Nome do Projeto
Documentação Museológica como ferramenta de comunicação com a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 01/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto aqui colocado se baseia nas premissas do projeto pedagógico do Bacharelado em museologia onde a formação do profissional desta área deve estar calcada no conjunto de observações e reflexões sobre os desafios contemporâneos das áreas, sobre o papel que se espera que exerçam na sua relação com a sociedade, A finalidade desse projeto é a formação de um profissional comprometido com a construção do conhecimento, atento e sensível ao trabalho com valor social, e que possa desenvolver uma prática refletida na teoria. Um profissional cujo trabalho seja reconhecido pela sociedade, através da extensão universitária. E, caracterizar carga horária prática de disciplina como extensão, conforme definido por lei e internamente regulamentado na UFPel.
Objetivo Geral
Propiciar à comunidade acesso as atividades desenvolvidas pelos alunos, matriculados nas disciplinas de Documentação Museológica, nos acervos da UFPel e de outras instituições
Justificativa
O Presente projeto busca complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula e ampliar as possibilidades de práticas para os graduandos, através da complementação das atividades da disciplina com horas em atividades de extensão . O Projeto Pedagógico dos curso é baseado na premissa de que a atuação dos profissionais são de natureza multidisciplinar e para o desenvolvimento deste profissional apto as atividades na área especifica é necessário avaliar as suas competências profissionais principalmente para o trabalho coletivo tanto quanto, as mais propriamente, individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais há muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível se vale de outros métodos para a avaliação do aluno, uma delas é o desenvolvimento e o gerenciamento de atividades próprias da profissão através de acompanhamento supervisionado de um professor. Para desenvolver este tipo de atividade prática, como ocorre com a disciplina de Documentação Museológica , a qual necessita de laboratório para o seu desenvolvimento, sendo os museus, sejam da universidade ou de outras mantenedoras, de extrema importância, viabilizando a prática. Então com este projeto será complementado os conhecimentos discutidos em sala de aula, com a devida experimentação, de forma a tornar acessível aos pesquisadores e a comunidade em geral esta importante fonte de pesquisa que são os acervos dos museus. Com este projeto será possível uma melhor apresentação e comunicação do acervo para a comunidade, com maior qualificação técnica.
Metodologia
As atividades estão planejadas de forma a ter uma interação dos professores, o grupo de alunos e os funcionários, buscando a compreensão e a construção conjunta dos conceitos a partir da experiência de cada um e da bibliografia discutida ao longo do curso em sala de aula. Será conciliada a exposição oral, com a discussão em grupo e a observação e realização de atividades práticas nos museus físicos ou conectados as redes de informação.
Indicadores, Metas e Resultados
- curricularização de horas de extensão para os alunos das disciplinas de Documentação Museológica
- Desenvolvimento de uma parceria entre o Bacharelado em Museologia e Museus de Pelotas e região;
- Aperfeiçoamento das atividades pedagógicas dos Bacharelados em Museologia e de Conservação e Restauração; - Implantação de atividades previstas no PPP dos Cursos;
- Aperfeiçoamento dos processos dos Museus físicos ou conectados as redes de informação;
- Adequação dos Museus a Lei 11.904 (Estatuto dos Museus);
- Desenvolvimento de uma parceria entre o Bacharelado em Museologia e Museus de Pelotas e região;
- Aperfeiçoamento das atividades pedagógicas dos Bacharelados em Museologia e de Conservação e Restauração; - Implantação de atividades previstas no PPP dos Cursos;
- Aperfeiçoamento dos processos dos Museus físicos ou conectados as redes de informação;
- Adequação dos Museus a Lei 11.904 (Estatuto dos Museus);
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE REGIANE DE JESUS MOTA | |||
AMANDA FERREIRA DE GONÇALVES | |||
ANNELISE COSTA MONTONE | |||
AUGUSTO DUARTE GARCIA | |||
Atenea garcia Gomez | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CAROLINA FOGAÇA TENOTTI | |||
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | |||
CAROLINA PERAÇA SILVEIRA | |||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
CLÁUDIA ABRAÃO DOS SANTOS CELENTE | |||
Caio César da Silva | |||
Calíope Victor Spíndola de Miranda Dias | |||
Camila de Macedo Soares Silveira | |||
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA | |||
DANIELLE DO CARMO | |||
DIEGO LEMOS RIBEIRO | |||
Dalton Lopes Martins | |||
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA | |||
ISADORA COSTA OLIVEIRA | |||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
JOANA SOSTER LIZOTT | |||
JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI | 1 | ||
Kerllen Peres Cavalheiro | |||
LEONARDO MONTEIRO ALVES | |||
LUCAS MOURA BARBOZA | |||
Luciana Conrado Martins | |||
Lígia de Cássia Limão | |||
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS | |||
MARIANA BRAUNER LOBATO | |||
MARINA MONTEIRO NASCIMENTO | |||
MATHEUS CRUZ | |||
MIRIÃ DA MOTA DE SOUZA | |||
MIRRAEL PERES ZALEWSKI | |||
MORGANA DA SILVA CAMARGO | |||
Maria Cecília Costa de Sousa | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 8 | ||
Paulo Gustavo da Cunha Garcia Júnior | |||
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA | |||
ROSEMAR GOMES LEMOS | |||
Rafael Teixeira Chaves |