Nome do Projeto
A ESCUTA TERAPÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO E ACOLHIMENTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS COVID-19
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/04/2020 - 21/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Introdução: A pandemia do novo coronavírus COVID-19 tem trazido muitos desafios, dentre eles a necessidade de cuidado e suporte em saúde mental dos profissionais de saúde, assim como da comunidade em geral. Objetivo geral: Promover cuidado e acolhimento online por meio da escuta terapêutica no contexto da pandemia do novo coronavírus COVID-19. Objetivos específicos: Criar um canal (chat) para acolhimento e escuta terapêutica de profissionais da saúde e comunidade em geral. Promover suporte terapêutico por meio da escuta online remota, por meio de mensagens escritas, áudio ou vídeo. Realizar registros em prontuários eletrônicos, seguindo os as normativas do Processo de Enfermagem. Fornecer orientações de enfermagem, psicologia ou terapia ocupacional seguindo as resoluções profissionais. Metodologia: No presente projeto pretende-se elaborar e manter o chat para atendimento, assim como realizar registros qualificados em prontuários, seguindo os princípios do Processo de Enfermagem. E ainda, promover ações de capacitação e supervisão contínua da equipe profissional em atendimento direto aos usuários. Resultados esperados: O presente projeto de extensão está inserido nas ações de enfrentamento e de combate à pandemia do novo coronavírus COVID-19, objetivando possibilitar um espaço virtual (online) de cuidado e acolhimento. Espera-se que os usuários possam encontrar suporte e apoio em saúde mental, tendo um espaço para falarem sobre suas angústias, medos, ansiedades e tristezas, com profissionais treinados e capacitados.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Promover cuidado em saúde mental e acolhimento online por meio da escuta terapêutica no contexto da pandemia do novo coronavírus COVID-19.

Objetivos específicos

Criar um canal (chat) para acolhimento e escuta terapêutica de profissionais da saúde e comunidade em geral.

Promover suporte terapêutico em saúde mental por meio da escuta online remota, por meio de mensagens escritas, áudio ou vídeo.

Realizar registros em prontuários eletrônicos, seguindo os as normativas do Processo de Enfermagem.

Fornecer orientações de enfermagem, psicologia ou terapia ocupacional (a depender do profissional que fará o atendimento) seguindo as resoluções profissionais.

Justificativa

A situação atual que a sociedade está vivendo com a pandemia do novo coronavírus COVID-19 é muito desafiadora. A nova pneumonia começou em Wuhan na China em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente pelo mundo em início de 2020 (QUI et al, 2020) . Em 29 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde relatou 634.835 casos confirmados de COVID-19 e 29.957 mortes pela doença no mundo, sendo que 63.159 casos novos e 3.464 mortes foram identificadas nas 24 horas anteriores, sendo que nos dois dias anteriores, houve um aumento aproximado a 40.000 casos por dia, enquanto o número de mortes subiu de cerca de 1.700 para 2.400 por dia no mesmo período (YU et al, 2020).
Os autores Lauer et al (2020) tem indicado que esta doença altamente contagiosa e letal tem um período médio de incubação foi estimado em 5,1 dias e que 97,5% daqueles que desenvolvem os sintomas o farão em 11,5 dias (8,2 a 15,6 dias) de infecção. Apesar da mortalidade não ter se mantido constante, Roser, Ritchie, Ortiz-Ospina (2020) indicam que até o dia 15 de março, a taxa de letalidade no mundo era de cerca de 3,5%. Segundo Hassan (2020), os dados preliminares apresentados por Cascella et al (2020) sugerem que a taxa de mortalidade relatada varia de 1% a 2%, dependendo do estudo e do país e que a maioria das mortes ocorreram em pacientes com mais de 50 anos de idade
Qiu et al (2020) conduziram o primeiro estudo de grande escala nacional de levantamento do sofrimento em saúde mental na população geral da China durante este período da epidemia da COVID-19. O estudo incluiu dados demográficos, frequência de ansiedade, depressão, fobias específicas, alteração cognitiva, evitação, comportamento compulsivo, sintomas físicos e perda de funcionamento social. O estudo recebeu um total de 52.730 questionários válidos de 36 províncias da China. Entre os entrevistados, 18.599 eram do sexo masculino (35,27%) e 34.131 mulheres (64,73%). Da amostra, quase 35% dos entrevistados apresentaram sintomas de angústia, maior entre as mulheres e em pessoas com mais de 60 anos que se apresentaram mais vulneráveis a desenvolver estresse pós-traumático.
Algumas estratégias de cuidado em saúde mental utilizadas no surto de SARS podem ser úteis para a resposta a COVID-19, entre elas foram ofertados serviços seguros criados para fornecer aconselhamento usando dispositivos e aplicativos eletrônicos para pacientes contaminados e suas famílias, bem como aos profissionais de saúde que devem ser acompanhados regularmente em relação a sintomas de depressão, ansiedade, e risco de suicídio (2020).
Neste sentido, este projeto de extensão vem a oferecer uma estratégia de cuidado em saúde mental online para profissionais de saúde e população em geral, considerando todas as alterações produzidas no contexto da pandemia.

