Nome do Projeto
Pré-Cálculo no Moodle
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 10/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Nos cursos de graduação do Centro de Engenharias da UFPel, a disciplina de Cálculo A, que representa parte crucial do ensino devido as inúmeras aplicações na área, é essencial para a formação do futuro profissional. Essa disciplina é ministrada geralmente para alunos recém egressos do ensino médio de diferentes partes do país. Muitos iniciam esta disciplina sem terem desenvolvido estruturas cognitivas relacionadas à interpretação da linguagem matemática, à compreensão de conceitos básicos e de conteúdos que são pré-requisitos. A partir disso, observa-se dificuldades em habilidades de reflexão, exploração e dedução, fazendo com que boa parte deles não alcancem o mínimo exigido para aprovação. Assim, é de extrema importância a presença de projetos motivadores para auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades, e possivelmente obter um aumento no índice de aprovação além de resultar na diminuição no índice de evasão da disciplina. Nesse sentido, propomos esse projeto com o intuito de compensar as deficiências na formação matemática provenientes do ensino básico e preparar os estudantes para cursarem as disciplinas da área de matemática nos cursos de engenharia do CEng.

Objetivo Geral

Consideramos os objetivos desse projeto:

1) Desenvolver conteúdos pré-requisitos para Cálculo A; 2) Introduzir ao alunos a plataforma Moodle; 3) Fortalecer a base de conhecimentos matemáticos dos alunos; 4) Diminuir a evasão dos acadêmicos que se matriculam nas disciplinas de Cálculo; 5) Aumentar o índice de aprovação na disciplina de Cálculo A; 6) Motivar os alunos para o estudo das disciplinas de matemática no curso de engenharia; 7) Entender a aplicar os conhecimentos adquiridos.

Justificativa

A disciplina Cálculo A tem como enfoque o estudo de funções, limites, derivadas e integrais, abordando problemas que são encontrados em vários campos da ciência e da engenharia e cuja análise das soluções são essenciais para interpretar e prever situações. Os conceitos que englobam o Cálculo A são complexos e exigem um certo grau de abstração para serem compreendidos.
Por experiência, sabemos que as dificuldades da disciplina estão, em maioria, em conceitos básicos, anteriores ao cálculo diferencial e integral, e que os alunos que têm uma boa base desses conceitos normalmente terminam a disciplina com aprovação. Pensando nisso, propomos este projeto com o intuito de sondar as dificuldades dos matriculados e nivelar o conhecimento pré-cálculo da turma. Assim, os discentes sanam as mazelas de seu conhecimento matemático, as aulas de Cálculo A têm um melhor rendimento.

Metodologia

A metodologia consiste em elaborar um conteúdo online, interativo e com suporte, utilizando um curso na plataforma Moodle. Os discentes matriculados em Cálculo A terão acesso ao curso e poderão seguir seu próprio ritmo de aprendizado. Pretendemos separar o conteúdo do curso em seções, em que cada seção é um conteúdo de matemática anterior ao cálculo diferencial e integral. Em cada seção, o conteúdo é apresentado com enfoque ao que é utilizado na disciplina de Cálculo A. Pretendemos utilizar como recursos resumos, vídeos, exercícios resolvidos, listas de exercícios, um fórum de dúvidas e uma avaliação do conteúdo onde o discente verificaria seu aprendizado. Haverá, na equipe do projeto, alunos que concluíram Cálculo A com aprovação, que atenderiam o fórum de dúvidas e auxiliariam os professores na elaboração do conteúdo.

Indicadores, Metas e Resultados

Acreditamos que o projeto irá contribuir para a melhoria do ensino de graduação, aumentando o aprendizado dos alunos em Cálculo A, o que auxiliará nas disciplinas subsequentes dos cursos do Centro de Engenharias.
Submeteremos os que utilizaram a plataforma a um formulário sobre a qualidade do curso em comparação com o conteúdo da disciplina de Cálculo A. Após, faremos uma análise de rendimento acadêmico.

