Nome do Projeto
WebSaúde: Extensão tecnológica, empreendedorismo e inovação em saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Este projeto trata da extensão universitária e tecnológica, composto pelo proponente e pela equipe do projeto a qual inclui docentes e discentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Para tanto, baseando-se nas definições do Plano Nacional de Extensão Universitária e do Manual de Oslo, entende-se que as atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto de extensão em saúde da Faculdade de Odontologia e com foco para inovação, enquadram-se no conceito de extensão universitária e tecnológica. O projeto tem como intuito impactar de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento de novos produtos/serviços, o fomento à atividade empresarial e a capacitação de docentes, discentes e profissionais formados na Faculdade de Odontologia quanto ao empreendedorismo e à inovação. A extensão tecnológica ocorre quando universidades, empresas e governo estabelecem um elo, criando ambiente de estímulo a processos de inovação para pequenas e micro empresas. A Faculdade de Odontologia através deste projeto, em colaboração com a Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel, busca desenvolver algumas ações de pesquisa, ensino e extensão inovadora nesta Unidade Acadêmica.

Objetivo Geral

Buscar atender algumas demandas de empreendedorismo e inovação em odontologia e saúde da UFPel, das IES parceiras e das empresas de saúde da metade Sul do Estado (incluindo Pelotas) a estas áreas do conhecimento, em consonância com a necessidade de desenvolvimento local e regional; capacitar empreendedores no que concerne a atuação nos diversos cenários de empreendimentos em saúde e odontologia, no âmbito das IES e das empresas, bem como no setor de consultoria especializada; além de promover parcerias das IES com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nestas empresas e do aprendizado dos alunos e profissionais da área.

Justificativa

Visto a deficiência nas grades curriculares dos cursos de graduação sobre o ecossistema do empreendedorismo e da inovação tecnológica em saúde esse projeto será realizado para discutir esses temas na academia e com a comunidade em geral. A equipe será composta por docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos, sendo que as atividades na sua grande maioria serão realizadas na Faculdade de Odontologia da UFPel, a qual conta também com um Programa de Pós-Graduação nota 6 pela CAPES. O projeto WebSaúde consiste em um conjunto articulado de ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviços) de caráter multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e ensino realizadas na Faculdade de Odontologia. O projeto será executado a médio e longo prazo por alunos bolsistas extensionistas orientados pelo coordenador do projeto, além de contar com a colaboração dos demais servidores e discentes colaboradores dessa proposta.

Metodologia

1 - Organização de Eventos - Promoção, acompanhamento ou apoio a atividades, como seminários, ciclo de debates, congressos, workhops, oficinas e competições de cunho cientifico e tecnológico voltados para a odontologia. Como exemplos de ações a serem implementadas durante este projeto, destacam-se:
a) Health Startup UFPel. Essa ação consiste na realização de um encontro com alunos de graduação e pós-graduação da área da Saúde, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Terapia Ocupacional, além de outros colegas de áreas tecnológicas, como TI (informática), engenharias, além de outras, como design e cinema. O evento terá duração de 4h e será realizados na Faculdade de Odontologia da UFPel e no auditório acadêmico incubadora de empresas Conectar UFPel. Nestes encontros serão realizadas oficinas e palestras sobre idéias inovadoras, tecnologias e negócios, com foco no desenvolvimento de startups. As atividades serão organizadas pelo coordenador e os bolsistas de extensão, e as atividades terão a colaboração dos colegas participantes do programa além de professores, técnico administrativos, pesquisadores e empresários convidados.

b) I Hackathon de Tecnologias em Saúde: Consiste em uma modalidade de competição,
multidisciplinar, onde alunos de diferentes áreas do conhecimento, serão misturados e distribuídos em grupos para desenvolver ideias de tecnologia propostas pelos tutores. Os tutores serão professores, pesquisadores, empresários e servidores técnico-administrativos. O evento terá duração de
12h e, ao final, haverá uma banca de pesquisadores e empresários para julgar as propostas tecnológicas e de negócios desenvolvidas.

2 - Aprendizagem/Empreendedorismo: Através das atividades deste projeto se criará um ambiente de aprendizagem em empreendedorismo e inovação, principalmente voltado à odontologia e saúde. A equipe deste projeto objetiva também prospectar, com o auxílio da CIT, novos espaços de inovação dentro da universidade e oferecer um processo claro e objetivo de operacionalização desse projeto de extensão (encaminhamento, supervisão e documentação). Além disso, esta ação compreende o apoio do projeto à formação e inserção da disciplina de empreendedorismo no currículo de graduação e pós-graduação do curso de Odontologia da UFPel, além de eventos de formação empreendedora (cursos, workshops, seminários, desafios); participar de habitats de inovação (pré-incubadoras, incubadoras, APLs (Arranjos Produtivos Locais e Pólos Tecnológicos); além de buscar a aproximação com as empresas juniores e estimulo à criação de EJs na área de saúde. Elaboração de 1 (uma) oficina com alunos (Graduação e Pós-Graduação), junto com a Conectar UFPel e o Pelotas Parque Tecnológico, sobre processo de incubação de empresas (elaboração de plano de negócios, noções sobre empreendedorismo e inovação, etc).

3 - Realização de Minicursos de Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, com carga horária mínima de oito horas e com critérios de avaliação definidos. A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade. Serão ofertados cursos nas modalidades presencial, semi-presencial e à distância. Além dos eventos citados anteriormente, serão realizadas palestras, workshops, seminários, aulas expositivas, mesas redondas, e oficinas sobre propriedade intelectual, redação e depósito de patentes, patenteamento estratégico, acordos, convênios, contratos e transferência de tecnologia. Esses cursos serão realizados, de forma gratuita, no auditório do Programa de Pó-Graduação em Odontologia da UFPel (Faculdade de Odontologia). Os cursos serão ministrados por pesquisadores, servidores e profissionais da área de tecnologia e saúde, e terão o apoio de toda a equipe envolvida no Programa, além de pareiros como a CIT, a Incubadora Tecnológica Conectar UFPel e do SEBRAE/RS. Outra atividade será a realização de um curso de redação e depósito de patentes e sobre patenteamento estratégico.