Metodologia

Criação do chat: Canal conta comigo- o cuidado que nos aproxima

Primeiramente foi criado um chat para escuta terapêutica dentro do site do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva CNPq, vinculado à Faculdade de Enfermagem UFPel:
https://www.gruposaudemental.com/
Neste espaço há a descrição da ação de escuta terapêutica, e também a informações sobre os horários disponíveis.
Ao iniciar o atendimento o usuário aceita participar por meio da concordância com o “Termo de consentimento de consulta do paciente”, o qual está previsto na Resolução COFEN nº 0634/2020, que dispõe sobre a autorização da Tele consulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COFEN, 2020).
Serão utilizados os softwares Talk.to para o atendimento por meio de mensagens escritas, e o aplicativo Where by, para utilização de áudio ou vídeo. Ambos preveem o sigilo e privacidade do atendimento, seguindo as normativas profissionais.

Registros

Após os atendimentos, o profissional irá registrá-lo em prontuário eletrônico (documento em word, que ficará armazenado com sigilo), seguindo os pressupostos do Processo de Enfermagem e da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Serão organizados e sintetizados os principais diagnósticos de enfermagem que podem surgir na ação, e para cada um deles serão elaboradas possibilidades de intervenção breve, que poderão ser disponibilizadas ao usuário durante o atendimento.

Capacitação e supervisão da equipe

O projeto contará com uma equipe de saúde mental composta por profissionais graduados na área, e com ampla experiência em atendimentos no contexto da atenção psicossocial.
Ainda assim, estão previstas ações contínuas de capacitação com as principais diretrizes de atenção em saúde mental, principalmente voltadas ao contexto da pandemia do novo coronavírus, e seus desafios.
Estão previstos momentos de supervisão e discussão dos atendimentos, sempre resguardando o anonimato da identidade dos usuários, em pequenos grupos, com um profissional responsável pela condução da atividade.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto de extensão está inserido nas ações de enfrentamento e de combate à pandemia do novo coronavírus COVID-19, objetivando possibilitar um espaço virtual (online) de cuidado e acolhimento para profissionais da saúde e comunidade em geral.
Espera-se que os usuários/pacientes possam encontrar suporte e apoio em saúde mental, tendo um espaço para falarem sobre suas angústias, medos, ansiedades e tristezas com profissionais treinados e capacitados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE BASSO DA SILVA2
ARIANE DA CRUZ GUEDES4
BIANCA ALBUQUERQUE GONÇALVES
CARLA GABRIELA WÜNSCH SOUZA
CARMEN TEREZINHA LEAL ARGILES
CELIA SCAPIN DUARTE2
CESAR BRASIL SPERB
DENYAN ALVES SILVEIRA
DUILIA SEDRÊS CARVALHO LEMOS
ELLEN CRISTINA RICCI2
ETIENE SILVEIRA DE MENEZES
GABRIELA LOBATO DE SOUZA2
GUSTAVO PACHON CAVADA
Graciele Fernanda da Costa Linch
IZAMIR DUARTE DE FARIAS
JANAINA QUINZEN WILLRICH2
JOSIANE DA COSTA MOREIRA
LARISSA DALL AGNOL DA SILVA2
LILIAN CRUZ SOUTO DE OLIVEIRA SPERB
LUANA RIBEIRO BORGES
LUCIANE PRADO KANTORSKI2
LUIZA HENCES DOS SANTOS
MARIA CAROLINA PINHEIRO MEIRELLES
MARIA LAURA DE OLIVEIRA COUTO
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA2
MEIRIDIANE DOMINGUES DE DEUS
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA2
MILENA HOHMANN ANTONACCI2
MILENA OLIVEIRA COSTA
POLIANA FARIAS ALVES2
PRISCILLA DOS SANTOS DA SILVA
THYLIA TEIXEIRA SOUZA
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA2

Página gerada em 19/04/2024 09:32:52 (consulta levou 0.268072s)