Nome do Projeto
WebSaúde: Extensão tecnológica, empreendedorismo e inovação em saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Este projeto trata da extensão universitária e tecnológica, composto pelo proponente e pela equipe do projeto a qual inclui docentes e discentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Para tanto, baseando-se nas definições do Plano Nacional de Extensão Universitária e do Manual de Oslo, entende-se que as atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto de extensão em saúde da Faculdade de Odontologia e com foco para inovação, enquadram-se no conceito de extensão universitária e tecnológica. O projeto tem como intuito impactar de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento de novos produtos/serviços, o fomento à atividade empresarial e a capacitação de docentes, discentes e profissionais formados na Faculdade de Odontologia quanto ao empreendedorismo e à inovação. A extensão tecnológica ocorre quando universidades, empresas e governo estabelecem um elo, criando ambiente de estímulo a processos de inovação para pequenas e micro empresas. A Faculdade de Odontologia através deste projeto, em colaboração com a Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel, busca desenvolver algumas ações de pesquisa, ensino e extensão inovadora nesta Unidade Acadêmica.
Objetivo Geral
Buscar atender algumas demandas de empreendedorismo e inovação em odontologia e saúde da UFPel, das IES parceiras e das empresas de saúde da metade Sul do Estado (incluindo Pelotas) a estas áreas do conhecimento, em consonância com a necessidade de desenvolvimento local e regional; capacitar empreendedores no que concerne a atuação nos diversos cenários de empreendimentos em saúde e odontologia, no âmbito das IES e das empresas, bem como no setor de consultoria especializada; além de promover parcerias das IES com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nestas empresas e do aprendizado dos alunos e profissionais da área.
Justificativa
Visto a deficiência nas grades curriculares dos cursos de graduação sobre o ecossistema do empreendedorismo e da inovação tecnológica em saúde esse projeto será realizado para discutir esses temas na academia e com a comunidade em geral. A equipe será composta por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos, sendo que as atividades na sua grande maioria serão realizadas na Faculdade de Odontologia da UFPel, a qual conta também com um Programa de Pós-Graduação nota 6 pela CAPES. O projeto WebSaúde consiste em um conjunto articulado de ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviços) de caráter multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e ensino realizadas na Faculdade de Odontologia. O projeto será executado a médio e longo prazo por alunos bolsistas extensionistas orientados pelo coordenador do projeto, além de contar com a colaboração dos demais servidores e discentes colaboradores dessa proposta.
Metodologia
1 - Organização de Eventos - Promoção, acompanhamento ou apoio a atividades, como seminários, ciclo de debates, congressos, workhops, oficinas e competições de cunho cientifico e tecnológico voltados para a odontologia. Como exemplos de ações a serem implementadas durante este projeto, destacam-se:
a) Health Startup UFPel. Essa ação consiste na realização de um encontro com alunos de graduação e pós-graduação da área da Saúde, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Terapia Ocupacional, além de outros colegas de áreas tecnológicas, como TI (informática), engenharias, além de outras, como design e cinema. O evento terá duração de 4h e será realizados na Faculdade de Odontologia da UFPel e no auditório acadêmico incubadora de empresas Conectar UFPel. Nestes encontros serão realizadas oficinas e palestras sobre idéias inovadoras, tecnologias e negócios, com foco no desenvolvimento de startups. As atividades serão organizadas pelo coordenador e os bolsistas de extensão, e as atividades terão a colaboração dos colegas participantes do programa além de professores, técnico administrativos, pesquisadores e empresários convidados.
b) I Hackathon de Tecnologias em Saúde: Consiste em uma modalidade de competição,
multidisciplinar, onde alunos de diferentes áreas do conhecimento, serão misturados e distribuídos em grupos para desenvolver ideias de tecnologia propostas pelos tutores. Os tutores serão professores, pesquisadores, empresários e servidores técnico-administrativos. O evento terá duração de
12h e, ao final, haverá uma banca de pesquisadores e empresários para julgar as propostas tecnológicas e de negócios desenvolvidas.
2 - Aprendizagem/Empreendedorismo: Através das atividades deste projeto se criará um ambiente de aprendizagem em empreendedorismo e inovação, principalmente voltado à odontologia e saúde. A equipe deste projeto objetiva também prospectar, com o auxílio da CIT, novos espaços de inovação dentro da universidade e oferecer um processo claro e objetivo de operacionalização desse projeto de extensão (encaminhamento, supervisão e documentação). Além disso, esta ação compreende o apoio do projeto à formação e inserção da disciplina de empreendedorismo no currículo de graduação e pós-graduação do curso de Odontologia da UFPel, além de eventos de formação empreendedora (cursos, workshops, seminários, desafios); participar de habitats de inovação (pré-incubadoras, incubadoras, APLs (Arranjos Produtivos Locais e Pólos Tecnológicos); além de buscar a aproximação com as empresas juniores e estimulo à criação de EJs na área de saúde. Elaboração de 1 (uma) oficina com alunos (Graduação e Pós-Graduação), junto com a Conectar UFPel e o Pelotas Parque Tecnológico, sobre processo de incubação de empresas (elaboração de plano de negócios, noções sobre empreendedorismo e inovação, etc).