4- Visitas Técnicas e gerenciais guiadas Complementação da formação profissional. Interação das áreas educacionais de saúde da UFPel com o mundo produtivo (empresarial e industrial) para novas oportunidades. Serão realizadas visitas guiadas ao Pelotas Parque Tecnológico e às Incubadoras Tecnológicas Conectar UFPel e UCPel. Também está prevista a visita guiada dos bolsistas extensionistas deste projeto ao Parque Tecnológico Tecnopuc e a Incubadora Tecnológica Raiar pertencente a este Parque. Também agendaremos visitas a empresas da região associadas do APL CIS (Arranjo Produtivo Local - Complexo Industrial da Saúde) de Pelotas.

5 - Estímulo dos egresso do curso de odontologia a despertar o espírito empreendedor e pensar na criação do seu próprio negócio, através de cursos de empreendedorismo mencionados nas ações anteriores. Além disso, pretende oferecer suporte aos egressos que queiram desenvolver propriedade intelectual (PI). A prestação de serviços para startups que surjam ao longo deste projeto e que tenham a pretensão de tentar o processo seletivo da incubadora tecnológica Conectar UFPel terá a colaboração da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT). Esta ação também será disponibilizada às startups que já estão incubadas. Com o projeto será possível, com a colaboração da CIT, a obtenção de esclarecimentos e a viabilização de registros de marca e patentes para os incubados e futuros empreendedores.

Outras Ações:
1)Seleção dos alunos. Para a seleção dos alunos bolsistas extensionistas, a triagem será realizada através de entrevistas e análise dos currículos. Para compor todas as atividades do projeto, alunos, servidores, professores, empresários e pesquisadores de cursos da área da Saúde da UFPel, incluindo Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, bem como de outras áreas tecnológicas como TI (Informática), Design, Engenharias, serão bem-vindos e convidados através da mídia impressa, radiofônica e digital.

2)Leitura dirigida. Atividades de leitura dirigida serão conduzidas no programa, com a indicação de leitura de diferentes livros relacionados à inovação, propriedade intelectual, economia, administração e empreendedorismo.

3)Divulgação do projeto. Para estimular essa atividade, notificações e sugestões de leitura e eventos serão disponibilizadas através da página virtual do grupo WebSaúde: https://www.facebook.com/groups/1618781051764128/?fref=ts) noFacebook. Também haverá o Feedback constante para as dúvidas, esclarecimentos, solicitações e comentários que surgirem nesses espaços digitais a respeito do Programa WebSaúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores do impacto das ações do projeto junto à comunidade acadêmica e empresarial do universo deste projeto de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFPel, serão feitos levantamentos estatísticos cobrindo os seguintes aspectos:

1) A avaliação geralmente será realizada quanto à frequência de participação dos inscritos e assiduidade;

2) Acompanhamento dos participantes ao longo do projeto. Estes responderão um questionário antes, durante e após a finalização do projeto em relação ao aspectos relacionados diretamente do projeto e avaliando o autoconhecimento adquirido, como por exemplo, se os estudantes de graduação e pós-graduação sabiam o que iriam fazer depois de completado o curso antes do projeto, bem como comparar com esta resposta após a finalização do mesmo;

3) Impacto junto à comunidade e carreira acadêmica de origem. Questionários de avaliação serão preenchidos pela coordenação do projeto e especialistas das áreas envolvidas nas ações tecnológicas e planos e modelos de negócios, nos quais será mensurada a importância deste projeto para os estudantes participantes ao longo do tempo;

4) Será nesta avaliação também, inseridos todos os aspectos positivos e negativos observados por
estes em relação ao projeto, bem como será questionada a importância da continuidade deste para a comunidade acadêmica e o setor empresarial;

5)Por fim, o projeto Extensionista "WebSaúde" visitará várias unidades acadêmicas da UFPel, outras instituições de ensino superior (IES), bem como o setor empresarial de Pelotas e da região para apresentar e explicar os objetivos e as metodologias e ações envolvidas neste projeto. Com o interesse do setor empresarial e industrial de se envolver nas ações desse projeto, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais acadêmicas disponíveis para interagir com o mercado produtivo e produzir tecnologia. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE
ANDRIELE SIMOES PEREIRA
EVANDRO PIVA1
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA
GLENIO DO COUTO PINTO JUNIOR
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO
HENRIQUE PACHECO PERES
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin
JULIA SILVEIRA LONGARAY
JULIANA SILVA RIBEIRO
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA
KÁTIA CRISTIANE HALL
LARISSA TORRES NUNES
LUCIANA DOMINGUES CONCEIÇÃO
LUIZA HELENA DE SOUZA FERNANDES
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA
MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS
MARIANA PIRES LEMOS
MICHAELLY RICARDO VIEIRA
MOHAMMED IRFAN
MONIKA LAMAS FERREIRA
NATANA BIERHALS OTTO
NATHALIA MADUREIRA AREJANO
RAFAEL GUERRA LUND2
RAFAEL ROSA DE AVILA
SILVIA TRISCH DOS SANTOS ACUNHA
THAINA DIAS SCHOLANTE
THARSIS CHRISTINI DE ALMEIDA ROSSATO
VICTORIA BURMANN DA SILVA GUIMARÃES
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA6

Página gerada em 25/04/2024 11:09:56 (consulta levou 0.226162s)