Nome do Projeto
A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino aqui descrito é uma ação voltada para estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FAE/UFPel enfocando a arte e sua manifestação através das quatro linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) no contexto do distanciamento social. O enfoque da formação será a importância do ensino da arte na formação das crianças e dos professores da Educação Infantil (EI) e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) no atual contexto de distanciamento social. A ação será toda ela realizada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem e será constituída por Rodas de Diálogos Virtuais (RDV); disponibilização de vídeos, reportagens, músicas e imagens, enviados antes das RDV; webconferências ou fóruns de discussão virtuais com a participação de pessoas especialistas nas diferentes linguagens da arte; sistematização das aprendizagens através de diferentes ferramentas disponíveis online.

Objetivo Geral

Compreender a importância do Ensino e da vivência da Arte na formação de crianças e professores da EI e dos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre os desafios e possibilidades do Ensino de Arte na EI e nos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia.
- Ampliar noções de cada linguagem artística (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), de uma maneira contextualizada e interdisciplinar, apresentando elementos básicos destas linguagens.
- Discutir a formação estética/cultural dos professores, em função de uma formação mais integral.
- Construir uma ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa entre os participantes.

Justificativa

A pandemia da Covid 19 alterou radicalmente nossas rotinas, suspendeu nossos planos a curto, médio e longo prazo, isolou-nos num distanciamento social que se tornou vital. Neste isolamento, as redes sociais e as tecnologias digitais têm sido o principal meio de comunicação e interação entre as pessoas, e não é diferente no contexto acadêmico.
O isolamento social também evidenciou, mais uma vez, a importância da arte em nossas vidas. A disponibilidade de visita a museus de forma online, a proliferação de lives de artistas de todos os gêneros musicais, a oferta de streamings de filmes e séries, os esforços de coros e grupos de canto na oferta de música no YouTube são alguns exemplos de como a arte se faz presente nesta nova realidade.
Da mesma forma, há inúmeras iniciativas na área da educação e da formação de professores de forma remota, com palestras, fóruns online e lives sobre diversos temas relacionados ao campo da educação.
Como formador e formadora de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, pensamos esse projeto de ensino como uma oportunidade de formação para estudantes da Pedagogia da UFPel, abrangendo as quatro linguagens da arte (Artes Visuais; Dança; Música e Teatro).

Metodologia

Propomos a dialética (VASCONCELOS, 1992) como metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, a partir da compreensão de que o conhecimento é construído pelas pessoas na sua relação com as outras e com o mundo (FREIRE, 1979). Assim, Rodas de Diálogos Virtuais serão desenvolvidas, considerando três momentos pedagógicos inter-relacionados, na circularidade ação-reflexão-ação:
1°) Mobilização para o conhecimento (síncrese) - A partir de vídeos, reportagens, músicas e imagens, enviados antes das Rodas de Diálogos Virtuais (RDV), vamos instigar provocações nos participantes como forma de contextualizar temáticas que serão desenvolvidas no projeto.
2°) (Re)construção do conhecimento (análise) - momento de viabilizar o confronto de conhecimento entre o que se conhece e o que se passa a conhecer, com o objetivo de construção do conhecimento por meio da elaboração de relações o mais totalizantes possíveis. Para isso, profissionais da educação envolvidos com as temáticas do projeto serão convidados para as Rodas de Diálogos Virtuais, realizadas por meio de webconferências ou fórum de discussão virtual, na plataforma moodle institucional. Estes profissionais poderão indicar textos, vídeos, imagens e músicas para aprofundarmos os conhecimentos.
3°) Elaboração da síntese do conhecimento (síntese) - sistematização das aprendizagens nas RDVs, por meio da expressão do conhecimento em Diário/Blog ou Webfólio (instrumento de registro de acompanhamento dos elementos estudados) que serão compartilhados entre os participantes, no final do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Expressão dos saberes e conhecimentos construídos nas RDVs, em diário/blog ou webfólio, contendo seis registros, nos quais serão observadas: a) reflexões sobre os desafios e possibilidades do Ensino de Arte na EI e nos AIEF, no contexto de distanciamento social em função da Pandemia; b) apresentação de elementos básicos específicos das linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, de maneira contextualizada e interdisciplinar; c) discussão da formação dos professores numa perspectiva estética/cultural, em função de uma formação mais integral.
Nas RDVs, serão observadas as condutas dos participantes, atentando-se para a ética de auto-compreensão, solidariedade e convivência respeitosa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE VIEIRA GRIMM
ALISSON SAMPAIO DIAS
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM
ANDRISA KEMEL ZANELLA
Adrianne Ogêda Guedes
CLAUDIO TAROUCO DE AZEVEDO
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD
DAIANE ALVES WILLE
DANDARA LIMA CARDOSO
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS11
EDSON PONICK11
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA
GABRIELA VAZ NOVACK
GILCE MARIA SILVEIRA DA COSTA
INAJARA PONTES MOTA
Isadora Carriconde Ribeiro
JULIA BARRETO DE ALMEIDA
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA
LELIA NEGRINI DINIZ
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LETÍCIA HALLER
LETÍCIA REHBEIN JESKE
LUCIANE FARIAS DA SILVA
LUÉZI MÜLLER MÜLLER
NATANIELE DA ROSA PEREIRA
PATRÍCIA MACHADO LISBOA
RAQUEL SILVA DOS SANTOS
RENATA DE SOUSA DE BRITTO
ROBERTA GULARTE RODRIGUES
SHAIANE PIZANI SILVEIRA
Sara Schwab Höehr
TAMARA INSAURIAGA BUENO
Thielen da Silva Sigales
VANESSA CALDEIRA LEITE

Página gerada em 12/12/2024 18:00:26 (consulta levou 0.146393s)