Nome do Projeto
Construindo a Excelência na Ortodontia Atual
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 21/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Ortodontia tem crescido muito, atualmente, no mundo inteiro. Técnicas inovadoras e a evolução dos materiais têm contribuído para isto. Os conceitos biológicos estão sendo aprimorados, e com isso, a necessidade de atualização é constante. Nos tempos atuais, frente a situação de afastamento social que vivemos devido a Covid-19, precisamos idealizar novas maneiras de capacitação dos estudantes da Odontologia, a fim de que aprimorem seus conhecimentos de uma maneira didática e interessante, mesmo que por meio digital. Assim, este projeto tem por objetivo, propor atualização dos estudantes de Odontologia, na área da Ortodontia, por meio digital e assim que possível, integrá-los nas atividades práticas clínicas e laboratoriais que permitam construir a excelência na especialidade, com conceitos atuais.

Objetivo Geral

Construir os conceitos atuais da Ortodontia em alunos da graduação em Odontologia, que auxiliarão em várias etapas do processo ensino-aprendizagem.

Justificativa

Nos últimos anos a Ortodontia, como especialidade da Odontologia, tem crescido muito (CARDOSO et al., 2019). O desenvolvimento de materiais estimulou o a descoberta de várias técnicas capazes de suprir as necessidades dos pacientes em várias situações, estética e funcional. Os cursos de graduação são responsáveis por ensinar aos alunos a parte inicial da especialidade, atuando na prevenção e interceptação de problemas oclusais, porém, muitas outras nuances precisam ser levantadas, inclusive neste contexto, para que estes construam o conhecimento. Reforçar conceitos e apresentar novas opções para que aumentem a perspectiva quando finalizarem a graduação e procurarem continuar com uma formação mais específica.

Metodologia

A proposta de ensino compreende a utilização de vídeo conferência, com interação professor-alunos para estabelecimento de conceitos sobre as condições de oclusão desde a infância até a fase adulta. Assim como, a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem-Moodle/UFPel para discussão em Fóruns e orientação da leitura de textos e artigos científicos que poderão ser apresentados na forma de seminários, tanto de assuntos teóricos, como clínicos. Os alunos inscritos no projeto poderão acessar todo conteúdo para seu aperfeiçoamento. Quando for possível restabelecer, mesmo que de maneira diferente, as atividades presenciais, estes terão a oportunidade de participar das atividades laboratoriais da disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares-UFPel, assim como das clínicas da Unidade de Clínica Infantil, onde os alunos da graduação prestam atendimento ortodôntico sob a orientação dos professores da disciplina de Ortodontia.

Indicadores, Metas e Resultados

Aprendizagem significativa dos acadêmicos do curso de graduação em Odontologia-UFPel sobre conceitos biológicos e técnicas ortodônticas que envolvam o currículo da graduação, assim como, o esclarecimento sobre as novas técnicas ortodônticas atuais.
Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, via ambientes virtuais, para professores e alunos.
Desenvolvimento das habilidades laboratoriais e clínicas, quando forem possíveis as atividades presenciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA FERNANDES
Alessandra Kasper Ortolan
CAMILA MOREIRA MARQUES
CATIARA TERRA DA COSTA15
CATIUSCIA ALVES GONCALVES
DOUVER MICHELON5
EDISON RONDON NETO
FERNANDA ESTIVALET PESKE
GABRIEL DA SILVA ACUNHA
GREICE REIS
HENRIQUE DE JESUS JANDT
JULIA CORREA CENTENO
JULIA MACLUF TORRES
LARISSA MOREIRA PINTO
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO
MARCO ANTONIO ANTUNES BOYASKI
MARCOS ANTONIO PACCE5
MARCOS VINÍCIUS PEGORARO
MARIA LUIZA MARINS MENDES
MATEUS ANDRADE ROCHA

Página gerada em 06/08/2020 22:12:48 (consulta levou 0.119863s)