. Especialmente as frutas, por serem saborosas e doces, não costumam enfrentar grande resistência das crianças ao consumo diário. Entretanto, é preciso adquirir o hábito e, principalmente, do consumo “in natura”, pelo maior aproveitamento dos nutrientes e, especialmente, de fibras.
Além da questão nutricional, os vegetais, de um modo geral, têm poucas calorias, são facilmente digeridos e produzem saciedade, contribuindo para redução da obesidade e risco de doenças associadas a ela.
Evidencia-se desta forma a importância do estímulo à crianças e adolescentes, para a inserção na alimentação diárias das frutas e hortaliças, principalmente, na forma fresca. Além disto, deve-se reconhecer que para ingestão segura são necessários procedimentos corretos de higienização, que requerem além da limpeza uma etapa de sanitização, normalmente negligenciada ou executada incorretamente, especialmente por desconhecimento do consumidor. Assim, proporcionar estas informações ao público alvo pode contribuir para aquisição de hábitos saudáveis e possibilitar a disseminação de práticas corretas de manipulação dos vegetais.

Metodologia

Preparação: Revisão bibliográfica sobre os temas do projeto, para atualização constante do material teórico; preparo das novas equipes de discentes colaboradores do projeto; contato com as escolas para o desenvolvimento das atividades.
Execução: Realizar oficinas teóricas e práticas envolvendo os seguintes assuntos: Alimentação e suas implicações na saúde. Os vilões da alimentação (gordura, gordura trans, sal e açúcar). Importância nutricional de frutas e hortaliças. Vegetais x vitaminas. Alterações que ocorrem nos alimentos (desejáveis e indesejáveis). Ação de micro-organismos nos alimentos. Higiene na cozinha. Higiene pessoal. Princípios básicos de higienização. Como higienizar utensílios e equipamentos utilizados no preparo dos vegetais. Pragas domésticas e sua ação sobre os alimentos. Como executar a higienização dos vegetais. Técnicas de preparo de vegetais na forma fresca com maior vida útil, que estimulem as crianças ao consumo.
Avaliação: Serão avaliados o entendimento e satisfação evidenciados pelas crianças no decorrer dos cursos, formalmente, ao final de cada ação os participantes serão convidados a responder um questionário, a fim de produzir informações sobre a qualidade do curso e dar sugestões para sua melhoria. Ainda, pretende-se manter contato com os professores dos colégios visitados, visando a acompanhar a repercussão das atividades desenvolvidas no cotidiano das crianças.

Indicadores, Metas e Resultados

Considerando que este projeto vem sendo executado desde 2014, pretende-se dar sequência nas atividades de forma similar, entretanto, executando os ajustes necessários, conforme a situação vivenciada, bem como aqueles que possam produzir melhora na didática das oficinas e ganhos para todas as partes envolvidas.
Como ferramentas de apoio têm sido utilizados questionários, que são aplicados ao final das atividades teóricas e práticas, que caracterizam o fechamento das oficinas. Estes instrumentos são elaborados atendendo as especificidades do público alvo (crianças) e produzem informações relativas ao grau de entendimento e aplicação das informações obtidas, bem como sobre a adequação dos conteúdos e perfil dos ministrantes, servindo de base para as alterações que se façam necessárias.

As principais metas do projeto são:
- Ministrar cursos teóricos em escolas das redes pública e particular sobre a importância nutricional do consumo de frutas e hortaliças, destacando o papel das vitaminas e seus efeitos no organismo humano, além dos alimentos fonte segundo o tipo.
- Produzir informações sobre as alterações que ocorrem em alimentos, em especial pela ação de micro-organismos.
- Proporcionar informações sobre como higiene pessoal, da cozinha, de utensílios e equipamentos domésticos utilizados no preparo de alimentos.
- Realizar cursos para o preparo de vegetais na forma fresca com maior vida útil, em que se possibilite a compreensão da importância da aplicação dos procedimentos corretos, e a partir da degustação, seja incentivado o consumo.

Em relação aos resultados esperados, espera-se alcançar os objetivos propostos, através de uma boa acolhida por parte das escolas, tanto pela direção e coordenadores, como pelos alunos (público alvo), que viabilizem levar informações sobre os inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode proporcionar, bem como destacar aspectos de suma importância, como os relacionados à higienização correta dos alimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GONCALVES PEREIRA
CAMILA BORGES DE CANTOS
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA6
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES13
CAROLINE SOUZA PUREZA
CASSANDRA DALLE MULLE SANTOS
CHEILA DA SILVA SCHIAVON
CLAUDIA DE FARIAS DOS SANTOS
DANIELA SANCHES MEDEIROS
Diego Araujo da Costa
EMILY MELLO DE SOUZA
EMILYN DE AVILA DELGADO
GABRIELA DA SILVA SCHIRMANN
GABRIELLA DO NASCIMENTO FELIX
GABRIELLE TOMAZ NUNES
JULIANA PINO DE PAULA
KATIELE FURTADO SILVA
LAIRA DOS SANTOS HELLWIG
LAURENE BATISTA DE MELO
LAÍS DE ÁVILA GARCEZ
LEONARDO SILVEIRA DOS PASSOS
LIDIA PEREIRA SERGIO
LUANY MORALES VALADAO
LUCAS DA SILVA BARBOZA
Larissa Riberas Silveira
MAIARA VARGAS MACIEL
MICHELE FERREIRA RODRIGUES
RAFAEL JARDIM DE LIMA
RAPHAELLY ALMEIDA FERNANDES
SABRINA FEKSA FRASSON
SABRINA FEKSA FRASSON
TAILA NICOLE MESQUITA PERES
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO24
THALIA DUARTE VASCONCELOS DA SILVA
VINICIUS RHEINHEIMER SCHNEIDER
VIOLETA GONCALVES HENCES
VITORIA MEDEIROS DIAS

Página gerada em 20/04/2024 06:02:01 (consulta levou 0.196557s)