Nome do Projeto
A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino aqui descrito é uma ação voltada para estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FAE/UFPel enfocando a arte e sua manifestação através das quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) no contexto do distanciamento social. O enfoque da formação será a importância do ensino da arte na formação das crianças e dos professores da Educação Infantil (EI) e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) no atual contexto de distanciamento social. A ação será toda ela realizada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem e será constituída por Rodas de Diálogos Virtuais (RDV); disponibilização de vídeos, reportagens, músicas e imagens, enviados antes das RDV; webconferências ou fóruns de discussão virtuais com a participação de pessoas especialistas nas diferentes linguagens da arte; sistematização das aprendizagens através de diferentes ferramentas disponíveis online.
Objetivo Geral
Compreender a importância do Ensino e da vivência da Arte na formação de crianças e professores da EI e dos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre os desafios e possibilidades do Ensino de Arte na EI e nos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia.
- Ampliar noções de cada linguagem artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), de uma maneira contextualizada e interdisciplinar, apresentando elementos básicos destas linguagens.
- Discutir a formação estética/cultural dos professores, em função de uma formação mais integral.
- Construir uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa entre os participantes.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre os desafios e possibilidades do Ensino de Arte na EI e nos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia.
- Ampliar noções de cada linguagem artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), de uma maneira contextualizada e interdisciplinar, apresentando elementos básicos destas linguagens.
- Discutir a formação estética/cultural dos professores, em função de uma formação mais integral.
- Construir uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa entre os participantes.
Justificativa
A pandemia da Covid 19 alterou radicalmente nossas rotinas, suspendeu nossos planos a curto, médio e longo prazo, isolou-nos num distanciamento social que se tornou vital. Neste isolamento, as redes sociais e as tecnologias digitais têm sido o principal meio de comunicação e interação entre as pessoas, e não é diferente no contexto acadêmico.
O isolamento social também evidenciou, mais uma vez, a importância da arte em nossas vidas. A disponibilidade de visita a museus de forma online, a proliferação de lives de artistas de todos os gêneros musicais, a oferta de streamings de filmes e séries, os esforços de coros e grupos de canto na oferta de música no YouTube são alguns exemplos de como a arte se faz presente nesta nova realidade.
Da mesma forma, há inúmeras iniciativas na área da educação e da formação de professores de forma remota, com palestras, fóruns online e lives sobre diversos temas relacionados ao campo da educação.
Como formador e formadora de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, pensamos esse projeto de ensino como uma oportunidade de formação para estudantes da Pedagogia da UFPel, abrangendo as quatro linguagens da arte (Artes Visuais; Dança; Música e Teatro).
O isolamento social também evidenciou, mais uma vez, a importância da arte em nossas vidas. A disponibilidade de visita a museus de forma online, a proliferação de lives de artistas de todos os gêneros musicais, a oferta de streamings de filmes e séries, os esforços de coros e grupos de canto na oferta de música no YouTube são alguns exemplos de como a arte se faz presente nesta nova realidade.
Da mesma forma, há inúmeras iniciativas na área da educação e da formação de professores de forma remota, com palestras, fóruns online e lives sobre diversos temas relacionados ao campo da educação.
Como formador e formadora de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, pensamos esse projeto de ensino como uma oportunidade de formação para estudantes da Pedagogia da UFPel, abrangendo as quatro linguagens da arte (Artes Visuais; Dança; Música e Teatro).
Metodologia
Propomos a dialética (VASCONCELOS, 1992) como metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, a partir da compreensão de que o conhecimento é construído pelas pessoas na sua relação com as outras e com o mundo (FREIRE, 1979). Assim, Rodas de Diálogos Virtuais serão desenvolvidas, considerando três momentos pedagógicos inter-relacionados, na circularidade ação-reflexão-ação:
1°) Mobilização para o conhecimento (síncrese) - A partir de vídeos, reportagens, músicas e imagens, enviados antes das Rodas de Diálogos Virtuais (RDV), vamos instigar provocações nos participantes como forma de contextualizar temáticas que serão desenvolvidas no projeto.
