Nome do Projeto
Diálogos jurídicos com os Egressos da Faculdade de Direito: Transformações e Reformas do Estado Brasileiro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/12/2020 - 16/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O Projeto intitulado Diálogos jurídicos com os Egressos da Faculdade de Direito tem como escopo estreitar os laços entre a Faculdade e os seus egressos. Nessa primeira edição, o evento se destinará a tratar da temática que envolve as principais reformas que o Estado brasileiro vem enfrentando. Como pautas essenciais, o evento se propõe a abordar as seguintes reformas: administrativa, tributária, previdenciária, trabalhista e penais e processuais penais.

Objetivo Geral

O evento tem como objetivo propiciar conhecimentos no âmbito das reformas estruturais do Estado brasileiro e promover o debate sobre as transformações que o país vem enfrentando. Para tanto, o projeto será desenvolvido a partir de quatro seminários que serão apresentados por ex alunos e alunas da graduação e do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da UFPEL. Os seminário estão subdivididos em: 01. Reforma Previdenciária e Trabalhista; 02. Reformas penais e processuais penais; 03. Reforma Administrativa; 04. Reforma Tributária. Ademais, considera-se que a abordagem é inovadora no contexto da Faculdade de Direito e poderá contribuir para o impulsionamento de relevantes debates sobre as temáticas que serão objeto de análise, propiciando aos alunos da Universidade e à comunidade em seu conjunto, uma ótima oportunidade para aperfeiçoarem as informações e os conhecimentos inerentes às transformações que o país vem enfrentando.

Justificativa

Justifica-se a realização do evento para que as relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade se consolide. O objetivo, por fim, é estabelecer com a comunidade acadêmica e geral a aproximação necessária para que se concretize a troca de experiências, informações e aprendizados, de modo a socializar e a democratizar o conhecimento. Além desses objetivos, busca-se, também, oportunizar espaços no ambiente acadêmico para que ex alunos e alunas possam transmitir suas experiências profissionais ao corpo discente da Faculdade de Direito e à comunidade em geral. Não obstante, também é uma forma de retribuir à comunidade a formação que obtiveram na instituição e que fora custeada pela sociedade.

Metodologia

O evento será dividido em quatro seminários. Dois seminários serão realizados no primeiro dia de evento e dois no segundo dia de evento. Cada seminário terá a duração máxima de 02 horas e será composto por 02 egressos. Ao final das apresentações, abrir-se-á espaços para diálogos e discussões a serem promovidos pelos painelistas e pelo público participante.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir na formação e no aprimoramento dos integrantes do projeto no que diz respeito à temática que envolve as transformações e reformas do Estado brasileiro. Conta-se com a participação do corpo discente da faculdade (Graduação e Mestrado) e com a participação de parcela da sociedade interessada para que se construa um debate democrático e colaborativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELSO LUIZ MORESCO2
CLAUBER GONCALVES DOS SANTOS2
EDUARDA VAZ CORRAL
HELENA SCHYMICZEK LARANGEIRA DE ALMEIDA
JAMILE FLORES
JANE GOMBAR AZEVEDO OLIVEIRA2
JOSE FERNANDO GONZALEZ2
LEONARDO BAS GALUPE LAGOS
MARCELO NUNES APOLINARIO4
MARCELO PIRES HARTWIG
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO2
MARIA LAURA MACIEL FERNANDEZ
MATHEUS MARTINS LACERDA
OSCAR JOSÉ ECHENIQUE MAGALHÃES1
PEDRO WULFF SCHUCH
ÂNDREO DA SILVA ALMEIDA

Página gerada em 25/04/2024 20:29:06 (consulta levou 0.199469s)