Nome do Projeto
PetEAjuda
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
No curso de Engenharia Agrícola, as disciplinas do núcleo de conteúdos básicos possuem um alto índice de reprovações, sendo um problema que, entre outros, contribuem para a evasão do curso. Vários fatores influenciam no rendimento do aluno em sala de aula, como a metodologia de ensino aplicada, ausência do conhecimento de conteúdo da base do ensino médio, entre outros. Dessa maneira, torna-se necessário a implementação de métodos que possibilitem o enriquecimento do processo de aprendizagem do aluno. As videoaulas tornaram-se um instrumento didático que auxilia os alunos no processo de ensino-aprendizagem, em que há a possibilidade de o estudante revisar ou aprender novos conteúdos de maneira flexível e dinâmica. Assim, o grupo PET – Engenharia Agrícola apresenta o projeto petEAjuda. O projeto trabalha em duas frentes. 1) Grupos de Estudos; 2) Construção de um canal no YOUTUBE. O grupo de estudos será uma continuidade as monitorias voluntárias que já aconteceram nos anos anteriores, ofertando reforço nas disciplinas para acadêmicos dos cursos de engenharias do Centro de Engenharias, disponibilizando um período de duas horas semanais, em horários alternativos, ás 12 horas, nos dias combinados em função da disponibilidade dos interessados. Concomitantemente, os alunos do PET- Engenharia Agrícola resolverão os exercícios, em conjunto com o professor da disciplina. Depois farão a gravação e disponibilizarão via canal á ser criado no YOUTUBE. Esta atividade tem caráter coletivo e tem como principal objetivo reduzir os elevados índices de reprovação e evasão dos cursos de engenharia
Objetivo Geral
O Projeto petEAjuda tem como principal objetivo aumentar os percentuais de aprovação em disciplinas do ciclo básico, pela disseminação de conteúdos didáticos e institucionais, proporcionando aos alunos um método de auxílio na aprendizagem.
Justificativa
No curso de Engenharia Agrícola, as disciplinas do núcleo de conteúdos básicos possuem um alto índice de reprovações, sendo um problema que, entre outros, contribuem para a evasão do curso. Vários fatores influenciam no rendimento do aluno em sala de aula, como a metodologia de ensino aplicada, ausência do conhecimento de conteúdo da base do ensino médio, entre outros.
Metodologia
O Projeto será composto pelas seguintes etapas:
1º Etapa – Gravação das videoaulas: Serão elaboradas videoaulas sobre conteúdos e exercícios das disciplinas de Cálculo A e B, Geometria Descritiva, Mecânica Geral 2, Isostática, Eletrotécnica Geral, Topografia e Mecânica dos Fluidos, ofertadas no curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Os vídeos serão realizados pelos petianos e professores do curso, contendo explicações de conteúdo e resolução de exercícios. Cada disciplina terá uma playlist disponibilizada no canal do YouTube. Além disso, serão disponibilizados vídeos sobre processos institucionais realizados na UFPel, como utilização do Cobalto, realização de matrícula online, entre outros. Vídeos sobre as atividades realizadas ao longo do ano pelo grupo PET – Engenharia Agrícola também serão disponibilizados, a fim de promover a divulgação das atividades realizadas pelo grupo.
2º Etapa – Atualização do canal no YouTube: A postagem das videoaulas será semanal.
3º Etapa – Divulgação do canal; A divulgação do canal será feita através das mídias sociais do grupo, além da divulgação nas salas de aulas.
4º Etapa – Auxílios presenciais na sala do PET – Engenharia Agrícola; Os estudantes poderão entrar em contato com a página do Facebook do grupo, e solicitar um horário para a realização de um auxílio presencial na sala do PET – Engenharia Agrícola, onde os petianos irão tirar as dúvidas dos estudantes de maneira presencial.
5º Etapa – Aplicação de instrumentos de avaliação aos alunos; Será disponibilizado questionários aos estudantes atendidos, como forma de avaliação do desempenho da atividade realizada.
