Nome do Projeto
Estratégias do ensino a distância na pedagogia jurídica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 30/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto se destina ao ensino e à construção de estratégias virtuais no/para o ensino do direito, tendo como público alvo docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Estudar os fundamentos do ensino a distância e construir ferramentas para a utilização de suas estratégia no/para o ensino do direito.

Justificativa

O ensino do direito, por muito tempo fundamentado em tradicionais métodos pedagógicos, volta-se a construção de alternativas contemporâneas de relações de ensino e aprendizagem (LEITE, 2014; GHIRARDI, 2009; RODRIGUES, JUNQUEIRA, 2000). Isso se torna tão mais urgente em tempos como estes, de distanciamento social devido ao vírus corona, onde nossas práticas didáticas necessitam ser desenvolvidas integralmente no espaço virtual.
Nessa passada, o curso que se propõe, por meio deste projeto de ensino, possibilitará aos e às docentes da Faculdade de Direito/UFPel o estudo dos fundamentos do ensino a distância (NOVAK, 2014; CARNEIRO, 2009) a fim de construírem, a partir deles, estratégias virtuais de ensino do direito. Da mesma forma, o propiciará um espaço para o debate e a co-criação de repertórios para atividades em suas respectivas disciplinas e em ações interdisciplinares realizadas pelo corpo docente e discente.

Metodologia

1) Leitura dirigida e estudo em materiais multimídia sobre pedagogia jurídica, fundamentos do ead e ensino híbrido.
2) Apresentação de seminários teóricos e práticos sobre estratégias virtuais no/para o ensino do direito.
3) Debates sobre cada seminário.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Desenvolvimento de 10 estratégias virtuais para o ensino do direito.
2) Elaboração e publicação de artigos científicos.
3) Elaboração de um livro digital com os resultados do curso.

Página gerada em 25/04/2024 05:49:34 (consulta levou 0.469528s)