Nome do Projeto
PetEAjuda
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
No curso de Engenharia Agrícola, as disciplinas do núcleo de conteúdos básicos possuem um alto índice de reprovações, sendo um problema que, entre outros, contribuem para a evasão do curso. Vários fatores influenciam no rendimento do aluno em sala de aula, como a metodologia de ensino aplicada, ausência do conhecimento de conteúdo da base do ensino médio, entre outros. Dessa maneira, torna-se necessário a implementação de métodos que possibilitem o enriquecimento do processo de aprendizagem do aluno. As videoaulas tornaram-se um instrumento didático que auxilia os alunos no processo de ensino-aprendizagem, em que há a possibilidade de o estudante revisar ou aprender novos conteúdos de maneira flexível e dinâmica. Assim, o grupo PET – Engenharia Agrícola apresenta o projeto petEAjuda. O projeto trabalha em duas frentes. 1) Grupos de Estudos; 2) Construção de um canal no YOUTUBE. O grupo de estudos será uma continuidade as monitorias voluntárias que já aconteceram nos anos anteriores, ofertando reforço nas disciplinas para acadêmicos dos cursos de engenharias do Centro de Engenharias, disponibilizando um período de duas horas semanais, em horários alternativos, ás 12 horas, nos dias combinados em função da disponibilidade dos interessados. Concomitantemente, os alunos do PET- Engenharia Agrícola resolverão os exercícios, em conjunto com o professor da disciplina. Depois farão a gravação e disponibilizarão via canal á ser criado no YOUTUBE. Esta atividade tem caráter coletivo e tem como principal objetivo reduzir os elevados índices de reprovação e evasão dos cursos de engenharia

Objetivo Geral

O Projeto petEAjuda tem como principal objetivo aumentar os percentuais de aprovação em disciplinas do ciclo básico, pela disseminação de conteúdos didáticos e institucionais, proporcionando aos alunos um método de auxílio na aprendizagem.

Justificativa

No curso de Engenharia Agrícola, as disciplinas do núcleo de conteúdos básicos possuem um alto índice de reprovações, sendo um problema que, entre outros, contribuem para a evasão do curso. Vários fatores influenciam no rendimento do aluno em sala de aula, como a metodologia de ensino aplicada, ausência do conhecimento de conteúdo da base do ensino médio, entre outros.

Metodologia

O Projeto será composto pelas seguintes etapas:
1º Etapa – Gravação das videoaulas: Serão elaboradas videoaulas sobre conteúdos e exercícios das disciplinas de Cálculo A e B, Geometria Descritiva, Mecânica Geral 2, Isostática, Eletrotécnica Geral, Topografia e Mecânica dos Fluidos, ofertadas no curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Os vídeos serão realizados pelos petianos e professores do curso, contendo explicações de conteúdo e resolução de exercícios. Cada disciplina terá uma playlist disponibilizada no canal do YouTube. Além disso, serão disponibilizados vídeos sobre processos institucionais realizados na UFPel, como utilização do Cobalto, realização de matrícula online, entre outros. Vídeos sobre as atividades realizadas ao longo do ano pelo grupo PET – Engenharia Agrícola também serão disponibilizados, a fim de promover a divulgação das atividades realizadas pelo grupo.
2º Etapa – Atualização do canal no YouTube: A postagem das videoaulas será semanal.
3º Etapa – Divulgação do canal; A divulgação do canal será feita através das mídias sociais do grupo, além da divulgação nas salas de aulas.
4º Etapa – Auxílios presenciais na sala do PET – Engenharia Agrícola; Os estudantes poderão entrar em contato com a página do Facebook do grupo, e solicitar um horário para a realização de um auxílio presencial na sala do PET – Engenharia Agrícola, onde os petianos irão tirar as dúvidas dos estudantes de maneira presencial.
5º Etapa – Aplicação de instrumentos de avaliação aos alunos; Será disponibilizado questionários aos estudantes atendidos, como forma de avaliação do desempenho da atividade realizada.
6º Etapa – Avaliação das visualizações obtidas no canal. Haverá o monitoramento semanal do canal no YouTube, com o intuito de avaliar as visualizações obtidas nos vídeos postadas, a quantidade de inscritos e os comentários realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1 – Aumentar a taxa de aprovação das disciplinas ofertadas;

Serão feitos dois tipos de avaliação. Avaliação 1: Serão avaliados pelos petianos: índices de aprovação e reprovação das disciplinas do curso antes e depois da criação do projeto. Avaliação 2: Serão aplicados questionários de avaliação das atividades aos estudantes, e será monitorado a quantidade de visualizações e inscritos do canal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO2
ALINE RIBEIRO PALIGA1
ANDREA SOUZA CASTRO1
CAIRO SCHULZ KLUG
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA1
DIULIANA LEANDRO1
FRANCIELE KROESSIN
GIZELE INGRID GADOTTI1
GRÉGORY CORREIA DA SILVA
GUILHERME HIRSCH RAMOS
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR1
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA
ISABELA FERNANDES ANDRADE1
ITAEL GOMES BORGES
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
Karen Raquel Pening Klitzke
LEANDRO SANZI AQUINO1
MARCELO SCHRAMM1
MARIVAN DA SILVA PINHO1
MATHEUS GOULART CARVALHO
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO3
MURILO GONÇALVES RICKES
RITA DE CASSIA FRAGA DAME1
ROBSON ANDREAZZA1
Rafael Junqueira Moro
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW
STHÉFANIE DA CUNHA
THALIA STRELOV DOS SANTOS
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS
WILLIAN CEZAR NADALETI1

Página gerada em 19/03/2024 04:02:55 (consulta levou 0.279453s)