Instalações
O estudo será realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no município de Capão do Leão, localizado no sul do Rio Grande do Sul, sobre as coordenadas geográficas 31º 52‘ S, 52º 21‘ E.
Recursos Humanos
Tanto para a condução dos procedimentos experimentais quanto para a análise técnica dos resultados, estará disponível toda a equipe do NUPEEC, composta por professores doutores em Veterinária, Zootecnia, Biotecnologia e Farmácia, além de médicos veterinários, zootecnistas, biotecnologistas, biólogos e farmacêuticos que realizam pós-graduação (mestrado e doutorado) junto à equipe e pesquisadores vinculados ao Núcleo de Pesquisa, Ensino Extensão em Pecuária (NUPEEC). Todos os integrantes da equipe, bem com os trabalhos realizados, podem ser conhecidos através do site www.ufpel.edu.br/nupeec.
Animais e manejo
O estudo será realizado com dois produtos comerciais contendo a levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae: Florasac (Aleris, Brasil), contendo a levedura vida, que auxilia na digestibilidade de fibras, controle de oxigênio e pH; e o Sinergis (Aleris, Brasil), contendo levedura de alta digestibilidade, β-glucano, MOS e nucleotídeos, que auxilia na imunidade e no crescimento do animal. Para isso, serão utilizadas ovelhas mestiças das raças Texel e Corriedale, as quais serão mantidas durante todo o experimento em local coberto, estando 3 animais por baia. O delineamento experimental será o delineamento inteiramente casualizado (DIC), utilizando 27 animais divididos em três grupos: Grupo Florasac (GF, n=9), Grupo Sinergis (GS, n=9) e Grupo Controle (GC, n=9).
A dieta será fornecida nos cochos, duas vezes ao dia, pela manhã (às 8h30min) e pela tarde (às 16h30min), com água ad libitum. Os animais passarão por um período de adaptação de 10 dias, onde receberão feno de gramínea e o produto comercial referente a cada grupo. Posteriormente, será realizada uma troca de dieta a cada 5 dias, alternando entre o fornecimento de feno e de farelo de trigo e silagem (concentrado:volumoso, na proporção 60:40). Ademais, as ovelhas dos grupos tratamento receberão a levedura, uma vez ao dia, antes da primeira refeição.
Coletas de sangue para análises bioquímicas
Serão realizadas coletas de sangue por punção da veia jugular utilizando sistema Vacutainer (BD diagnostics, SP, Brasil) nos dias 1, 10, 15, 20, 25 e 30, totalizando 6 coletas por animal. As amostras de sangue serão coletadas em três tubos: um com fluoreto de sódio (4mL Vacuplast® -
Page 6 of 16 Zhejiang, China) para obtenção de plasma para avaliar os níveis de glicose; outro com ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) (4,5mL Vacuplast® - Shandong, China) para realizar análises de hemograma completo; e, outro com sílica (ativador de coágulo) (5mL Vacuplast® - Shandong, China) para obtenção do soro e realização das análises bioquímicas.
A determinação dos teores séricos de ureia, albumina, proteínas totais, gama glutamil transferase (GGT), ácidos graxos não-esterificados (AGNE), aspartato aminotransferase (AST), triacilgliceróis (TAG), cálcio, magnésio, sódio e potássio, ocorrerá a partir das amostras de soro. Sendo que, a leitura destas será realizada em analisador bioquímico automático Labmax Plenno (Labtest, MG, Brasil).
A aferição da concentração de haptoglobina será realizada utilizando o método colorimétrico descrito por Jones & Mould (1984), adaptado por Schneider et al. (2013). Para avaliar a atividade da paraoxanase será utilizado o protocolo descrito por Browne et al. (2007).
Coletas de líquido ruminal
As coletas do líquido ruminal serão realizadas nos mesmos dias das coletas de sangue, sendo realizadas 1 hora após a alimentação no turno da manhã com o auxílio de uma sonda ruminal fixada cirurgicamente. A análise deste fluído será feita logo após a coleta, avaliando-se os aspectos físicos (odor, cor, consistência), químicos (pH, redução de azul de metileno) e biológicos (contagem de bactérias e protozoários). Será realizada avaliação morfo-tintorial das bactérias pelo método de Gram e os protozoários serão avaliados quanto à densidade, motilidade e a proporção entre vivos e mortos.
Avaliação zootécnica
Será realizada a pesagem nos dias 1, 10, 15, 20, 25 e 30 de ambos os períodos, para avaliar o ganho de peso dos animais. Além disso, será realizado o escore de condição corporal (ECC) no primeiro e último dia do experimento.
Análise bromatológica
Serão realizadas análises bromatológicas de todos os componentes da dieta, para determinar os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra bruta (FB), extrato etéreo (EE) e matéria mineral (MM). Para análises da fibra detergente neutro (FDN) e fibra detergente ácido (FDA) será empregada a metodologia proposta por Van Soest et al., 1991.
Análises nutricionais
Durante todo o primeiro e segundo período, os animais terão suas dietas e sobras, pesadas diariamente em balança digital, para analisar o consumo de matéria seca (CMS) dos dois tipos de dietas.