Nome do Projeto
O trabalho interprofissional em saúde no enfrentamento à Pandemia de COVID-19
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
Dentre as competências necessárias para formação do profissional de saúde várias delas são comuns a todo campo da saúde. Destacam-se abordagem integral, clínica ampliada, formação e manutenção de vínculo, interprofissionalidade, habilidades de comunicação, abordagem familiar e comunitária, domínios de conhecimentos sobre Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Atenção Primária em Saúde (APS).
No período da pandemia, urge colocar em ação as melhores estratégias para cumprir o papel social da universidade de ser o produtor e difusor de conhecimentos.
Para garantir que, dentre os 342 mil habitantes de Pelotas, todos aqueles que podem permanecer em distanciamento social, assim o façam, é necessário investimento em educação interprofissional (EIP) em saúde voltada a Pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs a seguinte definição para a EIP: “é quando estudantes ou profissionais de dois ou mais cursos, ou núcleos profissionais, aprendem sobre os outros, com os outros e entre si”.
Algumas famílias precisarão de apoio do poder público para mudar de comportamento e adotar uma postura de cuidado consigo mesmos e com a comunidade. Este projeto consistirá em apoiar famílias com dificuldades de adesão ao distanciamento e para as quais será necessária a construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS). Isto é, junto com cada família, um profissional de saúde deve elaborar um plano de cuidados singular que contemple a prevenção da chegada do vírus no domicílio, o planejamento da forma de acesso ao serviço de saúde no caso de adoecimento de algum membro da família, a elaboração plano de cuidados da pessoa adoecida, um plano de manejo das situações de estresse geradas pelo adoecimento e pelo isolamento social, incluindo conflitos domésticos e redução da renda.
Na elaboração deste plano são necessários conhecimentos sobre SUS, SUAS, APS, Estratégia de Saúde da Família (ESF), diagnóstico de saúde de comunidade, abordagem familiar e comunitária, interprofissionalidade, rotina e (re)organização das atividades de vida diárias (AVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD), violência doméstica, segurança alimentar e nutricional, direitos humanos. O projeto será desenvolvido em grupos formados por um professor e 9 estudantes de diferentes cursos de graduação visando o exercício da interprofissionalidade. Cada grupo de estudantes adotará um conjunto de famílias para construir o PTS. As famílias serão identificadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou comitê popular COMPOVO. Após a concordância da família em participar do projeto, estudantes treinados nas orientações básicas poderão fazer contatos por meio eletrônico ou telefone para avaliar os cuidados no domicílio, as alterações que ocorreram na rotina e as necessidade de orientações para o desempenho das AVDs e AIVD. Semanalmente terão reuniões por meio eletrônico com o tutor do grupo para repassar as dificuldades, elaborar questões nas quais haverá necessidade de busca de conhecimento teórico pelo grupo e planejar a intervenção da semana seguinte. O projeto contará também com momentos de aprofundamento dos conteúdos via live. Os conteúdos a aprofundar serão os sugeridos pelos tutores a partir das demandas dos estudantes, buscando contemplar os conteúdos já citados acima.
Objetivo Geral
Difundir conhecimentos científicos sobre o controle da pandemia no âmbito dos domicílios e das famílias.
Objetivos Específicos
1. Praticar interprofissionalidade em saúde
2. Construir Projetos Terapêuticos Singulares
3. Analisar criticamente a resposta das políticas públicas do SUS, SUAS, ESF, APS, Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Farmacêutica e Política Nacional de Combate a Violência Doméstica na resposta à Pandemia
4. Apoiar famílias no enfrentamento à Pandemia
5. Investigar a realização das AVDs e AIVD durante a Pandemia
6. Orientar e adaptar a nova rotina das Família na Pandemia
Objetivos Específicos
1. Praticar interprofissionalidade em saúde
2. Construir Projetos Terapêuticos Singulares
3. Analisar criticamente a resposta das políticas públicas do SUS, SUAS, ESF, APS, Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Farmacêutica e Política Nacional de Combate a Violência Doméstica na resposta à Pandemia
4. Apoiar famílias no enfrentamento à Pandemia
5. Investigar a realização das AVDs e AIVD durante a Pandemia
6. Orientar e adaptar a nova rotina das Família na Pandemia
Justificativa
Diante da pandemia que assola o planeta e que terá o Brasil como novo epicentro da pandemia no próximo período, não há nada mais importante a ensinar, pesquisar e fazer extensão na universidade que não sejam as formas de enfrentamento deste desafio. No campo do conhecimento da saúde coletiva existe muito material teórico capaz de subsidiar as ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde – APS, do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A utilização deste material teórico pelos estudantes de forma a dar resposta às demandas concretas da sociedade, explicitadas pelas famílias em vulnerabilidade social e econômica, apoiados pelos professores é uma das missões mais importantes que a universidade precisa cumprir neste momento.
Metodologia
Será um projeto de intervenção-reflexão-estudo-reflexão-intervenção.
Após o prazo de adesão voluntária ao projeto, os estudantes e professores serão distribuídos em grupos de 1 professor e/ou TAE para cada grupo de 9 estudantes de diversas categorias profissionais.
