Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Atenção Primária à Saúde – UFPEL (LAPS – UFPEL)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/08/2020 - 17/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
A Liga Acadêmica de Atenção Primária (LAPS) atuará na produção de estudo, pesquisa e extensão, tendo como finalidade o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos acerca da área de Atenção Primária à Saúde e Saúde Coletiva, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos alunos a ela vinculados.

Objetivo Geral

promover aperfeiçoamento acadêmico complementar e interdisciplinar em Atenção Primária e Saúde Coletiva, por meio da reflexão crítica sobre a temática, estimulando a formação de profissionais mais comprometidos com as questões sociais.

Justificativa

Considerando a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da população brasileira e a complexidade de suas estruturas, considerando as Diretrizes Curriculares do curso de Medicina de 2014, considerando a necessidade de promoção de espaços interdisciplinares em nossa Universidade a criação da LAPS se propõe a promover a aproximação dos alunos dos cursos da saúde para que possam melhor compreender de forma interdisciplinar o correto funcionamento da APS e os princípios que regem essa estrutura se tornando um espaço adicional para o debate sobre essa temática, onde o discente possa se compreender como agente de promoção de saúde e transformação social, ampliando o objeto da prática, reconhecendo as pessoas como atores do processo saúde-doença, o qual envolve aspectos psicossociais, culturais e ambientais, e não apenas biológicos.

Metodologia

A liga terá ações nos 3 eixos: ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do ensino, realizará aulas expositivas, debates em grupos, conferências com convidados especiais ou indicações de leituras de forma online ou presencial. Na pesquisa, coletar dados das unidades básicas de saúde e ESF`s e de sua população, partindo de hipóteses construídas pelos ligantes ou solicitadas por funcionários e usuários da APS de Pelotas. Quanto a Extensão, pretende-se criar vínculo com a APS de Pelotas utilizando o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) entre UFPel e Secretaria Municipal de Pelotas para realização de estágios extracurriculares de atendimento nas unidades básicas de saúde gerenciadas ou não pela UFPel, participação em campanhas de vacinação, auxilio no processo de territorialização e contribuição para educação permanente em saúde. Os ligantes podem ser discentes de qualquer curso da UFPel que esteja vinculado à área da Saúde, sem limites de participantes. Serão realizadas duas reuniões ao mês com os coordenadores para organização das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

As metas são:
Possuir integrantes de todos cursos da área de saúde para promoção da interdisciplinaridade.
Ter dois encontros ou mais (podendo ser presenciais ou online) nos meses de atividade letiva para discutir e estudar temas relacionados a assistência em saúde, com ênfase na saúde coletiva, atenção primária à saúde, história do sistema de saúde brasileiro e sua legislação, prevenção/promoção da saúde e abordagem das pessoas, familiar e comunitária.
Ter representação em duas atividades ou mais por ano das sociedades de Medicina de Família e Comunidade, Associação Brasileira de Saúde Coletiva ou áreas correlatas podendo ser de forma online ou presencial.
Criar um projeto de pesquisa e/ou extensão por ano interdisciplinar que atenda às necessidades dos serviços de APS do município de Pelotas e da UFPel.
Participação em uma campanha de vacina por ano.
Participação em uma ou mais atividades de educação em saúde na APS ou ação nas comunidades. Presença em uma ou mais reuniões do conselho local ou municipal de saúde.
Realização de duas reuniões mensais do grupo coordenador para organização das atividades.

Resultados esperados: adesão de integrantes de todos os cursos da área da saúde, participação de pelo menos 75% dos integrantes nas atividades da liga


Página gerada em 17/05/2025 12:47:31 (consulta levou 0.312527s)