Nome do Projeto
Pré-Cálculo no Moodle
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 10/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Nos cursos de graduação do Centro de Engenharias da UFPel, a disciplina de Cálculo A, que representa parte crucial do ensino devido as inúmeras aplicações na área, é essencial para a formação do futuro profissional. Essa disciplina é ministrada geralmente para alunos recém egressos do ensino médio de diferentes partes do país. Muitos iniciam esta disciplina sem terem desenvolvido estruturas cognitivas relacionadas à interpretação da linguagem matemática, à compreensão de conceitos básicos e de conteúdos que são pré-requisitos. A partir disso, observa-se dificuldades em habilidades de reflexão, exploração e dedução, fazendo com que boa parte deles não alcancem o mínimo exigido para aprovação. Assim, é de extrema importância a presença de projetos motivadores para auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades, e possivelmente obter um aumento no índice de aprovação além de resultar na diminuição no índice de evasão da disciplina.
Nesse sentido, propomos esse projeto com o intuito de compensar as deficiências na formação matemática provenientes do ensino básico e preparar os estudantes para cursarem as disciplinas da área de matemática nos cursos de engenharia do CEng.
Objetivo Geral
Consideramos os objetivos desse projeto:
1) Desenvolver conteúdos pré-requisitos para Cálculo A; 2) Introduzir ao alunos a plataforma Moodle; 3) Fortalecer a base de conhecimentos matemáticos dos alunos; 4) Diminuir a evasão dos acadêmicos que se matriculam nas disciplinas de Cálculo; 5) Aumentar o índice de aprovação na disciplina de Cálculo A; 6) Motivar os alunos para o estudo das disciplinas de matemática no curso de engenharia; 7) Entender a aplicar os conhecimentos adquiridos.
1) Desenvolver conteúdos pré-requisitos para Cálculo A; 2) Introduzir ao alunos a plataforma Moodle; 3) Fortalecer a base de conhecimentos matemáticos dos alunos; 4) Diminuir a evasão dos acadêmicos que se matriculam nas disciplinas de Cálculo; 5) Aumentar o índice de aprovação na disciplina de Cálculo A; 6) Motivar os alunos para o estudo das disciplinas de matemática no curso de engenharia; 7) Entender a aplicar os conhecimentos adquiridos.
Justificativa
A disciplina Cálculo A tem como enfoque o estudo de funções, limites, derivadas e integrais, abordando problemas que são encontrados em vários campos da ciência e da engenharia e cuja análise das soluções são essenciais para interpretar e prever situações. Os conceitos que englobam o Cálculo A são complexos e exigem um certo grau de abstração para serem compreendidos.
Por experiência, sabemos que as dificuldades da disciplina estão, em maioria, em conceitos básicos, anteriores ao cálculo diferencial e integral, e que os alunos que têm uma boa base desses conceitos normalmente terminam a disciplina com aprovação. Pensando nisso, propomos este projeto com o intuito de sondar as dificuldades dos matriculados e nivelar o conhecimento pré-cálculo da turma. Assim, os discentes sanam as mazelas de seu conhecimento matemático, as aulas de Cálculo A têm um melhor rendimento.
Por experiência, sabemos que as dificuldades da disciplina estão, em maioria, em conceitos básicos, anteriores ao cálculo diferencial e integral, e que os alunos que têm uma boa base desses conceitos normalmente terminam a disciplina com aprovação. Pensando nisso, propomos este projeto com o intuito de sondar as dificuldades dos matriculados e nivelar o conhecimento pré-cálculo da turma. Assim, os discentes sanam as mazelas de seu conhecimento matemático, as aulas de Cálculo A têm um melhor rendimento.
