Nome do Projeto
Meu Cientista Favorito
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/03/2021 - 15/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Na busca por uma formação de qualidade é importante que os cursos superiores tenham projetos que contemplem temas que não são vistos nas disciplinas, seja devido a carga horária do curso, ou pela grande especificidade de um tema. Entre os projetos, os de ensino são de fundamental importância por dar um atendimento direcionado aos estudantes, envolvendo alunos e professores em busca de uma melhor qualidade de ensino e, consequentemente, diminuindo a evasão. Um dos projetos de ensino dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) de 2020 foi o projeto “Meu Cientista Favorito’ e agora é apresentada uma nova proposta para 2021. Esse projeto incentiva a busca ativa de conhecimento por meio da alfabetização científica, levando-os a desenvolver uma consciência crítica em relação à ciência e sociedade. Para isso, os acadêmicos terão apoio da coordenadora, professores colaboradores e estagiários para sua formação. Os alunos escolhem um cientista que desperte interesse, investigam a sua via pessoal e profissional por meio de revisão bibliográfica e depois apresentam um seminário para a comunidade acadêmica e externa. Esperamos que esse projeto continue levando ao amadurecimento pessoal do aluno, contribuindo para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado e favorecendo a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas.

Objetivo Geral

Estimular os acadêmicos a serem protagonista em sua formação por meio da alfabetização científica.

Justificativa

A Universidade deve ir além da sala de aula, para isso os Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da UFPEL garante a flexibilidade do currículo através da possibilidade de cursar disciplinas optativas, estágios, cursos de extensão e aperfeiçoamento. Além disso, para garantir uma boa formação, o curso prevê uma carga horária em ‘Formação Complementar’, que entre tantas atividades está a participação em Projetos de Ensino.
Os projetos de ensino são uma das formas de tornar o curso mais atrativo para o aluno, aliado a isso, o estudo sobre a vida dos cientistas fomenta nos estudantes o desejo de ser melhor como profissional, reconhecendo que todos são humanos com dificuldades e alegrias durante a caminhada.
O projeto ‘Meu Cientista Favorito’ fez muita diferença na vida dos alunos que participam em 2020, aumentando a autoestima e possibilitando da partilha de conhecimentos. Além de ter colaborado na formação de outros estudantes da UFPEL e comunidade externa. Diante disso, o projeto é proposto novamente.

