Nome do Projeto
Rede Colabora
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 30/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto dá continuidade à formação de professores de Educação Básica, na modalidade a distância, para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação iniciada em 2014. O Projeto oferecerá turmas do curso criação/edição de Vídeos e também outros cursos solicitados pelos professores visando a formação continuada e a motivação para o uso das tecnologias no ensino da Educação Básica.

Objetivo Geral

- Oferecer cursos de formação para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) aos professores da Educação Básica da Rede Pública na modalidade a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle,

Justificativa

Quando se analisam as pesquisas sobre o uso de tecnologias nas escolas, os dados mostram que os professores da Rede Pública pouco usam as tecnologias no ensino e apresentam justificativas para isso, tais como falta de formação dos professores.

Ao mesmo tempo, quando cursos presenciais são oferecidos os professores alegam falta de tempo para participar das formações. Por este motivo, pensou-se em oferecer cursos de formação na modalidade a distância de forma a flexibilizar a participação dos professores.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, 5a Coordenadoria Regional de Educação e Núcleo de Educação Tecnológica (NTE-Pelotas) que auxiliam na divulgação dos cursos.

A divulgação também é feita junto aos participantes que já fizeram o curso e que auxiliam divulgando as novas turmas em suas escolas


Metodologia

A metodologia está dividida em etapas:

- formação dos professores da UFPel de outras áreas do conhecimento interessados em oferecer cursos no projeto Rede Colabora;
- divulgação dos cursos junto às escolas, professores e Redes Sociais;
- oferta dos cursos;
- avaliação dos cursos realizados pelos participantes

Indicadores, Metas e Resultados

Para avaliar os resultados usaremos como indicadores número de professores inscritos nos cursos, número de municípios envolvidos e número de professores que realmente concluíram os cursos.

Temos um desafio que é o índice de evasão, que tem sido alto. Embora, os professores da Educação Básica que não concluem os cursos retornam em outra oportunidade para cursar. Geralmente alegam que o tempo disponível é pouco uma vez que têm muitas atividades nas escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CRISTINA MEDINA PINTO
CARLA DENIZE OTT FELCHER
CAUÊ DUARTE
CRISTIAN TORRES AMARAL
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO
GABRIEL DA SILVA MUNARO
JOSIAS PEREIRA DA SILVA4
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI
ROZANE DA SILVEIRA ALVES11
TALIA RODRIGUES DE MORAIS
THAISE THUROW SCHAUN
Thais Philipsen Grutzmann2
VÂNIA DAL PONT PEREIRA DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 18:51:45 (consulta levou 0.150616s)