Metodologia
A metodologia consiste em elaborar um conteúdo online, interativo e com suporte, utilizando um curso na plataforma Moodle. Os discentes matriculados em Cálculo A terão acesso ao curso e poderão seguir seu próprio ritmo de aprendizado. Pretendemos separar o conteúdo do curso em seções, em que cada seção é um conteúdo de matemática anterior ao cálculo diferencial e integral. Em cada seção, o conteúdo é apresentado com enfoque ao que é utilizado na disciplina de Cálculo A. Pretendemos utilizar como recursos resumos, vídeos, exercícios resolvidos, listas de exercícios, um fórum de dúvidas e uma avaliação do conteúdo onde o discente verificaria seu aprendizado. Haverá, na equipe do projeto, alunos que concluíram Cálculo A com aprovação, que atenderiam o fórum de dúvidas e auxiliariam os professores na elaboração do conteúdo.
Indicadores, Metas e Resultados
Acreditamos que o projeto irá contribuir para a melhoria do ensino de graduação, aumentando o aprendizado dos alunos em Cálculo A, o que auxiliará nas disciplinas subsequentes dos cursos do Centro de Engenharias.
Submeteremos os que utilizaram a plataforma a um formulário sobre a qualidade do curso em comparação com o conteúdo da disciplina de Cálculo A. Após, faremos uma análise de rendimento acadêmico.
Esperamos atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de Cálculo dos cursos de engenharia desta universidade. Acreditamos que as estratégias do projeto contribuam para o desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento matemático para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam. Isso faz com que esses alunos obtenham maior sucesso na vida acadêmica, não só nas disciplinas de matemática dos cursos de engenharia mas também nas disciplinas específicas de seus cursos, visto que a área de engenharia tem como base essas ferramentas.
Submeteremos os que utilizaram a plataforma a um formulário sobre a qualidade do curso em comparação com o conteúdo da disciplina de Cálculo A. Após, faremos uma análise de rendimento acadêmico.
Esperamos atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de Cálculo dos cursos de engenharia desta universidade. Acreditamos que as estratégias do projeto contribuam para o desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento matemático para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam. Isso faz com que esses alunos obtenham maior sucesso na vida acadêmica, não só nas disciplinas de matemática dos cursos de engenharia mas também nas disciplinas específicas de seus cursos, visto que a área de engenharia tem como base essas ferramentas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABDEL AZIZ SAMI YOUSEF BAKRI | |||
ALBERTO JESKE HARTER | |||
ALBERTO PEREIRA BATISTA | |||
ALINE DE MORAES KOHN | |||
AMANDA DA SILVA COSTA | |||
AMANDA DE FREITAS CORREA | |||
AMANDA DOS SANTOS MACHADO | |||
ANA CAROLINA OLIVEIRA DOS SANTOS | 5 | ||
ANA CLARA MARINS MENDES | |||
ANNA JULIA MACIEL PINTO MIGUENS | |||
ANTONIO SELESTRINO MOTTA | |||
ARLINDO SCHWANTZ NETO | |||
Alessandra Horbach Barbosa | |||
BARBARA RAIZA CARDOSO LUDTKE | |||
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES | |||
CAMILA FREITAS DA ROCHA | |||
CAMILA MEDEIROS DE MELO | |||
CAMILA MOREIRA BLAZ | |||
CARLOS EDUARDO ESPINOSA | 81 | ||
