Nome do Projeto
Rede Colabora - Fase II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto dá continuidade a outros projetos que foram realizados a partir de 2014, visando a formação de professores da Educação Básica para a inserção de tecnologias no ensino. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância e têm sido utilizados por mestrandos de cursos de Pós-Graduação que aplicam suas pesquisas realizando intervenções junto aos professores por meio de cursos. Esta combinação já demonstrou ter sido um sucesso nos anos anteriores e agora com o isolamento devido a pandemia permitirá que as pesquisas continuem normalmente mesmo que as escolas não estejam funcionando na modalidade presencial.
Objetivo Geral
Oferecer cursos de formação continuada a professores da Educação Básica da REde Pública, com ênfase na utilização de tecnologias no ensino.
Justificativa
Os cursos de formação de professores oferecidos na modalidade a distância atendem aqueles que não têm acesso a cursos regulares presenciais, tanto professores que residem em cidades do interior como professores com alta carga horária que não dispõem de tempo livre para participar de cursos com horários pré-estabelecidos. Os cursos a distância, agora bastante divulgados durante o isolamento social devido a pandemia, oferecem a possibilidade que os professores acompanhem suas aulas e atividades de forma assíncrona. Além disso, como são gratuitos e oferecem certificação, são uma boa opção para os docentes.
A cada curso, a cada turma oferecida o número de inscritos cresce, pois o projeto Rede Colabora já é conhecido e a divulgação é feita junto aos professores que já participaram de algum curso. Até o final de 2019, o cadastro de inscritos no Rede Colabora ultrapassava mil professores registrados em todo Brasil.
A cada curso, a cada turma oferecida o número de inscritos cresce, pois o projeto Rede Colabora já é conhecido e a divulgação é feita junto aos professores que já participaram de algum curso. Até o final de 2019, o cadastro de inscritos no Rede Colabora ultrapassava mil professores registrados em todo Brasil.
Metodologia
1) A coordenadora convida alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas com tecnologias no ensino para ministrarem cursos no projeto;
2) É feito um planejamento conjunto entre a coordenadora e o(a) ministrante de cada curso. O(a) ministrante do curso organiza os materiais didáticos a serem oferecidos e a coordenadora organiza a parte administrativa e estratégica da oferta.
3) A divulgação é feita nas redes sociais, no site do projeto (https://wp.ufpel.edu.br/redecolabora) e com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e a 5a Coordenadoria Estadual de Educação.
4) As inscrições são realizadas no site do projeto
5) Quando se trata de curso oferecido como intervenção junto a professores com o objetivo de pesquisa os professores da rede pública são convidados a participar, e um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO é apresentado solicitando que eles indiquem se desejam ou não participar da pesquisa.
6) O curso é oferecido integralmente no Moodle, e uma aula semanal síncrona pelo webconf é organizada para que os participantes possam ter suas dúvidas respondidas.
7) No final do curso uma ficha de avaliação é preenchida pelos participantes e esses dados servirão para orientar a reformulação dos materiais a cada edição a fim de atender as sugestões recebidas.
8) Durante o planejamento e realização dos cursos, reuniões semanais são realizadas para organização dos materiais e avaliação do processo.
2) É feito um planejamento conjunto entre a coordenadora e o(a) ministrante de cada curso. O(a) ministrante do curso organiza os materiais didáticos a serem oferecidos e a coordenadora organiza a parte administrativa e estratégica da oferta.
3) A divulgação é feita nas redes sociais, no site do projeto (https://wp.ufpel.edu.br/redecolabora) e com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e a 5a Coordenadoria Estadual de Educação.
4) As inscrições são realizadas no site do projeto
5) Quando se trata de curso oferecido como intervenção junto a professores com o objetivo de pesquisa os professores da rede pública são convidados a participar, e um TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO é apresentado solicitando que eles indiquem se desejam ou não participar da pesquisa.
6) O curso é oferecido integralmente no Moodle, e uma aula semanal síncrona pelo webconf é organizada para que os participantes possam ter suas dúvidas respondidas.
7) No final do curso uma ficha de avaliação é preenchida pelos participantes e esses dados servirão para orientar a reformulação dos materiais a cada edição a fim de atender as sugestões recebidas.
8) Durante o planejamento e realização dos cursos, reuniões semanais são realizadas para organização dos materiais e avaliação do processo.
Indicadores, Metas e Resultados
Um dos indicadores que será usado para análise dos resultados é o índice de conclusão do curso.
Nas versões anteriores deste projeto que têm sido realizadas desde 2014, observou que uma média de 30% dos inscrito concluem os cursos. Este número é normal em cursos a distância onde a taxa de evasão é muito grande. Alunos desistentes consultados sobre os motivos de não concluirem o curso, isto é, não terem assistido todas as aulas ou não terem realizado as tarefas que são solicitadas como requisitos para obter o certificado, elencaram: falta de tempo, dificuldades de acesso pela internet, já terem aprendido o que precisavam e dispensam o certificado entre outros. Assim, o indicador de taxa de conclusão esperado é de pelo menos 30%.
Como meta estabeleceu-se a criação de pelo menos um novo curso a cada semestre. E também a revisão e reorganização dos materiais didáticos de cursos já oferecidos, com a provável reoferta destes.
Como meta espera-se que cerca de 30% dos inscritos concluam os cursos, pois este tem sido o percentual médio de concluintes verificado em todos os cursos oferecidos na modalidade a distância. Percebe-se que quando o curso oferecido traz conhecimentos inovadores para o uso em sala de aula o número de inscritos aumenta, porám não é possível atender a todos, pois o grupo de colaboradores é pequeno.
Espera-se oferecer pelo menos um curso por semestre.---
Nas versões anteriores deste projeto que têm sido realizadas desde 2014, observou que uma média de 30% dos inscrito concluem os cursos. Este número é normal em cursos a distância onde a taxa de evasão é muito grande. Alunos desistentes consultados sobre os motivos de não concluirem o curso, isto é, não terem assistido todas as aulas ou não terem realizado as tarefas que são solicitadas como requisitos para obter o certificado, elencaram: falta de tempo, dificuldades de acesso pela internet, já terem aprendido o que precisavam e dispensam o certificado entre outros. Assim, o indicador de taxa de conclusão esperado é de pelo menos 30%.
Como meta estabeleceu-se a criação de pelo menos um novo curso a cada semestre. E também a revisão e reorganização dos materiais didáticos de cursos já oferecidos, com a provável reoferta destes.
Como meta espera-se que cerca de 30% dos inscritos concluam os cursos, pois este tem sido o percentual médio de concluintes verificado em todos os cursos oferecidos na modalidade a distância. Percebe-se que quando o curso oferecido traz conhecimentos inovadores para o uso em sala de aula o número de inscritos aumenta, porám não é possível atender a todos, pois o grupo de colaboradores é pequeno.
Espera-se oferecer pelo menos um curso por semestre.---
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 2 | ||
ANDRÉIA DE FATIMA NETTO BARCELLOS | |||
CARLA DENIZE OTT FELCHER | |||
CAUÊ DUARTE | |||
CHRISTIAN BERNY VOLZ | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 2 | ||
ELIANE MACHADO DE MÉLO | |||
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA | |||
LARISSA TESTOLIN SCHMIESCKI DOS SANTOS | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 13 | ||
THAISE THUROW SCHAUN | 2 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 2 |