Nome do Projeto
Relações Internacionais da UFPel: seus 10 anos e novas perspectivas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 01/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Embora o Curso de Relações Internacionais da UFPel já tenha completado sua primeira década de atuação, ainda não foram realizadas ações estruturadas para o levantamento de dados que respondam muitas perguntas, as quais norteiam o aprimoramento da formação acadêmica e cientifica, bem como ações de gestão universitária de qualidade. Nesse contexto, busca-se institucionalizar e estruturar ações que permitam tanto conhecer o perfil do curso e de seus egressos, bem como criar oportunidades de inovação e de melhorias das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com este projeto, pretende-se responder perguntas, como: Qual é o perfil dos egressos do Curso de Relações Internacionais da UFPel? Qual é o perfil da produção das pesquisas dos trabalhos de conclusão no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Qual é o alinhamento da formação, experiência e das pesquisas do corpo docente com os eixos de formação (estruturante, interdisciplinar e profissional) propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais? Em que medida as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena estão implementadas nas atividades do Curso? Quais as metodologias de ensino e aprendizagem presentes no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Em que medida as ações de internacionalização universitária estão presentes no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Como promover a interação entre docentes, discentes e egressos no Curso de Relações Internacionais da UFPel? Como promover o Curso e seus acadêmicos junto à comunidade interna e externa? Como promover a orientação discente, no que diz respeito à sua formação profissional e possíveis áreas de atuação?

Objetivo Geral

Promover ações que permitam tanto conhecer o perfil do curso e de seus egressos, quanto criar oportunidades para a inovação nas atividades do Curso.

Justificativa

A graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criada no ano de 2010 (Portaria 1827 de 23 de novembro de 2012). Seu Projeto Pedagógico de Curso foi elaborado no ano de 2011 e, no ano de 2020, passa por profundo processo de reformulação a partir de sua alocação no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Relações Internacionais foram publicadas no ano de 2017 (Resolução n. 4, de 04 de outubro de 2017) e que até este momento, diagnósticos sobre o Curso ainda não foram realizados, este projeto contribuirá tanto no processo de reformulação do PPC, quanto na abertura de novas linhas de ação: (i) para a atualização do currículo; (ii) promoção do curso junto à comunidade interna e externa; (iii) interação entre docentes, discentes e egressos.

Metodologia

Ao longo do projeto, pretende-se realizar diferentes ações:
- Ações de pesquisa para o levantamento do perfil do egresso, produção acadêmica do Curso, entre outros.
- Ações de ensino, como por exemplo: - Realização de Encontro de Acolhida dos acadêmicos ingressantes; Realização de Aula Magna; Palestras, rodas de conversa ou minicursos com egressos atuantes no mercado de trabalho ou no meio acadêmico; - Palestras, rodas de conversa ou minicursos egressos que estão na pós-graduação; - Apresentação do Diretório Acadêmico, dos grupos de pesquisa do curso, das linhas de pesquisa dos diferentes professores, dos laboratórios entre outras atividades; - Rodas de Conversa sobre Projeto Pedagógico de Curso, orientações no que diz respeito às disciplinas optativas e obrigatórias, formação profissional e áreas de atuação;
Ações de extensão, como: - Visitas técnicas; - Palestras com profissionais e convidados que atuem em áreas com interface internacional.

Indicadores, Metas e Resultados

Através do desenvolvimento das ações deste projeto, a meta é contribuir para:
a) Um diagnóstico do Curso de Relações Internacionais nos últimos dez anos.
b) Levantamento sistematizado de informações essenciais para a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão no Curso de Relações Internacionais.
c) Fortalecimento da identidade e do ambiente institucional do Curso de Relações Internacionais.
d) Promoção da relação entre discentes e egressos.
e) Promoção do Curso de Relações Internacionais nas comunidades interna e externa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA HELENA GEREVINI AVILA
ANA ROBERTA RODRIGUES
ANGELO MIGUEL DO AMARAL LOPES
ANTONIELI MEDEIROS DE SOUZA PIRES
ARTHUR ECHENIQUE ALVES
AUGUSTO DA SILVA BANDEIRA DIOGO FERNANDES
BRUNA TOLFO DE AZEVEDO
BRUNO RICARDO VIANA SADECK DOS SANTOS2
CAIO FERNANDO DA SILVA
CAIO MENEZES DOS SANTOS
CHARLES PEREIRA PENNAFORTE2
EDUARDA GOMES DA ROSA
EMANUELLE DE LEÃO RODRIGUES MACHADO BRAZIL
FABIO AMARO DA SILVEIRA DUVAL2
FERNANDA DE MOURA FERNANDES8
GABRIEL VIEIRA MARTINS
GUILHERME RADTKE PORTO
GUSTAVO FERREIRA FELISBERTO
HUGO IVEN VON BOROWSKI
JENNIFER SCHEFFER DE OLIVEIRA
JESSICA DA SILVA SCHUG
JONATHAN SANTOS PEREIRA FEIJO
KAIO JULIO DE SOUZA SILVEIRA
LARA CORREA DA SILVA FARINA
LAURA CASTAGNO CURI HALLAL
LIARA LUIZA DURIGON POZZOBON
LIVIA LABRIOLLA DA COSTA
LUANA MENEZES
LUCAS DAVID CRUZ MCBRIDE
LUCAS MOTA FERREIRA
LUCIANA MARIA DE ARAGAO BALLESTRIN2
LUIZA TUMELERO
MAISA DE BORBA CANDATEN
MARIA ANTONIA AMARAL LERIPIO
MARIA LUISA SIMIONI
MATHEUS DA SILVA DOS SANTOS
MILENA DUARTE LUBKE
MILENA MAGDANZ DAVE
NATHALY MARIA DA SILVA
NICOLAS HENRIQUE LOPES DE LIMA
NIKOLAS ISLER DA COSTA
PAOLA ESTREITO OLIVEIRA
RAFAEL FELIPE AGUIRRA DA CRUZ ROCHA
RENAN CALDEIRA FURTADO2
RENAN DO CARMO VIEIRA
ROBERTA NUNES NOGUEZ
SABRINA DE MATOS BARCELOS
SABRINA MOURA DE OLIVEIRA
SILVANA SCHIMANSKI15
STEFANY FADUEL DE MORAES
STHEFANI KAROW
WILLIAM DALDEGAN DE FREITAS5

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