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA | |||
CATIANE PEGLOW HOLZ | |||
CLEBER DOS SANTOS | |||
DANIEL MAURELL MARQUES | |||
DANIEL VARELA LEZICA JUNIOR | |||
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA | |||
DIANA ROBERTS LOURENCO BARRETO | |||
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS | |||
EDUARDA CAMEIS FREDA | |||
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER | 4 | ||
EDUARDO PAIVA SCARPARO | 1 | ||
Emily Letiele de Matos da Silva | |||
FABIANA BRAGA DA SILVA | |||
FABIANE LEROY DOS SANTOS | |||
FELIPE PINHEIRO PEREIRA | |||
GABRIEL ALVES DE SOUSA | |||
GERMAN RAMON CANAHUALPA SUAZO | 3 | ||
GRAZIELLA ALMEIDA GIBSON | |||
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 6 | ||
GUSTAVO SOUZA DE PAIVA | |||
Gabriela Mattos domingues | |||
HENRIQUE MENEGONI BRUNO SCHWARTZ | |||
ISABEL CORDEIRO BORGES | |||
JANARA INDAIA LOBO CARVALHO | |||
JOAO PEDRO PERES | |||
JOHN GUILHERME WRAGUE QUINTANA | |||
JOICE DE FREITAS MEDEIROS | |||
JOSUE MARISQUERENA PEREIRA | |||
JULIA SANTOS DE SOUSA | |||
JULIA SELAU DOS SANTOS | |||
JULIANA DA CUNHA MEDEIROS | |||
JULIANA PEREIRA LIMA | |||
JULIANO DE CASTRO LORENZATO | |||
JULIANO SCAGLIONI DA FONSECA | |||
KALLINE RODRIGUES MORAES DE LEON | |||
KAWE HENRIQUE ANDRADE HILARIO | |||
KAYUA CARDOSO AVILA | |||
LAURA DA ROZA ZIEBELL | |||
LAURA EMANUELLY PERES DOS SANTOS | |||
LAURICE TRINDADE DE ABREU | |||
LEANDRO BRITO LIMA | |||
LETICIA TONETTO | 2 | ||
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA | |||
LIVIA ROSA DO NASCIMENTO | |||
LUCAS FARIAS VILELA | |||
LUCAS MAYDANA MENDES | |||
LUDMILA CALCAGNO COUTO | |||
Luciano Soares Nunes | |||
MAIARA SCHELLIN PIEPER | |||
MANOELA DUARTE LEMOS | |||
MANOELA LUCIO DE MELLO | |||
MARCELLO ZABALLA DUTRA | |||
MARCELO SCHRAMM | 47 | ||
MARCO AURELIO BIERHALS MATHIAS | |||
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA | |||
MARIA LUIZA LEAL BARBOSA | |||
MARINA HARTUNGS PRATES DE LIMA | |||
MARLOS PEVERADA JAQUES | |||
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ | |||
MATHEUS OLIVEIRA GOMES | |||
MIGUEL LEMOS COELHO | |||
NATALI DORNELLES PACHECO | |||
NATIELE RASEIRA GOMES | |||
NELITIZIA APARECIDA ALVES TELESCA KRUGER | |||
PABLO DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
PAULO RENATO DA SILVA WESTPHAL | |||
PEDRO HENRIQUE DIEHL | |||
PEDRO LUIS DOS REIS OSORIO | |||
RAFAEL ANTONELLO DA HORA VASCONCELOS | |||
RAFAEL DE LIMA JESKE DIAS | |||
RAFAEL SCHMECHEL SELL | |||
RAU WOLOWSKI TARNOWSKI | |||
RITCHELLI TEIXEIRA DUARTE | |||
RUBIANE BUCHWEITZ FICK | |||
Rafaelli Ramm da Rosa | |||
SANDRO MARION AVILA DE LIMA | |||
SHAIANE DE LIMA DIAS | |||
TAIRO SILVEIRA GOMES | |||
TALISSON NATAN TOCHTENHAGEN | |||
TALLES WILLIAN MEDEIROS DA SILVA | |||
TEODORO SILVEIRA TARTARI | |||
THAIS RUTZ | |||
TIAGO FERREIRA MACHADO | |||
TOMAS MORALES GOUVEA | |||
TON KEVYN BARRETO AMPARO DA SILVA | |||
VANESSA BUCHWEITZ NORNBERG | |||
VICTOR DANIEL DE PAULA GONCALVES | |||
VINICIUS AVILA EICHENBERG | |||
VINICIUS SPIERING DA CRUZ | |||
VITORIA CUNHA DE ALMEIDA | |||
VITORIA DIAS SANTANA | |||
WESLEY DUARTE DA SILVA | |||
WILLIAM GARCIA ANDRADE | |||
WILLIAM NOBRE VIEIRA | |||
WILLIAN BOTTIN PAGNONCELLI | |||
YASMIN TEREZA GLENZEL DE LIMA | |||
YURE RODRIGUES NUNES | |||
ÁVILA FERREIRA DE SOUSA |