Nome do Projeto
AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA VIDA DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS: USUÁRIAS DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL DA UFPel-PELOTAS-RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/09/2020 - 28/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as consequências da pandemia do COVID-19 nos atendimentos do Departamento Materno-infantil da Universidade Federal de Pelotas-RS, na vida das crianças, adolescentes e famílias acolhidas pelos serviços prestados, pois desde o início do mês de março, muitos destes serviços foram reduzidos seus atendimentos, pois o mundo passou a enfrentar uma grave crise mundial com a pandemia pelo novo coronavírus, (Síndrome Respiratório Aguda Grave), que provoca a Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) (Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS, 2020). Diante disso adotou-se o distanciamento e isolamento social, como estratégias de controle da disseminação da contaminação. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa e o instrumento de coleta de dados será um questionário por meio da plataforma de formulários do Google. Entende-se que os resultados deste estudo possibilitarão o desenvolvimento de estratégias que possam promover a busca de uma intervenção para cada caso, possibilitando assim embasar cientificamente ações que visem o bem-estar dos indivíduos nesse momento de pandemia.
Palavras-Chave: saúde mental, saúde física, COVID-19, criança, adolescente,
Objetivo Geral
Analisar as consequências da pandemia do COVID-19 nos atendimentos do Departamento Materno-infantil da UFPel, na vida das crianças, adolescentes e famílias acolhidas pelos serviços prestados.