Nos primeiros encontros, os grupos refletirão sobre a pandemia, a realização de suas AVDs e AIVDs, as formas de cuidado nos seus próprios domicílios e nas suas próprias famílias.
O material educativo produzido pelo Departamento de Medicina Social será a referência teórica para esta reflexão.
Conforme avaliação dos professores, os estudantes poderão, quando considerados já suficientemente bem orientados, ser inseridos em grupos interprofissionais e vinculados à famílias indicadas pelas ESF, CRAS ou comitê popular COMPOVO.
Os estudantes farão contatos semanais com as famílias sempre com o objetivo de ponderar como a família está desenvolvendo seus cuidados de prevenção ao contágio pelo coronavírus.
Semanalmente, e em dois momentos, os professores e TAEs reunirão com os estudantes para, no primeiro momento:
1) Ouvir os relatos do contato com as famílias
2) Refletir sobre a percepção das famílias sobre a pandemia, além das alterações na rotina (realização da AVDs e AIVD);
3) Elaborar questões teóricas despertadas pela prática
4) Discutir onde buscar as melhores respostas científicas para as questões
5) Dividir as tarefas de estudo entre os estudantes e apontar o planejamento do próximo contato com a família.
No segundo momento:
1) Aprovar o plano de intervenção elaborado pelos estudantes para abordagem com a família
Semanalmente, os tutores farão reunião para dividir sobre o andamento dos grupos de estudantes, dividir estratégias pedagógicas de sucesso e refletir sobre a necessidade ou não de live para aprofundamento de conteúdos teóricos.
Após o prazo de adesão voluntária ao projeto, os estudantes e professores serão distribuídos em grupos de 1 professor e/ou TAE para cada grupo de 9 estudantes de diversas categorias profissionais.
Nos primeiros encontros, os grupos refletirão sobre a pandemia, a realização de suas AVDs e AIVDs, as formas de cuidado nos seus próprios domicílios e nas suas próprias famílias.
O material educativo produzido pelo Departamento de Medicina Social será a referência teórica para esta reflexão.
Conforme avaliação dos professores, os estudantes poderão, quando considerados já suficientemente bem orientados, ser inseridos em grupos interprofissionais e vinculados à famílias indicadas pelas ESF, CRAS ou comitê popular COMPOVO.
Os estudantes farão contatos semanais com as famílias sempre com o objetivo de ponderar como a família está desenvolvendo seus cuidados de prevenção ao contágio pelo coronavírus.
Semanalmente, e em dois momentos, os professores e TAEs reunirão com os estudantes para, no primeiro momento:
1) Ouvir os relatos do contato com as famílias
2) Refletir sobre a percepção das famílias sobre a pandemia, além das alterações na rotina (realização da AVDs e AIVD);
3) Elaborar questões teóricas despertadas pela prática
4) Discutir onde buscar as melhores respostas científicas para as questões
5) Dividir as tarefas de estudo entre os estudantes e apontar o planejamento do próximo contato com a família.
No segundo momento:
1) Aprovar o plano de intervenção elaborado pelos estudantes para abordagem com a família
Semanalmente, os tutores farão reunião para dividir sobre o andamento dos grupos de estudantes, dividir estratégias pedagógicas de sucesso e refletir sobre a necessidade ou não de live para aprofundamento de conteúdos teóricos.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
1) Número de estudantes contemplados/ nº de estudantes interessados
2) Número de professores contemplados/ nº de professores interessados
3) Número de TAEs contemplados/ nº de TAEs interessados
4) Número de UBS envolvidos/ nº de UBS existentes
5) Número de CRAS envolvidos/ nº de CRAS existentes
6) Número de famílias envolvidas/ nº de famílias indicadas pelos profissionais
7) Número de PTS construídos por grupo de tutoria/ nº de famílias acompanhadas
8) Número de textos produzidos pelos estudantes com análise crítica das políticas públicas de enfrentamento a pandemia/ nº de temas citados no projeto
9) Número de materiais educativos produzidos pelos estudantes como resposta as necessidades das famílias/ nº de necessidades de educação em saúde apresentadas aos grupos
Metas
Atingir 60 estudantes, 8 professores , 2 TAE, 2 CRAS, 6 UBS, 30 famílias.
Construir 7 textos de análise crítica de Políticas Públicas e produzir 4 materiais informativos.
Resultados Esperados
Que ao final do projeto tenhamos 8 docentes e 2 TAE preparados para trabalhar com educação interprofissional em saúde voltada às necessidades da comunidade e com metodologia ativa de ensino-aprendizagem na perspectiva da problematização, seguindo os passos de intervenção-reflexão-estudo-reflexão-intervenção.