Metodologia

A metodologia do projeto dependerá da situação da pandemia quando os ingressantes iniciarem o ano letivo de 2021. O projeto iniciará com a divulgação do projeto por meio digital nas primeiras semanas do ano letivo.
O projeto iniciará com a divulgação da proposta para todas turmas dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será por meio digital nas primeiras semanas do ano letivo. Os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Qual é o seu cientista favorito?’.
Será realizada uma reunião para apresentação dos envolvidos no projeto, na qual também será explicada a metodologia do projeto. Posteriormente ocorrerão momentos de formação, a primeira dela será sobre como elaborar um seminário, abordando diferentes ferramentas e itens importantes que deve conter na apresentação. O segundo momento de formação será para abordar técnicas de oratória. Posteriormente será realizada uma formação para explicar como fazer uma pesquisa por meio da revisão bibliográfica.
Os participantes poderão utilizar biografias, artigos científicos, documentários, filmes, sites, fazer entrevistas quando possível. Para iniciar o aprofundamento do tema será indicado algumas perguntas importantes sobre a vida pessoal e profissional do cientista escolhido que devem ser pesquisados: Qual a data de nascimento? Em qual cidade nasceu e em quais viveu? Como eram seus pais? Como eram seus irmãos? Tinha alguma limitação física, deficiência? Quais as condições socioeconômica da família? Qual a posição política da família e a sua? Como foi a infância? Passou por alguma guerra ou pandemia, qual? Praticava alguma religião, qual? A religião influenciou sua pesquisa? Onde estudou na infância? Teve namorada(o)? Casou? Teve filhos? Fez faculdade ou equivalente na época, qual, onde? Quem mais o influenciou na escolha do curso universitário? Quando começou e quando terminou os estudos no terceiro grau e pós-graduação? Qual era o cenário histórico da época da faculdade? Além do curso, exerceu alguma atividade política, cultural dentro da Universidade? Obviamente os alunos tinham liberdade de acrescentar quaisquer outros temas. Alguns acadêmicos fizeram esse levantamento bibliográfico e o enviaram na forma de um relatório parcial.
À medida que vão fazendo a revisão bibliográfica deverão manter diálogo com a coordenadora do projeto, professores colaboradores e ou estagiária.
Depois será enviado um segundo questionário com pontos voltados para a vida científica, como: Qual o principal tema da sua pesquisa? Quais as suas principais descobertas? Em que ano iniciou o tema principal da sua pesquisa? Qual era o cenário sócio político da época? Enquanto se dedicava ao tema principal da sua pesquisa, ele(a) também estudava outros temas? Quais? Quais os principais cientistas da época que o influenciaram? Em qual Universidade/Cidade/Pais ele(a) desenvolveu a pesquisa? Fazer uma linha do tempo, mostrando onde ele(a) trabalhou/pesquisou. Como era o laboratório em que ele(a)desenvolveu a sua pesquisa? Ele(a) teve que ir à campo para desenvolver a pesquisa? Onde? Ele(a)viajou para outras cidades, universidades, países enquanto pesquisava? Ele(a)trabalhava além de fazer pesquisa, antes de se formar? Ele(a) teve ajuda de outros cientistas, quais? Ele(a) teve ajuda de estudantes de IC, mestrado, doutorado? A sua pesquisa científica tem alguma base filosófica? Qual? A sua pesquisa científica em algum momento foi influenciada por crenças religiosas? Ele(a) sofreu algum tipo de preconceito? Ele(a) membro de alguma comissão, corpo editorial? Publicou algum livro? Qual? Ele(a) sempre gostou de ler? Quais tipos de livro preferia? Se já morreu, como foi a sua partida? Se ainda é vivo, o que faz atualmente? Por que você escolheu esse(a) cientista? Se você possível, além desse cientista, quem mais (vivo ou morto) você convidaria para uma roda de conversa? Qual a principal mensagem desse cientista para você?
Será criado um grupo do projeto no Facebook, que deverá ser utilizado pelos participantes para interagir entre eles, com a coordenação do projeto, professores colaboradores e uma possível estagiária.
Serão realizadas as prévias dos seminários, para ajudar o aluno na questão da oralidade, da formatação da apresentação e solucionar possíveis dúvidas em relação aos conceitos científicos apresentados. Caso a apresentação final também seja virtual, essa prévia ajudará ao aluno conhecer a plataforma que será utilizada para a apresentação, a Stream Yard.
O cronograma das apresentações será divulgado no grupo do Facebook onde também será disponibilizado um link para inscrição via Google Forms. Caso o ensino seja presencial, também serão distribuídos cartazes nas dependências do IB.
As apresentações dos seminários serão nas dependências do IB e ou pelo Stream Yard e transmitidas pelo canal no Youtube do projeto, onde ficarão gravadas. Neste caso a estagiária organizará a parte técnica, como por exemplo abrir a sala virtual e administrar as imagens e áudio dos apresentadores e convidados, bem como explicar o funcionamento da lista de presença e acompanhando os comentários ao vivo.
Os seminários deverão iniciar com as boas vindas da coordenadora, dos professores colaboradores e da estagiária, depois serão repassados informes técnicos pela estagiária. O participante apresentará o seminário e depois a coordenadora do projeto e professores colaboradores farão suas considerações. Após essas considerações, caso seja presencial, será aberto para os participantes fazerem perguntas e comentários. Caso seja remoto, a estagiária vai trazer para a live as perguntas e comentários escritos no Youtube.
Para melhor controle das participações, será repassada uma lista de presença ou disponibilizado, ao final de cada apresentação, um link para preenchimento do google forms, valendo como uma “chamada” virtual. Após as apresentações a estagiária organizará os dados de participação do google forms e encaminhará para a coordenadora.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, conversas presenciais e meios virtuais. Será disponibilizado um formulário para que alunos e orientadores avaliem o projeto.
Será estimulada a apresentação do resultado dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentação de seminários;
Participação no CEG;

Despertar a consciência dos discentes sobre a importância da vida pessoal do cientista para direcionar sua vida profissional;
Incentivar os alunos a construírem seus próprios significados, identificarem seus próprios caminhos à aprendizagem e perseguirem seus próprios interesses;
Contribuir para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado;
Incentivar os alunos a expressarem suas ideias sobre o assunto na forma escrita e oral;
Aproximar comunidade acadêmica com público externo

Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Levar a ciência a comunidade externa;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIENE LOPES COSTA
LUIS FELIPE BASSO
MARLA PIUMBINI ROCHA96
RAQUEL LUDTKE10

Página gerada em 15/06/2021 03:53:34 (consulta levou 0.168670s)