2°) (Re)construção do conhecimento (análise) - momento de viabilizar o confronto de conhecimento entre o que se conhece e o que se passa a conhecer, com o objetivo de construção do conhecimento por meio da elaboração de relações o mais totalizantes possíveis. Para isso, profissionais da educação envolvidos com as temáticas do projeto serão convidados para as Rodas de Diálogos Virtuais, realizadas por meio de webconferências ou fórum de discussão virtual, na plataforma moodle institucional. Estes profissionais poderão indicar textos, vídeos, imagens e músicas para aprofundarmos os conhecimentos.
3°) Elaboração da síntese do conhecimento (síntese) - sistematização das aprendizagens nas RDVs, por meio da expressão do conhecimento em Diário/Blog ou Webfólio (instrumento de registro de acompanhamento dos elementos estudados) que serão compartilhados entre os participantes, no final do projeto.
1°) Mobilização para o conhecimento (síncrese) - A partir de vídeos, reportagens, músicas e imagens, enviados antes das Rodas de Diálogos Virtuais (RDV), vamos instigar provocações nos participantes como forma de contextualizar temáticas que serão desenvolvidas no projeto.
2°) (Re)construção do conhecimento (análise) - momento de viabilizar o confronto de conhecimento entre o que se conhece e o que se passa a conhecer, com o objetivo de construção do conhecimento por meio da elaboração de relações o mais totalizantes possíveis. Para isso, profissionais da educação envolvidos com as temáticas do projeto serão convidados para as Rodas de Diálogos Virtuais, realizadas por meio de webconferências ou fórum de discussão virtual, na plataforma moodle institucional. Estes profissionais poderão indicar textos, vídeos, imagens e músicas para aprofundarmos os conhecimentos.
3°) Elaboração da síntese do conhecimento (síntese) - sistematização das aprendizagens nas RDVs, por meio da expressão do conhecimento em Diário/Blog ou Webfólio (instrumento de registro de acompanhamento dos elementos estudados) que serão compartilhados entre os participantes, no final do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Expressão dos saberes e conhecimentos construídos nas RDVs, em diário/blog ou webfólio, contendo seis registros, nos quais serão observadas: a) reflexões sobre os desafios e possibilidades do Ensino de Arte na EI e nos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia; b) apresentação de elementos básicos específicos das linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, de maneira contextualizada e interdisciplinar; c) discussão da formação dos professores numa perspectiva estética/cultural, em função de uma formação mais integral.
Nas RDVs, serão observadas as condutas dos participantes, atentando-se para a ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa.
Nas RDVs, serão observadas as condutas dos participantes, atentando-se para a ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE VIEIRA GRIMM | |||
ALISSON SAMPAIO DIAS | |||
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM | |||
ANDRISA KEMEL ZANELLA | |||
Adrianne Ogêda Guedes | |||
CLAUDIO TAROUCO DE AZEVEDO | |||
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD | |||
DAIANE ALVES WILLE | |||
DANDARA LIMA CARDOSO | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 11 | ||
EDSON PONICK | 11 | ||
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA | |||
GABRIELA VAZ NOVACK | |||
GILCE MARIA SILVEIRA DA COSTA | |||
INAJARA PONTES MOTA | |||
Isadora Carriconde Ribeiro | |||
JULIA BARRETO DE ALMEIDA | |||
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | |||
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA | |||
LETÍCIA HALLER | |||
LETÍCIA REHBEIN JESKE | |||
LUCIANE FARIAS DA SILVA | |||
LUÉZI MÜLLER MÜLLER | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
PATRÍCIA MACHADO LISBOA | |||
RAQUEL SILVA DOS SANTOS | |||
RENATA DE SOUSA DE BRITTO | |||
ROBERTA GULARTE RODRIGUES | |||
SHAIANE PIZANI SILVEIRA | |||
Sara Schwab Höehr | |||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
Thielen da Silva Sigales | |||
VANESSA CALDEIRA LEITE |