3 - Realização de Minicursos de Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, com carga horária mínima de oito horas e com critérios de avaliação definidos. A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade. Serão ofertados cursos nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância. Além dos eventos citados anteriormente, serão realizadas palestras, workshops, seminários, aulas expositivas, mesas redondas, e oficinas sobre propriedade intelectual, redação e depósito de patentes, patenteamento estratégico, acordos, convênios, contratos e transferência de tecnologia. Esses cursos serão realizados, de forma gratuita, no auditório do Programa de Pó-Graduação em Odontologia da UFPel (Faculdade de Odontologia). Os cursos serão ministrados por pesquisadores, servidores e profissionais da área de tecnologia e saúde, e terão o apoio de toda a equipe envolvida no Programa, além de pareiros como a CIT, a Incubadora Tecnológica Conectar UFPel e do SEBRAE/RS. Outra atividade será a realização de um curso de redação e depósito de patentes e sobre patenteamento estratégico.
4- Visitas Técnicas e gerenciais guiadas Complementação da formação profissional. Interação das áreas educacionais de saúde da UFPel com o mundo produtivo (empresarial e industrial) para novas oportunidades. Serão realizadas visitas guiadas ao Pelotas Parque Tecnológico e às Incubadoras Tecnológicas Conectar UFPel e UCPel. Também está prevista a visita guiada dos bolsistas extensionistas deste projeto ao Parque Tecnológico Tecnopuc e a Incubadora Tecnológica Raiar pertencente a este Parque. Também agendaremos visitas a empresas da região associadas do APL CIS (Arranjo Produtivo Local - Complexo Industrial da Saúde) de Pelotas.
5 - Estímulo dos egresso do curso de odontologia a despertar o espírito empreendedor e pensar na criação do seu próprio negócio, através de cursos de empreendedorismo mencionados nas ações anteriores. Além disso, pretende oferecer suporte aos egressos que queiram desenvolver propriedade intelectual (PI). A prestação de serviços para startups que surjam ao longo deste projeto e que tenham a pretensão de tentar o processo seletivo da incubadora tecnológica Conectar UFPel terá a colaboração da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT). Esta ação também será disponibilizada às startups que já estão incubadas. Com o projeto será possível, com a colaboração da CIT, a obtenção de esclarecimentos e a viabilização de registros de marca e patentes para os incubados e futuros empreendedores.
Outras Ações:
1)Seleção dos alunos. Para a seleção dos alunos bolsistas extensionistas, a triagem será realizada através de entrevistas e análise dos currículos. Para compor todas as atividades do projeto, alunos, servidores, professores, empresários e pesquisadores de cursos da área da Saúde da UFPel, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, bem como de outras áreas tecnológicas como TI (Informática), Design, Engenharias, serão bem-vindos e convidados através da mídia impressa, radiofônica e digital.
2)Leitura dirigida. Atividades de leitura dirigida serão conduzidas no programa, com a indicação de leitura de diferentes livros relacionados à inovação, propriedade intelectual, economia, administração e empreendedorismo.
3)Divulgação do projeto. Para estimular essa atividade, notificações e sugestões de leitura e eventos serão disponibilizadas através da página virtual do grupo WebSaúde: https://www.facebook.com/groups/1618781051764128/?fref=ts) noFacebook. Também haverá o Feedback constante para as dúvidas, esclarecimentos, solicitações e comentários que surgirem nesses espaços digitais a respeito do Programa WebSaúde.
a) Health Startup UFPel. Essa ação consiste na realização de um encontro com alunos de graduação e pós-graduação da área da Saúde, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Terapia Ocupacional, além de outros colegas de áreas tecnológicas, como TI (informática), engenharias, além de outras, como design e cinema. O evento terá duração de 4h e será realizados na Faculdade de Odontologia da UFPel e no auditório acadêmico incubadora de empresas Conectar UFPel. Nestes encontros serão realizadas oficinas e palestras sobre idéias inovadoras, tecnologias e negócios, com foco no desenvolvimento de startups. As atividades serão organizadas pelo coordenador e os bolsistas de extensão, e as atividades terão a colaboração dos colegas participantes do programa além de professores, técnico administrativos, pesquisadores e empresários convidados.
b) I Hackathon de Tecnologias em Saúde: Consiste em uma modalidade de competição,
multidisciplinar, onde alunos de diferentes áreas do conhecimento, serão misturados e distribuídos em grupos para desenvolver ideias de tecnologia propostas pelos tutores. Os tutores serão professores, pesquisadores, empresários e servidores técnico-administrativos. O evento terá duração de
12h e, ao final, haverá uma banca de pesquisadores e empresários para julgar as propostas tecnológicas e de negócios desenvolvidas.
