Nome do Projeto
LIGA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/11/2020 - 29/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Nos últimos anos houve um aumento considerado no interesse da população na prática de esporte e com isso surgiu também o interesse sobre a Nutrição adequada como aliada na manutenção da saúde e melhora do desempenho esportivo. Com isso, houve um interesse maior por acadêmicos de Nutrição com relação a Nutrição Esportiva e, para isso, a criação de grupos de estudos, como as ligas acadêmicas, é um espaço que oportuniza a realização de atividades científicas, culturais e sociais. Desta forma, este estudo tem por objetivo promover o aprendizado dos acadêmicos de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da população fisicamente ativa acerca de temas atualizados sobre Nutrição Esportiva, bem como os possíveis benefícios advindos na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Ainda, pretende-se promover eventos científicos em Nutrição Esportiva como forma de disseminar o conhecimento adquirido à população de modo geral. Serão realizadas aulas e/ou seminários online e/ou presenciais ministrados por docentes, membros do grupo e/ou convidados/palestrantes/profissionais com o intuito de apresentar e discutir temas específicos propostos como: fisiologia do exercício; balanço energético; hidratação; carboidratos; proteínas; lipídeos; micronutrientes; suplementação; nutrição ao avanço da idade; especificidade em esportes e, genes, atividade física e esporte. Como resultados deste estudo espera-se obter um grupo conciso e engajado na busca do conhecimento, de forma a proporcionar momentos de discussão e crescimento pessoal e profissional. Espera-se ainda, além de, disseminar e aprofundar o conteúdo em questão, perpetuar a Liga Acadêmica na Faculdade de Nutrição da UFPEL.

Objetivo Geral

Promover o aprendizado dos acadêmicos de Nutrição da UFPEL e da população fisicamente ativa acerca de temas atualizados sobre Nutrição Esportiva, bem como os possíveis benefícios advindos na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Ainda, pretende-se promover eventos científicos em Nutrição Esportiva como forma de disseminar o conhecimento adquirido à população de modo geral.


Justificativa

O emergente avanço de estudos na área de Nutrição e sua respectiva valorização em todos os ramos tem como consequência a necessidade de profissionais qualificados, especializados e capacitados. Dentre os campos existentes na Nutrição, a área de Nutrição Esportiva é de grande interesse tanto para os pesquisadores como para os alunos deste referido Curso, sendo estendido consequentemente aos profissionais de Nutrição e à população fisicamente ativa.
A formação de grupos acadêmicos com o objetivo de ascensão coletiva e individual, demonstra ser uma alternativa eficaz para qualificação dos estudantes de Nutrição e demais áreas afins. Desta maneira, torna-se possível otimizar a vida acadêmica de estudantes e contribuir com a formação de futuros profissionais melhor qualificados. Além disto, esta opção pode ser vista como o primeiro passo para a realização de pesquisas sobre Nutrição Esportiva, e assim, contribuir cientificamente na atuação de profissionais na área.
A finalidade dos grupos acadêmicos consiste na realização de atividades de caráter extracurricular, centralizadas em um tema específico, onde a formação técnico-científica e humanística dos integrantes, a contribuição para o atendimento e a promoção de saúde à comunidade e o fortalecimento dos estudantes são algumas das ações desenvolvidas (Moreira et al., 2017). Estes são formados por grupos de alunos de diferentes semestres da graduação sob a supervisão de profissionais e professores vinculados a Instituição de Ensino Superior ou Hospitais de Ensino (Monteiro, 2008). Um exemplo claro das vantagens e benefícios advindo da formação destes grupos foi a primeira liga acadêmica formada no Brasil “Liga de Combate à Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis”, iniciada em 1920, sendo ligada a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e permanecendo em plena atividade até os dias de hoje (Costa, 2009).
A inquietação do presente grupo em expressar a dimensão de uma liga acadêmica, surgiu de forma a demonstrar que o processo ensino-aprendizagem não se restringe somente a sala de aula, mas que este deve ser desenvolvido pelo próprio acadêmico em busca de novos conhecimentos e experiências profissionais e pessoais (Silva, 2014). Desta forma, o atual projeto consiste na construção de uma Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com o intuito de aprofundar o aprendizado e o conhecimento específico acerca desta área aos alunos, bem como à população fisicamente ativa.