6º Etapa – Avaliação das visualizações obtidas no canal. Haverá o monitoramento semanal do canal no YouTube, com o intuito de avaliar as visualizações obtidas nos vídeos postadas, a quantidade de inscritos e os comentários realizados.
1º Etapa – Gravação das videoaulas: Serão elaboradas videoaulas sobre conteúdos e exercícios das disciplinas de Cálculo A e B, Geometria Descritiva, Mecânica Geral 2, Isostática, Eletrotécnica Geral, Topografia e Mecânica dos Fluidos, ofertadas no curso de Engenharia Agrícola da UFPel. Os vídeos serão realizados pelos petianos e professores do curso, contendo explicações de conteúdo e resolução de exercícios. Cada disciplina terá uma playlist disponibilizada no canal do YouTube. Além disso, serão disponibilizados vídeos sobre processos institucionais realizados na UFPel, como utilização do Cobalto, realização de matrícula online, entre outros. Vídeos sobre as atividades realizadas ao longo do ano pelo grupo PET – Engenharia Agrícola também serão disponibilizados, a fim de promover a divulgação das atividades realizadas pelo grupo.
2º Etapa – Atualização do canal no YouTube: A postagem das videoaulas será semanal.
3º Etapa – Divulgação do canal; A divulgação do canal será feita através das mídias sociais do grupo, além da divulgação nas salas de aulas.
4º Etapa – Auxílios presenciais na sala do PET – Engenharia Agrícola; Os estudantes poderão entrar em contato com a página do Facebook do grupo, e solicitar um horário para a realização de um auxílio presencial na sala do PET – Engenharia Agrícola, onde os petianos irão tirar as dúvidas dos estudantes de maneira presencial.
5º Etapa – Aplicação de instrumentos de avaliação aos alunos; Será disponibilizado questionários aos estudantes atendidos, como forma de avaliação do desempenho da atividade realizada.
6º Etapa – Avaliação das visualizações obtidas no canal. Haverá o monitoramento semanal do canal no YouTube, com o intuito de avaliar as visualizações obtidas nos vídeos postadas, a quantidade de inscritos e os comentários realizados.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 1 – Aumentar a taxa de aprovação das disciplinas ofertadas;
Serão feitos dois tipos de avaliação. Avaliação 1: Serão avaliados pelos petianos: índices de aprovação e reprovação das disciplinas do curso antes e depois da criação do projeto. Avaliação 2: Serão aplicados questionários de avaliação das atividades aos estudantes, e será monitorado a quantidade de visualizações e inscritos do canal.
Serão feitos dois tipos de avaliação. Avaliação 1: Serão avaliados pelos petianos: índices de aprovação e reprovação das disciplinas do curso antes e depois da criação do projeto. Avaliação 2: Serão aplicados questionários de avaliação das atividades aos estudantes, e será monitorado a quantidade de visualizações e inscritos do canal.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO | 2 | ||
ALINE RIBEIRO PALIGA | 1 | ||
ANDREA SOUZA CASTRO | 1 | ||
CAIRO SCHULZ KLUG | |||
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA | 1 | ||
DIULIANA LEANDRO | 1 | ||
FRANCIELE KROESSIN | |||
GIZELE INGRID GADOTTI | 1 | ||
GRÉGORY CORREIA DA SILVA | |||
GUILHERME HIRSCH RAMOS | |||
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 1 | ||
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA | |||
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 1 | ||
ITAEL GOMES BORGES | |||
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL | |||
Karen Raquel Pening Klitzke | |||
LEANDRO SANZI AQUINO | 1 | ||
MARCELO SCHRAMM | 1 | ||
MARIVAN DA SILVA PINHO | 1 | ||
MATHEUS GOULART CARVALHO | |||
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO | 3 | ||
MURILO GONÇALVES RICKES | |||
RITA DE CASSIA FRAGA DAME | 1 | ||
ROBSON ANDREAZZA | 1 | ||
Rafael Junqueira Moro | |||
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW | |||
STHÉFANIE DA CUNHA | |||
THALIA STRELOV DOS SANTOS | |||
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS | |||
WILLIAN CEZAR NADALETI | 1 |