2 - Aprendizagem/Empreendedorismo: Através das atividades deste projeto se criará um ambiente de aprendizagem em empreendedorismo e inovação, principalmente voltado à odontologia e saúde. A equipe deste projeto objetiva também prospectar, com o auxílio da CIT, novos espaços de inovação dentro da universidade e oferecer um processo claro e objetivo de operacionalização desse projeto de extensão (encaminhamento, supervisão e documentação). Além disso, esta ação compreende o apoio do projeto à formação e inserção da disciplina de empreendedorismo no currículo de graduação e pós-graduação do curso de Odontologia da UFPel, além de eventos de formação empreendedora (cursos, workshops, seminários, desafios); participar de habitats de inovação (pré-incubadoras, incubadoras, APLs (Arranjos Produtivos Locais e Pólos Tecnológicos); além de buscar a aproximação com as empresas juniores e estimulo à criação de EJs na área de saúde. Elaboração de 1 (uma) oficina com alunos (Graduação e Pós-Graduação), junto com a Conectar UFPel e o Pelotas Parque Tecnológico, sobre processo de incubação de empresas (elaboração de plano de negócios, noções sobre empreendedorismo e inovação, etc).
3 - Realização de Minicursos de Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, com carga horária mínima de oito horas e com critérios de avaliação definidos. A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade. Serão ofertados cursos nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância. Além dos eventos citados anteriormente, serão realizadas palestras, workshops, seminários, aulas expositivas, mesas redondas, e oficinas sobre propriedade intelectual, redação e depósito de patentes, patenteamento estratégico, acordos, convênios, contratos e transferência de tecnologia. Esses cursos serão realizados, de forma gratuita, no auditório do Programa de Pó-Graduação em Odontologia da UFPel (Faculdade de Odontologia). Os cursos serão ministrados por pesquisadores, servidores e profissionais da área de tecnologia e saúde, e terão o apoio de toda a equipe envolvida no Programa, além de pareiros como a CIT, a Incubadora Tecnológica Conectar UFPel e do SEBRAE/RS. Outra atividade será a realização de um curso de redação e depósito de patentes e sobre patenteamento estratégico.
4- Visitas Técnicas e gerenciais guiadas Complementação da formação profissional. Interação das áreas educacionais de saúde da UFPel com o mundo produtivo (empresarial e industrial) para novas oportunidades. Serão realizadas visitas guiadas ao Pelotas Parque Tecnológico e às Incubadoras Tecnológicas Conectar UFPel e UCPel. Também está prevista a visita guiada dos bolsistas extensionistas deste projeto ao Parque Tecnológico Tecnopuc e a Incubadora Tecnológica Raiar pertencente a este Parque. Também agendaremos visitas a empresas da região associadas do APL CIS (Arranjo Produtivo Local - Complexo Industrial da Saúde) de Pelotas.
5 - Estímulo dos egresso do curso de odontologia a despertar o espírito empreendedor e pensar na criação do seu próprio negócio, através de cursos de empreendedorismo mencionados nas ações anteriores. Além disso, pretende oferecer suporte aos egressos que queiram desenvolver propriedade intelectual (PI). A prestação de serviços para startups que surjam ao longo deste projeto e que tenham a pretensão de tentar o processo seletivo da incubadora tecnológica Conectar UFPel terá a colaboração da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT). Esta ação também será disponibilizada às startups que já estão incubadas. Com o projeto será possível, com a colaboração da CIT, a obtenção de esclarecimentos e a viabilização de registros de marca e patentes para os incubados e futuros empreendedores.
Outras Ações:
1)Seleção dos alunos. Para a seleção dos alunos bolsistas extensionistas, a triagem será realizada através de entrevistas e análise dos currículos. Para compor todas as atividades do projeto, alunos, servidores, professores, empresários e pesquisadores de cursos da área da Saúde da UFPel, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, bem como de outras áreas tecnológicas como TI (Informática), Design, Engenharias, serão bem-vindos e convidados através da mídia impressa, radiofônica e digital.
2)Leitura dirigida. Atividades de leitura dirigida serão conduzidas no programa, com a indicação de leitura de diferentes livros relacionados à inovação, propriedade intelectual, economia, administração e empreendedorismo.