1) Número de estudantes contemplados/ nº de estudantes interessados
2) Número de professores contemplados/ nº de professores interessados
3) Número de TAEs contemplados/ nº de TAEs interessados
4) Número de UBS envolvidos/ nº de UBS existentes
5) Número de CRAS envolvidos/ nº de CRAS existentes
6) Número de famílias envolvidas/ nº de famílias indicadas pelos profissionais
7) Número de PTS construídos por grupo de tutoria/ nº de famílias acompanhadas
8) Número de textos produzidos pelos estudantes com análise crítica das políticas públicas de enfrentamento a pandemia/ nº de temas citados no projeto
9) Número de materiais educativos produzidos pelos estudantes como resposta as necessidades das famílias/ nº de necessidades de educação em saúde apresentadas aos grupos
Metas
Atingir 60 estudantes, 8 professores , 2 TAE, 2 CRAS, 6 UBS, 30 famílias.
Construir 7 textos de análise crítica de Políticas Públicas e produzir 4 materiais informativos.
Resultados Esperados
Que ao final do projeto tenhamos 8 docentes e 2 TAE preparados para trabalhar com educação interprofissional em saúde voltada às necessidades da comunidade e com metodologia ativa de ensino-aprendizagem na perspectiva da problematização, seguindo os passos de intervenção-reflexão-estudo-reflexão-intervenção.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADELINE BOGO MADRIL | |||
ALINE BARENHO PEREIRA | |||
AMANDA ANTONIETTI DE SIQUEIRA | |||
AMANDA TONETA PRUX | |||
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA | |||
ANA LAURA HENNICKA | |||
ANDRESSA DA COSTA MARQUES | |||
ANDRÉ HENRIQUE SOUSA LEÃO | |||
ANDRÉA GONÇALVES BRANDÃO | 40 | ||
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO | 48 | ||
ANGELA MOREIRA VITORIA | 8 | ||
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI | |||
BRENO QUARESMA FRANCO RAMOS | |||
BRUNA LEMPEK TRINDADE DUTRA | |||
CAMILA SEBAJE DA SILVA DIAS | |||
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA | |||
CAROLINE DA LUZ DE FREITAS | |||
CLARA LÚCIA SILVEIRA SUSINI | |||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | 40 | ||
DAIANE DE SOUZA MATOS | |||
DANIELA DE OLIVEIRA NAVA | |||
DOUGLAS SIMÃO DA SILVA | |||
Denise Petrucci Gigante | |||
EMANUELE FONSECA BARBOSA CARDOSO | |||
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA | |||
FABIOLA VALIM DIAS | |||
FELIPE GOULART LEAL | |||
FERNANDA CAPELLA RUGNO | 40 | ||
FERNANDA DANDA LIGUICANO | |||
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA | 40 | ||
FERNANDA RAFAELA BIERHALS PRANDO | |||
GABRIELA DE SOUZA WARKEN | |||
GABRIELA MEDEIROS FERREIRA | |||
INARA BENEDITA STURM FERNANDES | |||
ISABELA BARREIRO AGOSTINI | |||
ISABELLE GUIMARÃES HAX | |||
ISADORA BARTZ LINDENAU | |||
JANAINA VIEIRA DOS SANTOS MOTTA | 40 | ||
JULIA CAROLINA DA CRUZ VIEIRA | |||
JULIANE FERNANDES MONKS DA SILVA | 40 | ||
JÉSSICA MARONEZE SZIMINSKI | |||
LAIS RENATA MELLO SANCHES | |||
LANA FERREIRA DA SILVA | |||
LARISSA DOS SANTOS GADEA | |||
LARISSA MENEZES DA SILVEIRA | |||
LARISSA SEVERO SANCHOTENE | |||
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
LEONARDO FERREIRA DO CARMO | |||
LIANDRA TOLFO DOTTA | |||
LIZIA GOMES FONSECA | |||
LUANA ZINI HOFMANN | |||
MARIA LAURA DA ROSA DAL ROSS | |||
MARIA LAURA VIDAL CARRETT | 40 | ||
MARIANA LUIZA WEIS | |||
MATHEUS CARRETT KRAUSE | |||
NATACHA DEBONI CERESER | 40 | ||
NATHALIA LANGE PETERSEN | |||
NATHALIA SILVEIRA DINIZ | |||
NATÁLIA MOREIRA MENDONÇA | |||
NATÁLIA RAMOS VIEIRA | |||
NAYANE KAVALKIEVICZ DE SOUZA DA SILVA | |||
NICOLAU BATISTA BARROS | |||
NICOLE LAZZARIN DE AVILA | |||
PAMELA DA SILVA ROSA | |||
PATRÍCIA LINDEMANN | |||
PAULO MAXIMILIANO CORREA | 40 | ||
PEDRO SPAGNOL | |||
RAPHAELA HEPP DA SILVA VÖLZ PEREIRA | |||
RENAN BEZERRA RODRIGUES | |||
RENÃ ESLABÃO BARTEL | |||
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA | |||
ROGERIO DA SILVA LINHARES | 40 | ||
SARAH GONÇALVES NUNES | |||
SHAIANE SIEWERT HARTWIG | |||
TALIENE GONZALEZ IOST | |||
TAUANE BORGES FERREIRA SOARES | |||
UILHAM FERREIRA PINZ | |||
WILISTON FERNANDES ELEUTÉRIO |