Esperamos atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de Cálculo dos cursos de engenharia desta universidade. Acreditamos que as estratégias do projeto contribuam para o desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento matemático para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam. Isso faz com que esses alunos obtenham maior sucesso na vida acadêmica, não só nas disciplinas de matemática dos cursos de engenharia mas também nas disciplinas específicas de seus cursos, visto que a área de engenharia tem como base essas ferramentas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABDEL AZIZ SAMI YOUSEF BAKRI
ALBERTO JESKE HARTER
ALBERTO PEREIRA BATISTA
ALINE DE MORAES KOHN
AMANDA DA SILVA COSTA
AMANDA DE FREITAS CORREA
AMANDA DOS SANTOS MACHADO
ANA CAROLINA OLIVEIRA DOS SANTOS5
ANA CLARA MARINS MENDES
ANNA JULIA MACIEL PINTO MIGUENS
ARLINDO SCHWANTZ NETO
AVILA FERREIRA DE SOUSA
Alessandra Horbach Barbosa
BARBARA RAIZA CARDOSO LUDTKE
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES
CAMILA FREITAS DA ROCHA
CAMILA MOREIRA BLAZ
CARLOS EDUARDO ESPINOSA7
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA
CATIANE PEGLOW HOLZ
DANIEL VARELA LEZICA JUNIOR
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA
DIANA ROBERTS LOURENCO BARRETO
EDUARDA CAMEIS FREDA
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER3
EMILY LETIELE DE MATOS DA SILVA
FABIANA BRAGA DA SILVA
FABIANE LEROY DOS SANTOS
GABRIEL ALVES DE SOUSA
GABRIELA MATTOS DOMINGUES
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR5
GUSTAVO SOUZA DE PAIVA
HENRIQUE MENEGONI BRUNO SCHWARTZ
ISABEL CORDEIRO BORGES
JOHN GUILHERME WRAGUE QUINTANA
JOSUE MARISQUERENA PEREIRA
JULIA SANTOS DE SOUSA
JULIANA DA CUNHA MEDEIROS
JULIANO DE CASTRO LORENZATO
KALLINE RODRIGUES MORAES DE LEON
KAWE HENRIQUE ANDRADE HILARIO
LAURA EMANUELLY PERES DOS SANTOS
LAURICE TRINDADE DE ABREU
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA
LIVIA ROSA DO NASCIMENTO
LUCAS FARIAS VILELA
LUCAS MAYDANA MENDES
LUDMILA CALCAGNO COUTO
MAIARA SCHELLIN PIEPER
MANOELA DUARTE LEMOS
MARCELLO ZABALLA DUTRA
MARCELO SCHRAMM5
MARCO AURELIO BIERHALS MATHIAS
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA
MARINA HARTUNGS PRATES DE LIMA
MARLOS PEVERADA JAQUES
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ
MATHEUS OLIVEIRA GOMES
NATALI DORNELLES PACHECO
NATIELE RASEIRA GOMES
NELITIZIA APARECIDA ALVES TELESCA KRUGER
PABLO DE OLIVEIRA PEREIRA
PEDRO HENRIQUE DIEHL
PEDRO LUIS DOS REIS OSORIO
RAFAEL SCHMECHEL SELL
RAFAELLI RAMM DA ROSA
RAU WOLOWSKI TARNOWSKI
RITCHELLI TEIXEIRA DUARTE
RUBIANE BUCHWEITZ FICK
SANDRO MARION AVILA DE LIMA
SHAIANE DE LIMA DIAS
TAIRO SILVEIRA GOMES
TALISSON NATAN TOCHTENHAGEN
TALLES WILLIAN MEDEIROS DA SILVA
TEODORO SILVEIRA TARTARI
THAIS RUTZ
TIAGO FERREIRA MACHADO
TOMAS MORALES GOUVEA
TON KEVYN BARRETO AMPARO DA SILVA
VANESSA BUCHWEITZ NORNBERG
VINICIUS AVILA EICHENBERG
VINICIUS SPIERING DA CRUZ
VITORIA CUNHA DE ALMEIDA
VITORIA DIAS SANTANA
WILLIAM GARCIA ANDRADE
WILLIAN BOTTIN PAGNONCELLI
YURE RODRIGUES NUNES

Página gerada em 21/09/2021 15:21:25 (consulta levou 0.174558s)