3)Divulgação do projeto. Para estimular essa atividade, notificações e sugestões de leitura e eventos serão disponibilizadas através da página virtual do grupo WebSaúde: https://www.facebook.com/groups/1618781051764128/?fref=ts) noFacebook. Também haverá o Feedback constante para as dúvidas, esclarecimentos, solicitações e comentários que surgirem nesses espaços digitais a respeito do Programa WebSaúde.
Indicadores, Metas e Resultados
Como indicadores do impacto das ações do projeto junto à comunidade acadêmica e empresarial do universo deste projeto de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFPel, serão feitos levantamentos estatísticos cobrindo os seguintes aspectos:
1) A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade;
2) Acompanhamento dos participantes ao longo do projeto. Estes responderão um questionário antes, durante e após a finalização do projeto em relação ao aspectos relacionados diretamente do projeto e avaliando o autoconhecimento adquirido, como por exemplo, se os estudantes de graduação e pós-graduação sabiam o que iriam fazer depois de completado o curso antes do projeto, bem como comparar com esta resposta após a finalização do mesmo;
3) Impacto junto à comunidade e carreira acadêmica de origem. Questionários de avaliação serão preenchidos pela coordenação do projeto e especialistas das áreas envolvidas nas ações tecnológicas e planos e modelos de negócios, nos quais será mensurada a importância deste projeto para os estudantes participantes ao longo do tempo;
4) Será nesta avaliação também, inseridos todos os aspectos positivos e negativos observados por
estes em relação ao projeto, bem como será questionada a importância da continuidade deste para a comunidade acadêmica e o setor empresarial;
5)Por fim, o projeto Extensionista "WebSaúde" visitará várias unidades acadêmicas da UFPel, outras instituições de ensino superior (IES), bem como o setor empresarial de Pelotas e da região para apresentar e explicar os objetivos e as metodologias e ações envolvidas neste projeto. Com o interesse do setor empresarial e industrial de se envolver nas ações desse projeto, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais acadêmicas disponíveis para interagir com o mercado produtivo e produzir tecnologia. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
1) A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade;
2) Acompanhamento dos participantes ao longo do projeto. Estes responderão um questionário antes, durante e após a finalização do projeto em relação ao aspectos relacionados diretamente do projeto e avaliando o autoconhecimento adquirido, como por exemplo, se os estudantes de graduação e pós-graduação sabiam o que iriam fazer depois de completado o curso antes do projeto, bem como comparar com esta resposta após a finalização do mesmo;
3) Impacto junto à comunidade e carreira acadêmica de origem. Questionários de avaliação serão preenchidos pela coordenação do projeto e especialistas das áreas envolvidas nas ações tecnológicas e planos e modelos de negócios, nos quais será mensurada a importância deste projeto para os estudantes participantes ao longo do tempo;
4) Será nesta avaliação também, inseridos todos os aspectos positivos e negativos observados por
estes em relação ao projeto, bem como será questionada a importância da continuidade deste para a comunidade acadêmica e o setor empresarial;
5)Por fim, o projeto Extensionista "WebSaúde" visitará várias unidades acadêmicas da UFPel, outras instituições de ensino superior (IES), bem como o setor empresarial de Pelotas e da região para apresentar e explicar os objetivos e as metodologias e ações envolvidas neste projeto. Com o interesse do setor empresarial e industrial de se envolver nas ações desse projeto, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais acadêmicas disponíveis para interagir com o mercado produtivo e produzir tecnologia. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA | |||
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE | |||
ANDRIELE SIMOES PEREIRA | |||
EVANDRO PIVA | 1 | ||
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER | |||
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA | |||
GLENIO DO COUTO PINTO JUNIOR | 2 | ||
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO | |||
HENRIQUE PACHECO PERES | |||
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH | |||
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin | |||
JULIA SILVEIRA LONGARAY | |||
JULIANA SILVA RIBEIRO | |||
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA | |||
KÁTIA CRISTIANE HALL | |||
LARISSA TORRES NUNES | |||
LUCIANA DOMINGUES CONCEIÇÃO | |||
LUIZA HELENA DE SOUZA FERNANDES | |||
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS | |||
MARIANA PIRES LEMOS | |||
MICHAELLY RICARDO VIEIRA | |||
MOHAMMED IRFAN | |||
MONIKA LAMAS FERREIRA | |||
NATALIA LINK BAHR | |||
NATANA BIERHALS OTTO | |||
NATHÁLIA MADUREIRA AREJANO | |||
RAFAEL GUERRA LUND | 2 | ||
RAFAEL ROSA DE AVILA | |||
SILVIA TRISCH DOS SANTOS ACUNHA | 1 | ||
THAINÁ DIAS SCHOLANTE | |||
THARSIS CHRISTINI DE ALMEIDA ROSSATO | |||
VICTORIA BURMANN DA SILVA GUIMARÃES | |||
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA | 6 |