Nome do Projeto
Seminários Integradores da Biotecnologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/08/2021 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Biotecnologia compreende um amplo espectro de técnicas e conhecimentos biológicos, que aliados ao uso de organismos vivos permite solucionar problemas, através de produtos e processos. Em constante crescimento no cenário nacional e mundial, a Biotecnologia promove a intersecção de diversas áreas do conhecimento, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de um ambiente com forte base acadêmica e científica. A partir disso, o projeto unificado com ênfase em extensão “Seminários Integradores da Biotecnologia” surge para promover a discussão de temas de aplicação da biotecnologia entre os alunos dos diferentes semestres do curso de Graduação em Biotecnologia (G-Biotec) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto à professores, pós-graduandos e pesquisadores com experiência na área. Nos encontros promovidos para os seminários, após a discussão, serão elaborados de materiais informativos de divulgação sobre o tema elencado e discutido. Com isso, levando até a comunidade, através de redes sociais, informações sobre: as diferentes áreas de atuação do biotecnologista, os produtos e processos gerados pela Biotecnologia. Este projeto de extensão, além de promover a divulgação científica e a biotecnologia na sociedade, pretende consolidar a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda, socialmente comprometido.

Objetivo Geral

Os “Seminários Integradores da Biotecnologia” têm por objetivo integrar os assuntos abordados nas diferentes disciplinas ao longo dos semestres do curso de Graduação em Biotecnologia, através da discussão de assuntos de aplicação da Biotecnologia, que são de interesse e importância atual, e transformar esta discussão em produtos caracterizados por materiais gráficos informativos, e desta forma complementar o objetivo com a divulgação cientifica da Biotecnologia para a sociedade.

Justificativa

A importância da Biotecnologia no meio científico mundial e brasileiro é notória, e com a pandemia Covid-19 isto se tornou ainda mais evidente, pois muitos termos específicos da área e muitas notícias acerca de testes de diagnóstico, vacinas e tratamentos elaborados contra o novo coronavírus circularam na mídia; e por estes, se tratarem de temas complexos, envolvendo biotecnologias recentes, geraram muitas dúvidas na população. Com isso, o projeto pretende promover discussões internas ao curso dos temas selecionados como pertinentes, visando fortalecer os conhecimentos e as habilidades de nossos graduandos, para que seja possível divulgar ciência através das postagens elaboradas tendo como público alvo a sociedade em geral.

Metodologia

Buscando uma formação sólida dos graduandos e integrar alunos de diferentes semestres do curso de Biotecnologia, os Seminários Integradores da Biotecnologia serão planejados e organizados através de reuniões sistemáticas entre a equipe de colaboradores do projeto. Nestas reuniões serão elencados os temas de discussão, serão propostas datas para que ocorram os seminários e ainda serão determinados os veículos de comunicação utilizados para a divulgação dos produtos deste projeto. A cada temática eleita para a discussão serão convidados mediadores e especialistas na área para que seja promovida a conversa com o grande grupo participante do projeto (alunos, professores e pesquisadores). E a partir desta discussão, os colaboradores serão encarregados de elaborar um material para postagem e divulgação. Enquanto permanecer a necessidade de distanciamento social, as reuniões e seminários ocorrerão no formato remoto, e quando for possível o retorno à normalidade os encontros serão presenciais.

Indicadores, Metas e Resultados

A principal meta é divulgar a Biotecnologia e manter um canal de comunicação com a sociedade e interessados enquanto promove a reflexão de temas de aplicação pelos graduandos. O projeto busca oportunizar aos alunos experiências de transposição do conhecimento e interação com a comunidade em geral. Através das estratégias utilizadas, espera-se difundir o conhecimento acerca dos produtos e processos gerados por biotécnicas e desta forma fortalecer esta ciência, consolidando o papel do biotecnologista. Os resultados serão coletados entre os graduandos participantes do projeto por meio de formulário específico aplicado após os seminários; e nas redes sociais serão coletados os dados referentes aos indicadores de interação dos seguidores fornecido pelas redes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE CALDERIPE DE LIMA
ANA LUÍSA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI
ANA VITORIA BARBOSA LOPES
ANDREI LUCAS PADILHA PEREIRA
ANNA RITTA TONIAL GRAZZIOTIN
ANTONIO DUARTE PAGANO
BRUNA MIRANDA RODRIGUES
BRUNA ROBERTA ANDREOLA
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI
CHARISMA PRIETTO DE MEDEIROS ALLES
CHRYSTIAN NUNES GONCALVES
CRISTIAN HENRIQUE SOTT
DANILLO DE OLIVEIRA DELLA SENTA
DIEGO SERRASOL DO AMARAL
EDUARDO RAMOS PEDROSA
EMILLY DA SILVA GONCALVES
FERNANDA SILVA CARNEIRO
FREDERICO SCHMITT KREMER
GABRIEL BETTIN SCZEPANSKI
GABRIEL LUCAS DE OLIVEIRA
GABRIELLE DUARTE DA SILVA QUADRADO
GIOVANA GIAMPAOLI FERREIRA
GIOVANA RECKERS DE OLIVEIRA
GIULIANA PETIZ ZUGNO
GIULLIA CHIATTONE CORVELLO DE FREITAS FERREIRA ALVES
GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES
GUSTAVO DOS SANTOS HARTLEBEN
HENRIQUE GONÇALVES PEGORARO
HILLARY VITORIA FARIA DUARTE DA SILVA
ISADORA COSENZA VIEIRA DA SILVA
JOAO VITOR DE SOUZA GERINGER
JULIA CAROLINA CARDOZO CORREA
JULIANA DOS SANTOS LEMOS
JUSSUANE PORTELLA DA SILVA
João Pedro Gomes Greco
KAIANE DA CUNHA LUCAS
KAROLINE MOREIRA MARQUES
KATIELEN MOTA DA SILVA
KETHLIN DE QUADROS FERREIRA
LAIS GOULART RIBEIRO
LARISSA BEATRIZ SILVA DAS NEVES
LAURA DE VARGAS MAIOCCHI
LAÍS DOS SANTOS GONÇALVES
LEONARDO WERNER
LIEGY MORAES DA SILVA MENNA
LUCAS MOCELLIN GOULART
MARCELY BRASIL SILVA
MARIA FERNANDA BYSTRONSKI HERZOG
MARIANA HÄRTER REMIÃO2
MARIANA PEREIRA E SILVA
MIGUEL ANDRADE BILHALVA
NATALIA KOMMLING VILELA
NATALIA SILVA PERES
NATHALIA VIEIRA ANTUNES
OTÁVIO JOSÉ PINTO DO NASCIMENTO
PATRÍCIA SILVA DIAZ
PEDRO EUGENIO DA NOVA MACIEL LA FERRARA
PEDRO HENRIQUE FILGUEIRAS COELHO SOUZA
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON4
RAFAEL ANDRADE PIRES
RODRIGO ALBERTHO ALMEIDA WEDY
SABRINA MOLINA GONCALVES
SABRINA VASSOLER DIAS
SELENE HENSE LILGE
STELLA JULLI FARIAS CARDOZO
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN
THAISSA AVILA FEIJO
VANESSA GALLI
VITOR AGUILERA DE CASTILHOS
VITOR BARCELOS CHAGAS
WELINGTON MATEUS PINTO DE MORAES
YAGO PIRES
ÍGOR POLETTI

Página gerada em 29/03/2024 07:06:32 (consulta levou 0.205702s)