Metodologia

-Estudo dirigido
As atividades concretizadas pelo grupo acadêmico serão compostas por membros vinculados a UFPEL. A participação poderá ocorrer como convidados/palestrantes/profissionais, desde que estes sejam aceitos pela maioria do grupo e/ou professor-coordenador.
Serão realizadas aulas e/ou seminários online (por meio de plataformas disponibilizadas pela UFPEL) e/ou presenciais (conforme situação de saúde local) ministrados por docentes (professor-coordenador e demais professores da área), membros do grupo e/ou convidados/palestrantes/profissionais com o intuito de apresentar e discutir temas conforme o cronograma proposto (Tabela 1) e demais temas selecionados pelo próprio grupo, tendo duração de aproximadamente 60 minutos.

-Seleção de membros integrantes
A admissão dos membros será efetuada por meio de processo seletivo previamente estabelecido pela Coordenação do projeto por meio de Edital, sendo o mesmo realizado em datas determinadas e previamente divulgadas pela mesma. Este processo será aberto aos acadêmicos de todos semestres do Curso de Nutrição da UFPEL.
É de extrema importância que, para permanência de acadêmicos no grupo, é necessária a frequência mínima de 75% nos encontros realizados quinzenalmente e/ou mensalmente. O não cumprimento disto implicará no desligamento do membro do grupo e na não emissão de certificado de membro-participativo.

-Eventos acadêmico/científico
Este projeto visa a realização de eventos acadêmicos, online e/ou presenciais, sobre o tema Nutrição Esportiva para acadêmicos, profissionais da área de Nutrição e demais alunos e/ou profissionais ligados a Ciência do Esporte, bem como à população fisicamente ativa.

-Perpetuação do grupo
Tendo em vista que este grupo será formado por estudantes de diversos semestres, a frequência e aproximação do grupo possivelmente acarretará em fixação deste nos seguintes anos do Curso. Vale salientar que este projeto está sendo criado por prazo indeterminado.

-Emissão de certificados
Tanto a emissão de certificados de membros ativos como os de participação em eventos será disponibilizada via Cobalto, desde que os pré-requisitos estipulados neste documento sejam atingidos.

Indicadores, Metas e Resultados

●Concretizar as reuniões quinzenais e/ou mensais, com a assiduidade conforme descrita (frequência mínima de 75%)
●Nivelar conhecimentos técnicos-científico dos membros em geral sobre a área de Nutrição Esportiva.
●Permitir que os integrantes do grupo, bem como à população fisicamente ativa ampliem seus conhecimentos e mantenham-se atualizados sobre novos temas na área de Nutrição Esportiva.
●Fixar a Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva dentro do Curso de Nutrição da UFPEL.
●Promover a realização de eventos presenciais e/ou onlines, de grande ou pequeno porte, sobre a área de Nutrição Esportiva.
●Promover a multidisciplinaridade com a participação de profissionais da Nutrição e de outras áreas do conhecimento.
●Desenvolver e publicar trabalhos científicos sobre o tema de Nutrição Esportiva.
●Oportunizar experiência extra acadêmica aos integrantes da Liga acerca da Nutrição Esportiva.

Por fim, pretende-se contribuir para avanço do conhecimento técnico-científico dos membros, da comunidade científica, da população fisicamente ativa e dos acadêmicos do Curso de Nutrição da UFPEL. Ainda, espera-se obter um grupo conciso e engajado na busca do conhecimento, de forma a proporcionar momentos de discussão e crescimento pessoal e profissional. Da mesma forma, além de disseminar e aprofundar o conteúdo em questão, perpetuar a Liga Acadêmica na Faculdade de Nutrição da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIDES GOMES NETO1
GABRIEL BARRETO VEIGA
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
MARINA SOARES DE OLIVEIRA
PATHISE SOUTO OLIVEIRA
SIMONE PIENIZ1

Página gerada em 24/04/2024 21:20:47 (consulta levou 0.146139s)